Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
Anúncio

Início » Especiais » Especial | A conexão nas músicas de Twenty One Pilots

Especial | A conexão nas músicas de Twenty One Pilots

Karlos Eduardo Por Karlos Eduardo
03:11 seg, 03/11/2025
em Curiosidades, Especiais, Música
Tempo de leitura: 12 mins
A A
Pôster destaque do duo Twenty One Pilots

Divulgação / Rock Sound

O duo Twenty One Pilots é formado pelo vocalista Tyler Joseph e pelo baterista Josh Dun. As músicas que ambos realizam estão repletas de simbolismos e detalhes, além de serem muito bem performadas e possuírem o poder de marcar qualquer um que ouvir.

Elas vão desde a luta contra a saúde mental até um universo conectado, com vários personagens e histórias que vão se preenchendo. E é interessante como essas histórias dos álbuns conversam umas com as outras, deixando todas as composições ainda mais geniais e de fato, tornando TØP um conceito.

Por isso, hoje vamos destrinchar essas conexões nas músicas de Twenty One Pilots.

O início de tudo

Divulgação / Twenty One Pilots

O primeiro álbum foi lançado em 2009, embora Josh ainda não fosse membro. A banda era composta por: Tyler Joseph, Nick Thomas e Chris Salih. Assim que Josh apareceu e o antigo trio se transformou em dupla, o segundo álbum, Regional at Best, foi lançado. 

A capa do álbum possui o símbolo ”|-/” em vermelho e azul, porém, com um significado que só Tyler conhece. As músicas da época seguiam uma marca caracterizada por letras profundas e significativas, com melodias otimistas. Das catorze faixas, cinco foram gravadas novamente dois anos depois e apresentadas no terceiro álbum, que é um dos favoritos dos fãs, Vessel; incluindo sua música de maior sucesso, Holding On To You.

Nesse sentido, máscaras de esqui e esqueletos eram os elementos que se destacavam à vista. Então, a capa do álbum trazia os avós da dupla, que tiveram um papel importante na vida de ambos. Infelizmente, o avô de Tyler veio a falecer durante a composição do quinto álbum da banda, Trench, e acabou recebendo uma homenagem na música Legend.

A era Blurryface

Divulgação / Warner Music Group

Contudo, quando chegamos em 2015, as coisas começam a ficar um pouco mais difíceis de acompanhar. O quarto álbum, Blurryface, trouxe uma série de enigmas, além de uma legião de fãs que tinha que se unir para resolvê-los. Enquanto nos álbuns anteriores Tyler escreveu sobre lutar contra seus próprios demônios pessoais; nessa nova era, o público viu esses demônios personificados como ”Blurryface”.

Na última faixa intitulada de Goner, Tyler canta “I’ve got two faces, Blurry’s the one I’m not” (Tenho dois rostos, Blurry é o que eu não sou), o que levou todos a acreditarem que Blurryface representa o lado mais sombrio do cantor, que ele deseja se desvincular.

A partir disso, tudo que o TØP fez teve um significado por trás. O novo personagem possuía sua própria conta no Twitter, onde continuava ameaçando Tyler e dizendo o que ele podia ou não fazer. Os clipes adotam a nova estética vermelha e preta, com Josh pintando o cabelo de vermelho, usando maquiagem nos olhos; e Tyler pintando os braços e o pescoço de preto antes de cada show.

O lançamento de Heavydirtysoul  foi bastante significativo para o álbum. Enquanto a música toca, o clipe mostra Tyler se sentando no banco de trás de um carro em alta velocidade, dirigido por Blurryface. Na estrada, Josh, agora com cabelo amarelo, é um prelúdio da era Trench, que ainda não aconteceu.

Então, enquanto ele toca sua bateria e o carro em movimento quase o atinge várias vezes, Blurryface desaparece e o veículo começa a quebrar. Assim, ele explode apenas depois que Tyler sai, que se junta a Josh para terminar de tocar a música; o carro quebrando simboliza Tyler voltando ao controle.

Contudo, a era do teceiro álbum se encerrou quando Tyler postou uma foto da tinta preta em suas mãos sendo lavada, e então, o hiato começou. Durante os meses em que TØP fez uma pausa, eles simplesmente desapareceram; especialmente Tyler, que não foi visto até que a era Trench iniciasse.

Dema

Divulgação / Warner Music Group

Após meses de silêncio, os enigmas recomeçaram e a trama ficou ainda mais complicada. Um site foi criado e nele, quebra-cabeça após quebra-cabeça, revelou novas pistas, que mostravam que o desaparecimento de Tyler não foi acidental. Nesse sentido, no mundo real, precisamos de pistas para entender o que acontece com eles dentro das músicas. São duas realidades colidindo.

Então, imagens, cartas e códigos foram decifrados e levaram a ”Dema”, um lugar onde Tyler foi mantido contra sua vontade. Assim que surgiu uma imagem parecida com a capa do álbum Blurryface, o público descobriu que cada um dos nove símbolos presentes está relacionado a uma música do álbum.

