Em 2017, Greta Gerwig teve seu primeiro trabalho solo como roteirista e diretora com Lady Bird: A Hora de Voar, e demonstrou neste filme o quão talentosa é nesta função, num longa que mostra o grito de independência de sua carreira. Seu filme recebeu 5 indicações ao Óscar e venceu o Globo de Ouro de Melhor filme e melhor Atriz coadjuvante
O longa conta a história de Christine “Lady Bird” McPherson (Saoirse Ronan), uma jovem que vive o drama de muitos adolescentes, das escolhas e dos dilemas da vida pré-adulta, sobre a universidade que pretende cursar, os amigos, e aos meninos por quem se apaixona. Fazendo com que isso resulte em inúmeras discussões com sua mãe (Laurie Metcalf), que sem ver além dos exageros da filha, deseja apenas evitar uma vida de frustrações.
Embora o roteiro aborde os clichês da juventude, que muitas outras histórias o fazem, Greta adiciona um pouco de sua vida pessoal na trama, deixando pedaços de si mesma ao longo do filme, em pequenos detalhes que preenchem cenas e diálogos para retratar com exatidão o processo do amadurecimento da adolescência à vida adulta. Isso estabelece uma certa originalidade na história do longa, tornando-o muito mais real.
Os diálogos são viscerais, com longas discussões que alternam entre gritos e silêncio, que mostram mais do peso das brigas entre Christine e sua mãe. Um ponto que deve-se ao mérito das atrizes, que estão muito bem em seus papéis, principalmente a Laurie que mereceu os prêmios e indicações dados pela sua atuação no papel.
Lady Bird: A Hora de Voar é um filme sobre a ansiedade na adolescência, sobre expectativas frustradas e o medo de não atingir metas. Também é um filme sobre amadurecimento, sobre crescer e Greta aborda muito bem esses assuntos, de forma sútil e ao mesmo tempo pesada, contando com um bom humor, mas sem deixar de dizer o que precisa ser dito.
O longa não é empolgante, nem muito emocionante, mas é um excelente filme que pode ser de auxílio a jovens que se encontram em situações de ansiedade com o futuro, pois as vezes tudo que realmente precisamos está ao nosso alcance.
Você ja assistiu a este filme? Se sim nos diga o que achou, se não, este assim como muitos outros títulos, estão disponíveis no Amazon Prime Video.