Maior indicado ao Oscar 2022, Ataque dos Cães é mais um filme que eleva o nível de produções cinematográficas da gigante dos stremings Netflix.
A História
O filme conta a história de Phil (Benedict Cumberbatch), um homem rude e que não se cuida. Ele trabalha com seu irmão George (Jesse Plemons) em uma grande fazenda da família na região de Montana.
Apesar de serem irmãos, os dois têm uma relação muito conturbada. Tudo piora quando George se casa com a viúva Rose (Kirsten Dunst), e junto leva seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee) para morar com eles. Isso tudo deixa Phil cada mais rude e ele fará de tudo para atrapalhar a vida deles.
Um dos assuntos importantes da história fica por conta da masculinidade de Phil, que fica frágil quando ele conhece o Peter. Com ele, faz diversas brincadeiras preconceituosas, mas ao mesmo tempo une os dois, de uma forma estranha e duvidosa.
O impacto da trama
A ótima diretora Jane Campion mostra de forma sensível o lado rude e emocional do personagem Phil e consegue enquadrar de forma brilhante a atuação da sofrida Rose. Aliás, Kirsten Dunst está impecável nesse filme.
Por falar no elenco, ele foi escolhido a dedo, pois cada um dos personagens não poderia ter sido melhor interpretados por todos os atores e atrizes que lá o representam. Em especial, a atuação marcante de Benedict Cumberbatch, que encarna o Phil deixando quem assiste odiar e ao mesmo tempo amar o personagem.
O filme tem uma fotografia com um clima de Velho Oeste norte-americano, com tons claros que se misturam ao tom de drama e comédia que o longa traz. Enquanto o roteiro mistura de forma genial diálogos machistas e ogros com diálogos delicados e sensíveis pela diversidade extrema de seus personagens.
Não é a toa que Ataque dos Cães é um filme muito premiado, aliás levou alguns prêmios no BAFTA 2022 neste último domingo (13), conhecido como o Oscar britânico, o filme entrega o que promete, além de diversas reviravoltas e um final surpreendente.