Acabaram descobrindo que os noves símbolos que perseguem Tyler são os bispos. A própria existência deles se relacionam com o verso “Gnawing on the bishops, claw our way up their system” (Roendo os bispos, agarre nosso caminho até o sistema deles), da música Doubt.

Dessa forma, no site de Dema, havia cartas de alguém chamado ”Clancy”, que também precisava ser resgatado dos bispos. Clancy é dito como um mensageiro, que pode ser ligado diretamente à música Message Man, onde é dito “This lyrics aren´t for everyone, only few understand” (Essa letra não é para todos, poucos entendem). 

O líder dos bispos, Nico, recebeu o nome de Nicolas Bourbaki, o pseudônimo coletivo de um grupo de matemáticos. Acredita-se que, na verdade, essa seja a verdadeira identidade de Blurryface. E ao longo dos meses, as dúvidas permaneciam: Nico era mesmo Blurryface? O que significa “East Is Up” na letra? Por que havia fotos de abutres no site? 

Depois de mais espera, as postagens nas redes sociais começam e mostram uma abertura de um olho, que foi de acordo com o primeiro clipe lançado após o hiato, Jumpsuit. Ele inicia com Tyler pulando no carro queimado de Heavydirtysoul e dizendo “We’ve been here the whole time. You were asleep. Time to wake up”  (Nós estivemos aqui o tempo todo. Você estava dormindo. Hora de acordar). E chegamos oficialmente em Trench.

A era Trench

Divulgação / Warner Music Group

É interessante como o sono vinha sendo referenciado em músicas de todos os álbuns anteriores, como por exemplo: Isle of Flightless Birds, Guns for Hands, Ode to Sleep  e Message Man.

O clipe dá um vislumbre do que eles estavam cavando por tanto tempo, mostrando Tyler em uma trincheira, vestindo uma roupa de camuflagem verde com fita adesiva amarela. Ele está sendo guiado e vigiado pelos banditos, a resistência que usa roupas semelhantes. 

Montado a cavalo, Nico vem com um casaco vermelho, representando a era Blurryface. Então, ele marca Tyler com tinta preta em volta do pescoço, que o segue até ver flores amarelas, ou seja, um símbolo de esperança. Os banditos começam a jogar pétalas amarelas neles e desestabilizam Nico, fazendo com que Tyler ganhe força e fuja, agora, sem a tinta no pescoço.

No entanto, ele acaba sendo capturado pelo bispo, enquanto Josh, o líder dos banditos, observa tudo. Depois do lançamento desse clipe, uma nova carta de Clancy foi descoberta, onde ele descreve estar assistindo tudo à distância. O clipe de Nico and the Niners mostra os banditos resgatando Tyler de Dema, a prisão em que ele é mantido pelos bispos. Quando ele e Josh finalmente se reencontram, eles repetem o aperto de mão mostrado em Stressed Out.

Levitate, o último dos três clipes que focam no enredo de Dema, mostra Tyler com os banditos após seu resgate, apenas para ser capturado por Nico novamente e voltar à Dema. O álbum tem um abutre na capa e suas duas primeiras músicas tem uma transição suave, seguida por Morph, que faz referência a Nicolas Bourbaki pela primeira vez e tem letras relacionadas à matemática, como também, à religião.

Nesse sentido, temos uma batalha travada entre fé e razão. Na música, um verso diz “not done, Josh Dun” (Não acabou, Josh Dun), o que pode significar que os bispos ainda estavam tentando ir atrás dos banditos para capturar Josh e acabar com a resistência.

O Leste está no alto

Divulgação / Warner Music Group

A emblemática frase “East Is Up” (O Leste está no alto), acabou sendo uma instrução para quem desejasse fugir de Dema. A frase está presente na música Nico and the Niners, na qual, Tyler afirma “Dema don’t control us” (Dema não nos controla) . 

Com o tempo, cada música tornou-se uma fonte de novas descobertas, algumas mais obviamente relacionadas ao enredo, como por exemplo, Bandito. E claro, outras que tinham mais a ver com a discografia anterior, como Neon Gravestones, que fala sobre sobre os perigos que cercam a glorificação de suicídio. 

Ou até mesmo em Tear in My Heart e Smithereens, que Tyler as fez como uma exceção; afinal, ambas as canções são em homenagem à sua esposa.

Um acontecimento inesperado

Divulgação / Warner Music Group

Após a era Trench, a pandemia infelizmente aconteceu e Level of Concern veio disso. A música é positiva de sua maneira, falando sobre a quarentena em um clipe que apresenta Jenna e Debby, as esposas de Tyler e Josh, junto com a filha recém-nascida de Tyler e Jenna.

