Depois que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa teve seu aguardado trailer divulgado, as teorias de um Aranhaverso em live-action tomaram mais força. Já que já haviam rumores que personagens de filmes antigos do cabeça-de-teia iriam participar desse terceiro filme do Tom Holland no UCM.
Não podemos esquecer do dia em que Jamie Foxx confirmou sua presença como Electro no filme através do Instagram e logo em seguida apagou. Ele estaria reprisando seu papel, visto que ele já apareceu lá em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Nas fotos postadas, havia uma Fan Art onde víamos as 3 versões do herói olhando para o céu, onde estava seu personagem. Confira:

Ao que tudo indica, é quase inevitável que tenhamos o Aranhaverso, ainda mais com o trailer tocando no assunto multiverso e, claro, a participação do Doutor Estranho. Mas será que essa é uma boa ideia mesmo?
Nostalgia com o Homem-Aranha

Muitos de nós, telespectadores, crescemos assistindo a trilogia do Sam Raimi e a franquia TASM do herói no cinema, que fizeram parte de infâncias e adolescências. Então, não seria um sonho ver todas essas versões que você acompanhou reunidas? Claro!
Julgávamos que nunca mais veríamos esses personagens, seja por trilogia concluída ou cancelamento. Então, o impacto que teria isso ver em uma tela de cinema com os vilões dos filmes antigos (já confirmados) seria imenso.
Tem algo de especial no Homem-Aranha e que todas as versões pegaram um pouco. Todos se emocionam e se empolgam só de falar dessa ideia; e se realmente acontecesse, com certeza haveria eu misto de sensações e muita nostalgia.
O amadurecimento do Homem-Aranha

Por um outro lado, temos que analisar o amadurecimento do nosso aranha protagonista, Tom Holland. Em seus dois filmes, sua jornada nunca parece muito clara.
Sim, existem conflitos. Em Homem-Aranha De Volta ao Lar, ele prova que é muito mais do que uma roupa. Porém, em Homem-Aranha: Longe de Casa ele decai.
Em grande parte do filme ele ainda se mostra muito irresponsável e atrapalhado, não colocando seu fardo como prioridade, até podemos argumentar que ele pode estar traumatizado com os eventos de Vingadores: Ultimato, mas o filme não toca muito nesse ponto.
Nos momentos finais do longa ele consegue surpreender. Porém, agora todos sabem de sua identidade pelo simples fato dele andar sem máscara e não se importar com as pessoas ao seu redor saberem.
Não é muito cedo?

Esse terceiro filme deveria surgir para amadurecer o herói e completar esse arco adolescente dele. Já que nos filmes anteriores, não era tão sólido e ficava ofuscado pelo fator UCM e principalmente, pelo Homem de Ferro. Isso foi uma influência muito exagerada, colocada até na motivação dos vilões.
Esse era o momento ideal para focar na evolução do Peter/Aranha e dar o real peso para suas escolhas. Afinal, já foram 5 filmes com ele, não?
Nosso medo é: se tiver Aranhaverso, não terá tempo para essa consolidação. Já que o filme estará ocupado com outros fatores que não envolvem seu protagonista, ou seja, os outros 2 Aranhas e seus antigos vilões.
Mas, pode ser que o filme tenha o Aranhaverso e evolua o arco do Peter ao mesmo tempo? É claro! Mas, também, pode ser mais um filme do Aranha onde o foco está em outros lugares. E possivelmente, o arco do protagonista não saia de onde está. Mesmo com toda a energia que o Tom Holland põe nesse papel e seus filmes sejam divertidos. Será que essa decisão não cabia melhor para um quarto filme? Fica o questionamento.
Homem Aranha: Sem Volta Para Casa chega aos cinemas no dia 16 de dezembro deste ano.
Leia mais sobre: Homem-Aranha
Gostei do texto… mas acredito que esse é o melhor momento para evolução do personagem e o amadurecimento do mesmo. Ele vai ter que encontrar com versões mais maduras de si mesmo, ao mesmo tempo que lidará com as consequências de seus atos (andar sem máscara, confiar excessivamente em outros “heróis”, tentar fazer o feitiço, etc…), acho que o encontro dele com outros aranhas, pode ser a desculpa perfeita para isso
Concordo, Léo! Torço muito para que seja isso mesmo, mas o pé atrás continua rsrsrssrsrs valeu pelo comentário 🙂