Desde a era dos livros de Tolkien, como O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, as mulheres vêm ganhando destaque nas histórias como personagens fortes, guerreiras ou princesas bastante incomuns com os antigos contos de fadas, que sempre apresentaram as mulheres como muito fracas e que precisavam de um príncipe para salvá-las das garras de uma bruxa má ou tirá-las de um castelo.
No Silmarillion, conhecemos personagens incríveis como Haleth e Luthien, que se mostraram fortes diante de seu povo, enfrentando e saindo sozinhas de grandes perigos. E o que dizer da elfa Galadriel que também está presente no livro e em O Senhor dos Anéis, além da guerreira Éowyn?
E, avançando um pouco mais no tempo, temos percebido um número crescente de mulheres protagonizando filmes e livros como guerreiras, heroínas ou grandes políticas influentes. Depois de mais de 40 anos da estreia da trilogia clássica de Star Wars, tivemos pela primeira vez na história, uma mulher protagonista da saga, e Jedi ainda (!). E muitas outra estiveram povoando as telonas mundo afora ou as páginas dos livros.
Confira agora algumas das personagens mais fortes e influentes da cultura pop:
Rey

A garota de Jakku mais famosa da franquia Star Wars é um dos nossos destaques. Tendo crescido sozinha e órfã num planeta perigoso, Rey teve uma vida dura, tendo se tornado catadora para sobreviver. Logo nos primeiros minutos do filme O Despertar da Força, ela se mostra uma mulher extremamente forte, e acaba por se envolver com a Resistência e sua batalha contra a tirânica Primeira Ordem, o que a faz descobrir seus poderes e sua afinidade com a Força. Ao longo da trilogia, acompanhamos seu crescimento e amadurecimento e a vemos se tornar uma poderosa Jedi após seus treinamentos com Luke Skywalker e Leia Organa.
Leia Organa

E por falar em Leia Organa, eis aqui um exemplo de princesa nada frágil. Totalmente dona de si e uma personagem extremamente apaixonante, a princesa Leia tem conquistado os corações dos fãs de Star Wars desde 1977. Influente senadora desde os 16 anos e princesa do planeta Alderaan, a adorada personagem é extremamente inteligente, forte e poderosa. Não foge de uma luta, lidera a Aliança Rebelde ao lado do pai Bail Organa e se precisar, também pilota caças de guerra. Além disso, recentemente descobrimos que Leia obteve treinamento Jedi com seu irmão Luke. É ou não é de se inspirar?
Jyn Erso

O que não falta em Star Wars são mulheres fortes e guerreiras. E Jyn Erso é apenas mais um exemplo. Filha de Galen Erso, o projetista da temida Estrela da Morte, a menina se vê aos 5 anos órfã e sozinha quando sua mãe é assassinada pelos oficiais do Império e seu pai é obrigado a retomar o projeto que havia abandonado. Assim, tendo que ser criada por um soldado da Aliança Rebelde em meio a homens e mulheres calejados de guerra, Jyn desde criança é colocada cara a cara com a Rebelião. Assim, a menina se torna uma poderosa soldada e uma exímia guerreira que após ficar adulta, decide ajudar a Aliança na busca pelos planos de destruição da arma de seu pai.
Lagertha

Vikings é uma série que dá um destaque muito grande nas personagens femininas. Quase 100% das mulheres são guerreiras, as chamadas Damas do Escudo, que lutam ao lado dos homens nas batalhas e causam espanto em seus inimigos pela sua força e garra. Uma das mais queridas personagens nesse quesito é a rainha Lagertha, esposa de Ragnar Lothbrok e mãe de Bjorn Ironside.
A guerreira já nos dá uma demonstração de seu poder logo no primeiro episódio em que está sozinha em casa e fere gravemente dois homens que tentam machucá-la. Ao longo da série, a vemos apenas crescendo e se tornando mais e mais forte, tanto fisicamente quanto psiquicamente. Parte para as batalhas ao lado do marido e dos homens, treina mulheres para se tornarem guerreiras, enfrenta homens muito maiores que ela e vence, e além de tudo, é espiritualmente virtuosa. Quer mais? A Dama do Escudo Lagertha realmente existiu, assim como os outros personagens da série.
Natasha Romanoff (Viúva Negra)

Mais conhecida como Viúva Negra, Natasha Romanoff é membro da S.H.I.E.L.D e uma das melhores agentes de Nick Fury. Extremamente bem treinada nas lutas corpo a corpo e no manuseio de centenas de armas, Natasha era uma espiã que foi treinada desde criança pela KGB, tendo suas memórias alteradas. Após crescer, a mulher recuperou suas memórias, e procurou Fury para trabalhar para ele.
Éowyn
Éowyn é uma donzela dos povos nobres de Rohan e a conhecemos na trilogia O Senhor dos Anéis, tanto nos livros, quanto nos filmes. Tendo sido criada desde os sete anos por seu tio Theoden após ficar órfã, a moça desejava ter renome nos campos de batalha, pois era treinada para ser uma Dama do Escudo. Entretanto, por ser mulher, foi delegada às tarefas como tal. Porém, durante a guerra do anel, Rohan parte em batalha para ajudar Minas Tirith que ardia sob o poder das hordas dos Orcs. O rei a impede de ir com o exército, porém, Éowyn se esconde sob cota de malha, armadura, elmo e escudo e, disfarçada de homem, parte com os outros, lutando bravamente e matando o inimigo mais temido da Terra Média, o Rei Bruxo de Angmar, que não poderia ser morto por nenhum homem.