Contudo, após o lançamento do clipe, surgiram códigos de localização através das redes sociais. Isso resultou em um site que permitia que os fãs enviassem seus próprios vídeos e participassem do interminável clipe da música; que durou de junho a dezembro e deu a TØP o recorde mundial do Guinness para o videoclipe mais longo já feito.

Nesse sentido, Christmas Saves the Year foi a segunda música aparentemente inocente entre os álbuns. No caso, uma música de Natal com um clipe que mostrava fotos nostálgicas de como foram as férias de Tyler e Josh ao longo dos anos. Mas, é claro, por trás de uma foto dos dois quando crianças, há um presente endereçado a Clancy.

A era Scaled and Icy

Divulgação / Warner Music Group

O clipe Shy Away foi o que inaugurou a era Scaled and Icy, mostrando cores vivas eo foco no azul, uma cor usada antes de todos os enigmas começarem; e criticada por Blurryface em sua conta no Twitter, assim que ele apareceu. O azul é um claro contraste com o vermelho do Blurryface, levando-nos de volta ao Regional at Best, que apresentava as duas cores ao mesmo tempo.

Essa era parece muito mais brilhante do que as anteriores, é como se a luta com Trench finalmente tivesse acabado. O próprio nome do álbum revela o contrário, já que Scaled and Icy (Escalado e Gelado) é um anagrama para “Clancy is dead”. Eles estão de volta à Dema, presos e não podendo se rebelar, por isso a estética diferenciada.

No clipe de Saturday, Tyler e Josh estão em um barco que os transporta para outro lugar de Dema, que, ao fim, é destruído por Trash, um gigante monstro marinho e aliado de Tyler, que aliás, também aparece no clipe de Choker e na capa do álbum.

Agora, ele e Josh estão livres e no início de The Outside, acabam chegando em uma ilha.

Liberdade, finalmente?

Divulgação / Warner Music Group

Os bispos, através do uso de chifres mágicos, podem controlar seres vivos, então, descobrimos que um traidor controlou Trash; logo, os outros bispos o assassinam, assim como o monstro. A ala dos bispos possui várias luzes entorno do centro, onde apenas lá, eles podem realizar o controle.

Então, agora precisamos falar de Ned. Ned é um personagem de natureza fofa que apareceu em alguns clipes, especialmente em Chlorine e The Hype. Fisicamente, ele é uma criatura baixa, branca, peluda, com chifres e grandes olhos pretos. Ele seria uma representação da ideia de criatividade e de tentar cuidá-la, agradá-la, ou acalmá-la. Até hoje, Ned é praticamente um mascote da banda.

Ned retona emThe Outside, o vemos na mesma ilha que Tyler e Josh foram parar. No entanto, há vários Neds lá também, que se reúnem em volta de uma fogueira e se mostram aliados. Ned chama Tyler e o entrega seus chifres, ou seja, agora ele tem o poder de controlar um dos bispos. Assim, ele faz e destrói aquele ambiente que eles estavam, os deixando inativos.

Ao fim, Tyler e Josh fazem um sinal com fogo para dois banditos no outro lado da ilha, que os enxergam e podem acessá-la em segurança. Agora, Tyler e Josh são um símbolo de esperança e, provavelmente, estamos caminhando para o último álbum dessa história interligada; o que gera a dúvida: Será o último álbum da banda, também?

Portanto, Twenty One Pilots é muito mais complexa do que imaginamos. Há mais alguma lacuna que você conhece e não foi citada? E quais suas teorias para o futuro? Deixe nos comentários!

EnviarCompartilhar212Tweet133Compartilhar
Karlos Eduardo

Karlos Eduardo

Apesar de ainda jovem e eternamente aprendiz, completamente apaixonado por toda a beleza que compõe o cinema. Tentando sempre expandir mais o olhar cinematográfico com minhas fontes de inspiração, seja nos próprios filmes ou em quem fala sobre eles.

Artigos relacionados

Nenhum conteúdo disponível

EM ALTA

  • Conselhos de um Serial Killer Aposentado

    Crítica | Conselhos de um Serial Killer Aposentado (2025)

    552 Compartilamentos
    Compartilhar 221 Tweet 138
  • Resenha | O Caso de Lady Sannox — Arthur Conan Doyle

    720 Compartilamentos
    Compartilhar 288 Tweet 180
  • Resenha | Deadly Class: Vol. 3

    617 Compartilamentos
    Compartilhar 247 Tweet 154
  • Review | Horizon Chase 2 (PC)

    694 Compartilamentos
    Compartilhar 278 Tweet 174
  • Quem são as Mulheres-Aranha da Marvel?

    5408 Compartilamentos
    Compartilhar 2164 Tweet 1352
Anúncio
Anúncio
Instagram Twitter Whatsapp Facebook Youtube

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

Olá (de novo)! 💛

Acesse sua conta

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Por favor, informe seu nome de usuário ou email para repor sua senha

Entrar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.