Os filmes de Natal são sempre uma boa ideia para preparar o clima dessa época. No entanto, poucos gêneros conseguem trazer à tona o espírito natalino como as comédias. E para quem gosta de uma comédia natalina, listamos cinco indicações para rir e se emocionar neste Natal.
Férias Frustradas de Natal (1989)
Chevy Chase e Beverly D’Angelo retornam aos seus papéis (Clark e Ellen Griswolds) no terceiro e mais bem avaliado filme da franquia. Dessa vez, um dos road movies mais famosos do cinema se adapta (e muito bem) aos filmes de Natal, se tornando uma das mais icônicas comédias do subgênero.
No filme, o fim de ano está chegando, e, mais uma vez, os planos do azarado Clark para uma comemoração em grande estilo com Ellen e as crianças vão render muita confusão e trapalhadas para o Natal da família Griswold.
Férias Frustradas de Natal está disponível no HBO Max e Amazon Prime Video.
Tudo bem no Natal que Vem (2020)
Leandro Hassum protagoniza essa comédia dramática produzida pela Netflix, que é uma mescla de Feitiço do Tempo e Click.
No filme, Jorge é um pai de família já na casa dos seus 30 anos, que odeia o Natal. O motivo é simples: ele nasceu no Natal e nunca teve uma comemoração de aniversário descente. Assim, todo esse ódio pelo Natal, faz com que Jorge não entenda e desfrute do espírito natalino. Porém, após um acidente ao bancar o Papai Noel durante uma noite de Natal, Jorge passa a acordar nas vésperas do Natal, sem se lembrar de tudo que se passou no ano, agindo como se fosse outra pessoa. Tal condição fará com que Jorge passe por alguns apuros, com alguns momentos cômicos e outros bem dramáticos. Será que isso ensinar-lhe-á o verdadeiro espírito do Natal?
Tudo bem no Natal que Vem está disponível na Netflix.
Um duende em Nova York (2003)
Em 2003, Will Ferrell nos trouxe essa cômica aventura sobre Buddy, um humano criado por Elfos, que decide ir atrás de conhecer seu pai biológico. Enquanto James Caan interpreta o pai do personagem, um sujeito poderoso e arrogante, Will interpreta um ingênuo adulto que nunca esteve em uma cidade grande. O choque cultural é o principal foco das confusões e situações mais cômicas. Uma comédia leve, com humor bem físico e com muito besteirol.
Um duende em Nova York está disponível no HBO Max e Globoplay.
Pai em dose dupla 2 (2017)
Will Ferrell e Mark Wahlberg voltam a seus papéis nessa comédia sobre relacionamentos familiares. E dessa vez, seus pais, interpretados por John Lithgow e Mel Gibson, se juntam ao elenco para novas lições e confusões. O filme traz uma importante lição sobre o equilíbrio na criação dos filhos e como o Natal muitas vezes ajuda a tolerar certas diferenças, ou não.
Na trama, após resolverem suas diferenças, Brad (Will Ferrell) e Dusty (Mark Wahlberg) precisam lidar com uma nova situação complicada: a vinda de seus pais (John Lithgow e Mel Gibson) para passar o Natal com a família. Com personalidades muito diferentes, um homem machão e arrogante e outro mais amoroso e carismático, vão gerar muitos conflitos e uma disputa que pode pôr o Natal da família em risco.
Pai em dose dupla 2 está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine.
Gremlins (1984)
A mistura de comédia e terror parece ser uma das especialidades do diretor Joe Dante, o responsável por essa obra. Com a produção executiva de Steven Spielberg, o filme tem um clima de suspense, humor ácido, muitas referências, o que o fez se tornar um clássico da década de 80.
Em Gremlins, um inventor fracassado dá a seu filho, Bill, como presente de Natal, um Mogwai, um amável ursinho, que logo conquista a todos. No entanto, os Mogwais tem algumas restrições, como não poder se molhar e não poder se alimentar após um certo horário. Sem saber das consequências, o jovem quebra algumas regras, resultando na aparição de criaturas terríveis que vão tocar o terror na cidade e transformar o Natal da cidade.
Gremlins está disponível no HBO Max, Netflix e Now (Net/Claro).