O anime Exterminador do Futuro: Zero teve uma temporada concluída pela Netflix. No entanto, muita gente ficou confusa sobre como ele se encaixa na cronologia da saga Exterminador do Futuro.
Neste artigo especial, explicamos um pouco da história do anime e onde ele se passa na cronologia da saga. Além disso, veja se vale realmente apena assisti-lo.
Exterminador do Futuro: Zero e o novo respiro da saga.

Exterminador do Futuro é uma franquia iniciada em 1984 com um filme dirigido por James Cameron e protagonizado por Arnold Schwarzenegger. No total, até o momento, são cinco filmes que contam a história da guerra de humanos contra as máquinas.
Embora até hoje a franquia tenha ocupe a posição de uma das maiores da história da ficção científica, apenas dois filmes conseguiram manter a qualidade e ritmo interessantes. Contudo, todos os filmes possuem pontos interessantes.
Além disso, há inúmeros jogos e HQs que mergulham na franquia e expandem toda o lore da guerra dos humanos contra as máquinas. Alguns ótimos, outros nem tanto.
Então, em 2024, a Netflix traz o anime Exterminador do Futuro: Zero, que, após os dois primeiros longas, é o melhor produto da franquia.
O anime traz um novo frescor à franquia, com conceitos interessantes e novos motivos para dar continuidade à história sem desmerecer o que já foi feito, trazendo um novo ar à franquia.
Com oito episódios, o anime consegue apresentar ótimos personagens e uma ótima história, tudo executado com bastante qualidade de animação e efeitos visuais que mesclam o 2D com o 3D; além de conceitos que fazem referência ao Japão e a animes clássicos.
Então, se você é um fã dos filmes de James Cameron, saiba que este anime não foca em John Connor, mas, sim, em uma nova história, sem deixar de ter todos as referências necessárias para se incluir na cronologia da saga.
A história de Exterminador do Futuro: Zero

O novo anime passa em duas épocas: 1997 e 2022. Diferentemente dos filmes, a trama do anime se passa no Japão e mostra os primeiros ataques da Skynet na ilha. Além disso, o anime apresenta uma ramificação na história e um novo ponto singular para o futuro da franquia.
Como sabemos, em agosto de 1997, a Skynet se torna consciente; e em 2029, John Connor salva a humanidade na luta contra as máquinas. No entanto, no anime, as coisas mudam e a trama de Connor é deixada de lado.
No anime, a soldado Eiko volta no tempo para proteger o cientista Malcom Lee. Enquanto isso, um Exterminador volta no tempo para assassinar o cientista. Além disso, acompanhamos os três filhos de Malcom serem perseguidos pelo robô T-800, que tenta raptá-los para atingir o pai. Isso tudo em meio ao caos de uma rebelião.
Contudo, o anime apresenta uma nova linha do tempo para a franquia, trazendo inúmeras consequências para isso, sem desmerecer a história de Sarah e John Connor.
Em Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, John Connor é assassinado e cria uma nova realidade em um futuro onde a própria Sarah é quem lida com a revolução contra as máquinas. Este anime pode ser uma sequência deste universo ou mais uma ramificação para a franquia.
O que vale é que os conceitos trazidos aqui, não só em relação à skynet e aos protagonistas, mas também, à inteligência artificial Kokoro e ao robô Misaki, são uma inovação agradável que pode ser um destino feliz para este universo. Outro ponto interessante é a cena onde diversos robôs T-800 aparecem, em diferentes formas, se desprendendo da imagem do icônico Arnold Schwarzenegger.
—
Você já assistiu ao anime Exterminador do Futuro: Zero? Conta aí nos comentários.
Leia mais: Exterminador do Futuro