Com a estreia de Halloween Ends nos cinemas, muitos ainda se questionam sobre a ordem certa para assistir aos filmes da franquia. Tudo começou com um primeiro filme bem-sucedido, que, dada a repercussão, gerou uma quantidade exagerada de sequências com rumos questionáveis. E muitas dessas sequências escolheram partir de um determinado ponto, buscando esquecer as decisões ruins e renovar a história.
É difícil dizer o que realmente podemos considerar como canônico. Afinal, essa é uma franquia com diferentes linhas temporais, ainda assim, você pode achar um jeito ”correto” de assistir. Por isso, hoje vamos adentrar em uma espécie de ordem cronológica dessa saga que se reiniciou tantas vezes. E não se preocupe, preparamos um artigo com o mínimo de spoilers possível.
Halloween – A Noite do Terror (1978)
Pode-se dizer que o primeiro Halloween é o obrigatório para compreender todos os outros. Nele, vemos Michael Myers, de seis anos, assassinar sua própria irmã a facadas. Após ser preso em um sanatório, quinze anos se passam e ele consegue fugir, retornando à sua antiga cidade natal. Dessa forma, ele fica completamente obcecado por uma jovem chamada Laurie Strode, a perseguindo e matando todos ao seu redor.
Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981)
Começando a partir do final do filme original, Laurie está em um hospital após supostamente derrotar Michael Myers. Michael retorna, e, embora o Dr. Loomis pense que ele está atacando babás em específico, logo descobre que o assassino está atrás de Laurie por uma conexão mais específica.
Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers (1988)
Sim, nesse momento pulamos Halloween III — logo mais falaremos sobre ele. O quarto filme inicia dez anos após os eventos dos dois primeiros filmes. Nele, Laurie Strode está morta por conta de um acidente de carro que jamais é visto em tela, e acaba deixando uma filha chamada Jamie Lloyd. Michael Myers desperta de um coma e sai para encontrar e matar a garota. No entanto, o final dessa história é completamente inesperado.
Além disso, John Carpenter não escreveu ou produziu este filme (como os três anteriores), deixando a franquia de lado até chegar à versão de 2018.
Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers (1989)
O final de Halloween 4 mostra Michael Myers sendo baleado repetidamente e jogado em uma mina. Já nesse quinto, seu corpo é levado para um rio, onde um homem que vive sozinho na floresta o encontra. Ele passa um ano cuidando do corpo em coma de Michael antes de ele acordar na noite de Halloween. Michael imediatamente mata o homem e sai para encontrar Jamie Lloyd, que está em terapia desde seu último encontro com ele.
Aqui devemos compreender: essa saga, até então, nunca irá matar Michael Myers, ele sempre irá voltar de maneiras misteriosas (roteiro).
Halloween 6: A Última Vingança (1995)
Se passando seis anos após o quinto filme, o sexto começa com Jamie, agora adulta, como prisioneira de um culto que libertou Michael do filme anterior. Ela é forçada a carregar um bebê e morre durante uma fuga. O bebê é encontrado por Tommy Doyle, o menino que Laurie cuidou no primeiro filme.
Nesta história, existe uma inserção mais ritualística sobre a mitologia de Myers, buscando explicações para o que não precisava.
Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998)
Halloween H20 continua os eventos do segundo filme, ignorando o terceiro, quarto, quinto e sexto. Essa história se passa vinte anos depois do filme original, tendo o retorno de Jamie Lee Curtis na franquia.
Na trama, Michael descobre que Laurie forjou sua morte e vive como diretora de um internato particular, que seu próprio filho frequenta.
Halloween – Ressurreição (2002)
Continuando os eventos de H20, Michael Myers, em Halloween – Ressurreição, finalmente consegue matar Laurie Strode logo no início. Depois disso, ele segue para sua antiga casa abandonada e encontra participantes de um reality show que estão passando uma noite nela.
