Roteirizado e dirigido por Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza está sendo bem-recebido pela crítica e já possui três indicações ao Oscar 2022.
No filme, Gary (Cooper Hoffman) busca oportunidades de atuação em Hollywood. Nesse meio tempo, ele conhece Alana (Alana Haim), que é bem mais velha e enfrenta problemas adultos. Então, ao viver inúmeras aventuras juntos, eles irão fechar novos negócios, flertar e fingir que não ligam para o outro.
Licorice Pizza e a magia de uma boa execução

Paul Thomas Anderson pega uma premissa que, apesar de parecer simples, em suas mãos, é transformada em uma montanha-russa de emoções. Ele nos mostra longas e orgânicas tomadas, além de brincar com reflexos, silhuetas e cores. Visualmente, o filme adquire vida própria, e isso ocorre desde os primeiros dez minutos.
Cooper Hoffman consegue entregar os trejeitos de um adolescente imaturo, mas que não tem medo de se arriscar. Porém, Alana Haim é a grande surpresa do filme, ela entrega toda a postura e reações de uma pessoa que estaria naquelas circunstâncias. Ela é inteligente em cena, chegando a transparecer um ar de maturidade, exaustão e uma energia vibrante, em simultâneo.
O filme diverte muito quando desenvolve a dinâmica desses personagens. Afinal, existem: diferenças, empecilhos e um desejo que se alimenta constantemente. Essas pessoas vivem, são felizes e se provocam. A história sabe estabelecer uma boa construção, que está o tempo todo se pavimentando em prol de um objetivo. Quando os dois estão juntos em tela, só eles importam.
O humor é caprichado. Há inúmeras situações cômicas, pois o filme demanda isso. Ele tem seus momentos para falar sério? Com certeza, porém, as situações de descontração abraçam o tom de vez. Por exemplo: todas as sequências com Bradley Cooper, por menores que sejam, são completamente hilárias. Além de gestos, quedas e ironias.
As temáticas abordadas

As questões que o filme trata, principalmente para a Alana, geram discussões de fácil afeição. Afinal, ela está em um limbo, onde ainda não se encontrou na vida e tem seus problemas familiares. Na maior parte do tempo, ela luta com ela mesma, passando a questionar tudo o que acontece em sua volta e o que ela deverá fazer.
E, mesmo que o filme tenha alguma repetição ou momentos mais aleatórios do que a proposta exigiria normalmente, ele está sempre falando de sacrifícios que serão feitos. De como as pessoas se esforçam tanto por algo, que acabam perdendo de alguma forma. Existe o perfeito retrato de pessoas normais que: sonham, se apaixonam, mudam, se perdem, têm momentos de lucidez e finalmente encontram um objetivo.
Portanto, Licorice Pizza é um filme cheio de energia, vontade e propósito. Por ser uma história mergulhada nos anos 70, ele nos imerge em cada detalhe dessa época e conseguimos sentir isso através da tela. As próprias músicas são muito bem selecionadas. Mas, acima de tudo, compreendemos esses personagens e gostamos de estar com eles.