A menina baixinha de vestido vermelho que possui um coelho de pelúcia azul, é uma personagem conhecida por praticamente todos os brasileiros. Mônica e sua turma saíram da imaginação de um sonhador: Maurício de Sousa. Um rapaz simples vindo de Mogi das Cruzes, que acabou criando um dos principais estúdios de entretenimento no Brasil, a MSP (Maurício de Sousa Produções).

Agora, uma cinebiografia está prestes a estrear nos cinemas para contar ao público parte de sua história. No longa, que estreia em 23 de outubro, vamos conhecer os bastidores da criação dos personagens mais famosos dos gibis brasileiros.
Porém, você sabe quais foram os primeiros personagens criados por ele? Aproveitando a oportunidade, o CN trouxe esta lista com os primeiros personagens criados pelo autor; confira a seguir.
Bidu

O famoso cãozinho azul, que hoje é o símbolo da empresa, foi um dos primeiros personagens a ilustrar as páginas dos gibis assinado por Maurício. Inspirado em seu cão que teve na infância, Bidu foi criado em 1959 e o nome veio de uma ideia de um colega de trabalho, que Maurício aceitou de imediato. No início, o personagem era cinza, mas um erro de impressão acabou tornando o personagem azul — erros como este eram comuns na época. Porém, Maurício amou o resultado e manteve a cor.
Cebolinha

Conhecido por trocar o “R” pelo “L”, Cebolinha foi inspirado num dos amigos da infância de Maurício que seu pai o apelidava assim por conta do cabelo — outra característica incorporada no personagem.
No começo, Cebolinha era o dono das revistas, mas apesar do sucesso, Maurício sentia que faltava algo para conquistar de vez o coração dos leitores. E tudo mudou depois da chegada de uma certa menina.
Cascão
Outro personagem inspirado nos seus amigos de infância foi o Cascão. Maurício tinha um amigo que seu pai chamava de “sujinho” porque ele não curtia tomar banho. Cascão foi criado em 1961, como um inseparável companheiro do Cebolinha.
Horácio

Criado em 1961, o dinossauro gentil e vegetariano, protagoniza histórias sobre ética, amor e amizade. Maurício considera-o seu alter-ego.
Grande parte das histórias foi escrita pelo Maurício, e baseadas em suas experiências. O nome, porém, foi inspirado em um de seus professores.
Astronauta

O Astronauta, criado em 1963, teve origem em uma das brincadeiras da infância de Maurício. Contudo, ele só ganhou as páginas após o primeiro a humanidade ver o primeiro homem ir ao espaço. De início, o personagem tinha tiras no Diário de São Paulo.
O personagem vive sozinho no espaço, sempre refletindo sobre sua vida, além de explorar os mistérios do universo.
Mônica

Apesar da popularidade, Mônica primeiramente apareceu como uma personagem secundária dentro das histórias do Cebolinha. Maurício tinha diversos personagens masculinos e via a necessidade de inserir mais personagens femininas em suas histórias. Após procurar por um bom tempo, teve a ideia de transformar suas filhas em personagens — detalhe que se tornou comum ao longo do tempo.
Assim, a Mônica foi criada em 1963, com uma personalidade forte, acompanhada de um coelho de pelúcia apelidado de Sansão. Inicialmente, era amarelo (como o da verdadeira Mônica), mas depois ganhou a coloração azul que conhecemos hoje.
A personagem foi ficando mais popular ao longo dos anos, até que em 1970, Maurício deu a ela a Turma, tornando-a protagonista dos gibis.
Magali
A comilona também é inspirada em outra filha do quadrinista. Magali sempre foi uma garota que gostava de comer — principalmente melancia!
A personagem apareceu pela primeira vez em 1964, e o público se apaixonou pelo seu jeito esfomeado e doce de viver. Magali é a melhor amiga da Mônica e se destaca com seu vestido amarelo. De início, a personagem fazia algumas aparições nas tiras do Cebolinha e da Mônica, mas, em 1989, passou a ter uma revista própria.
Os outros filhos
Ao longo dos anos, Maurício continuou se inspirando em seus filhos para criar novos personagens de gibi. Assim, Mariângela inspirou Maria Cebolinha, a irmãzinha do Cebolinha. Vanda e Valéria são as filhas gêmeas, que possuem personagens com o mesmo nome. Marina, a personagem de cabelos cacheados e desenhista — e é a única que também é filha do quadrinista mesmo no universo dos gibis.
Já Mauro e Maurício são irmãos dentro dos gibis: Nimbus, o mágico, e Do Contra, que possui uma personalidade geniosa. Marcelo, o filho caçula, é chamado de Marcelinho.
Além deles, um dos menos conhecidos é Maurício Spada e Sousa, que inspirou o personagem Professor Spada, que ao tomar choque vira o Doutor Spam; ele faleceu em 2016.
Maurício de Sousa: O Filme estreia em 23 de outubro nos cinemas, trazendo a jornada do quadrinista para as telonas.