O mais recente filme do cineasta Pedro Almodóvar, Mães Paralelas, conta a história de Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit) que dão a luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Janis engravidou planejadamente, mas Ana engravidou por acidente e por ser muito jovem, acha que não deve ter o filho.
Após o nascimento dos bebês, as duas mães solteiras se tornam amigas e começam uma linda conexão de aprendizagem, tanto pela experiência de vida de Janis, uma mulher de meia idade, quanto pela inocência e rebeldia da jovem Ana.
As mães paralelas de Almodóvar
Mães Paralelas pode parecer mais uma novela espanhola típica nos filmes do Almodóvar, mas não é. Há uma crítica social um pouco mais leve nesse novo filme do cineasta, porém tem uma história mais sensível e familiar.
Almodóvar consegue misturar muito bem os dois mundos dessas duas mães, que são completamente diferentes, mas com muitos pontos em comum. Em especial o medo e o amor materno que toda mãe passa.
Uma coisa em comum desse filme com os anteriores do cineasta, além de ter as atrizes Penélope Cruz e Rossy de Palma no elenco, é claro, é a fotografia. Com tons avermelhados, tanto na imagem quanto no figurino, não deixam fugir um pouco do pensamento que realmente é um filme do Almodóvar.
Vale ressaltar também o roteiro desse longa. Almodóvar conseguiu de forma magnífica e genial demostrar em falas e expressões o que as duas mães sentem. Com diálogos curtos mas precisos, a emoção das atrizes perante as situações que passam no decorrer da história, são alguns dos marcos desse filme.
E o Oscar vai para…
A trilha sonora do filme fica por conta de Alberto Iglesias, um dos queridinhos de Almodóvar, que já fez a trilha para alguns de seus filmes. A trilha é repleta de músicas típicas espanholas, além de acertar em cheio os momentos das personagens com o que realmente estão pensando e o que está acontecendo.
Falando em trilha sonora, Mães Paralelas é uma das apostas internacionais da edição deste ano do Oscar nesta categoria. Aliás, Iglesias já foi indicado algumas vezes ao Oscar em edições passadas pelo seu ótimo trabalho. Além disso, a atriz Penélope Cruz também está indicada como Melhor Atriz.
Mães Paralelas está no catálogo na Netflix e é um filme que foge um pouco do que já vimos do Almodóvar, mas que também tem pontos muito parecidos. Então para quem é fã ou não do cineasta, esse filme é ótimo para assistir. É leve, divertido, sensível e com partes técnicas impecáveis.


