Que video games podem oferecer horas e horas de diversão, não é novidade para ninguém. Mas existem aqueles que não estão satisfeitos apenas com o que o jogo aparenta apresentar. Essas pessoas acabam encontrando conteúdos curiosos no cenário, fases, ou até mesmo nas histórias dos games. Mistérios. Alguns resolvidos, outros não.
Que tal relembrarmos alguns desses mistérios de games?
G-Man

G-Man é um enigma em forma de homem, ou será que não? A verdade é que ninguém sabe se ele realmente é um homem, ou um alien, ou uma espécie de entidade que molda os eventos de Half-Life ao seu bel-prazer. No primeiro jogo, G-Man sempre aparece no fundo dos cenários, em locais normalmente inacessíveis ao jogador. Sempre observando, nunca contactando. É só no final do jogo que ele realmente conversa com Gordon Freeman, e oferece-lhe a oportunidade de enfrentar todo o exército de Xen sozinho, ou entrar em um estado de hibernação por dez anos.
E é isso que Gordon escolhe, ele acorda dez anos depois no meio dos eventos de Half-Life 2. Todas às vezes que G-Man aparece, ele sempre fala em charadas, incógnitas, aparentemente trabalhando para forças maiores. Seu proposito ainda é desconhecido, talvez só iremos descobrir em Half-Life 3.
A síndrome de Lavender Town

Para um jogo aparentemente infantil e com temática leve, Pokémon tem um histórico de mistérios e bizarrices em seus jogos. Mas talvez, nenhum desses mistérios se compare com algo que está na história, no mapa, para todos visitarem…. e ouvirem. Lavender Town é uma cidade conhecida por abrigar a Torrre dos Pokémon, onde Pokémons mortos são enterrados em túmulos espalhados por vários andares.
Só essa premissa já faz do lugar muito deprimente e solitário. Mas o que mais chama atenção nesse lugar, é sua trilha sonora, que você provavelmente já ouviu, e se tornou infame pela suposta história de suicídios em massa causados por ela. Reza a lenda que várias crianças japonesas se suicidaram após ouvir a tal música, com frequências binaurais que afetam de forma negativa crianças e adolescentes que não tem seu sistema auditivo desenvolvido completamente.
Para a infelicidade de muitos, boa parte dessa história é mentira. O máximo que as crianças sentiram após ouvir o tema de Lavender Town foram dores de cabeça, dor nos olhos, e enjoos, alguns afirmam ter visto alucinações, mas isso nunca foi comprovado. Isso porque a trilha original realmente tem frequências binaurais, muito leves, mas que podem ser perigosas. Os remixes das edições seguintes retiraram essas frequências para matar o mito.
O 17º Colosso

Shadw of the Colossus é considerado um dos maiores jogos já feitos. Uma verdadeira peça de arte das gerações passadas de video games. Nele, controlamos Wander, um jovem guerreiro que cruza as Terras Proibidas matando dezesseis Colossos para salvar sua amada de uma maldição.
Uma das bases da atmosfera do game é seu fator de solidão, não há nenhuma alma viva nesse mapa imenso além de Wander e os dezesseis Colossos que ele mata, um por um. Depois que todos são mortos e o jogo é zerado, é de se esperar que os jogadores comecem a formular suas próprias histórias, suas próprias teorias para um Colosso escondido.
Foram anos, e anos de investigação, especulação, exploração do mapa do jogo. Mesmo que a ideia de ter um inimigo secreto no jogo é fascinante, ela nunca foi real. Não existe um 17º Colosso.
As figuras que observam

Na fase Shiverburn Galaxy de Super Mario Galaxy 2, se o jogador olhar para cima para a encruzilhada de montanhas que cerca o cenário, poderão ver três figuras estranhas os observando. Essas três figuras parecem criaturas de sombras, alturas diferentes, mas os mesmos olhos assombrosos. Não importa o que o jogador faça, o quanto ele se afaste, as figuras sempre estarão lá.
Segundo algumas pessoas que xeretarem nos arquivos do jogo, essas coisas são chamadas de BeyondHellValleySky e HellValleySkyTree respectivamente. A Nintendo nunca comentou sobre o assunto. Muitos acreditam que essas “árvores”, sejam uma referência a algumas criaturas do folclore japonês, chamadas Kodama. Elas protegem a floresta, e a natureza de mal feitores. Mas isso é mera especulação. Nenhum fato jamais foi confirmado, e acredita-se que elas tenham sido apenas uma mera piada da equipe de produção do jogo.
Pé-Grande em GTA San Andreas

Desde que GTA San Andreas foi lançado em 2004, os fóruns de internet sobre o jogo já se enchiam de tópicos sobre algo que vagava pelas florestas do game. O Pé-Grande não só se tornou o maior mistério da série GTA, como um dos maiores mistérios dos video games, mas a resposta para esse fenômeno que pendura até hoje é muito interessante, e até vasta.
Quando o fator de mundo-aberto é colocado em um game, as possibilidades para teorias e mistérios triplicam. Afinal de contas, o jogador não está descobrindo e explorando coisas em uma espécie de ordem linear. Muitas das coisas que ele encontra não são exatamente explicadas para ele de bandeja. GTA adora fazer isso, seja com corpos no deserto, óvnis no céu, e é claro, óbvias referências ao Pé-Grande no mapa do jogo.
É do saber de muitos que o Pé-Grande existiu em uma versão beta do jogo, mas foi retirado para essas dúvidas do “e se” se fortalecerem. E se existe um Pé-Grande? E se ele está nas florestas esperando para ser encontrado? São perguntas interessantes, nunca respondidas, neste, um dos grandes mistérios dos games.
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Conhecia algum desses mistérios nos games? Diz aí nos comentários.