Halloween (2018)
Halloween, de 2018, é mais uma reinvenção da franquia, se passando quarenta anos após o original e anulando todas as sequências a partir de Halloween 2.
Na trama, Michael Myers está preso em um sanatório, mas acaba misteriosamente escapando e voltando à ativa. Contudo, Laurie Strode aguarda por este momento com muito preparo, desde aquela noite que o enfrentou.
Além de ter John Carpenter de volta na produção e trilha sonora, o filme resgata a essência do original e foi um sucesso; fazendo com que a franquia se estendesse por mais dois filmes nessa nova linha. Podemos dizer que, atualmente, essa é a ”linha do tempo oficial”.
Halloween Kills: O Terror Continua (2021)
Halloween Kills começa logo após o final do filme lançado em 2018, com Michael preso no porão da casa em chamas. O filme mantém os personagens da produção anterior e, mais uma vez, traz Tommy Doyle à franquia, desta vez interpretado por Anthony Michael.
A presença de Laurie nesta história é menor, já que ela está se recuperando. Enquanto isso, Michael está à solta e várias pessoas tentam impedi-lo.
Halloween Ends (2022)
Halloween Ends encerra a nova trilogia, sendo o fim do confronto entre Michael e Laurie. Mas como o lúcido John Carpenter diz: “Se um filme rende dinheiro suficiente, você pode ter certeza de que terá uma continuação”.
O filme conta com um salto temporal de quatro anos desde Halloween Kills, e um novo personagem para a história, Corey. Além disso, uma nova onda de assassinatos começa a acontecer e o mal se espalha cada vez mais.
Halloween III – A Noite das Bruxas (1982)
Halloween III está entre os últimos nessa ordem, pois esta foi uma tentativa fracassada de criar uma série antológica de Halloween. Isso significa que não tem nada para conectá-lo a qualquer outra coisa do universo da franquia, onde nem mesmo Michael Myers está presente.
Assim, ele gira em torno de uma trama sobre uma empresa que produz máscaras de Halloween e planeja assassinar todas as crianças que usá-las com chips de computador. Em resumo, esse é um filme isolado que não levou a nada.
Halloween – O Início (2007)
Os remakes de Rob Zombie também são um caso à parte. O primeiro filme, também chamado de Halloween, segue a mesma linha de eventos do filme original, mas se passa décadas depois e se concentra em diferente aspectos, como, por exemplo, o que antecedeu os primeiros assassinatos de Michael.
Laurie também existe nesse universo e sua conexão com Michael é praticamente a mesma imposta em Halloween 2.
Halloween 2 (2009)
Encerramos a cronologia com Halloween 2, que se passa um ano após o primeiro Halloween, de Rob Zombie. Aqui, Laurie Strode ainda está lidando com o trauma vivido no filme anterior. Enquanto isso, Michael Myers vive fugindo como um caroneiro, até que começa a ter visões de sua mãe pedindo que ele volte para casa e encontre Laurie.
Ambos os filmes foram um fracasso, muito pelos exageros sem motivos e por destoar da mitologia original com ideias mal aplicadas. Nem mesmo John Carpenter gosta dessa versão, que foi praticamente um delírio coletivo entre os fãs.
—
Portanto, a ordem ”cronológica” para você assistir aos filmes da franquia Halloween é:
- Halloween – A Noite do Terror
- Halloween – O Pesadelo Continua
- Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers
- Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers
- Halloween 6: A Última Vingança
- Halloween H20: Vinte Anos Depois
- Halloween, Halloween Kills: O Terror Continua
- Halloween Ends
- Halloween III – A Noite das Bruxas
- Halloween – O Início
- Halloween 2.
Em resumo, como mostrado na imagem acima, o clássico de 1978 cria três ramificações, que podemos chamar de: linha do tempo sequel, linha do tempo H20 (que se passa 20 anos após o original) e linha do tempo H40 (que se passa 40 anos após o original). Além delas, existem os dois casos isolados de Halloween 3 e os filmes de Rob Zombie.