Lançado em fevereiro de 2021, o longa Tom & Jerry: O Filme traz de volta às telas a rivalidade mais amada dos desenhos animados, desta vez, numa produção live-action.
Dirigido por Tim Story o longa conta com um elenco formado por estrelas como Chloë Grace Moretz, Colin Jost, Pallavi Sharda, Michael Peña, Ken Jeong, Rob Delaney, além do próprio diretor que empresta sua voz para um dos personagens animados.
A trama inicia com Jerry se mudando para o melhor hotel de Nova York, na véspera do “casamento do século”, forçando a equipe do hotel a contratar Tom para se livrar do rato. A incessante batalha de gato e rato começa a ameaçar a reputação do hotel e destruir tudo que está sendo planejado para o evento. Porém, os dois acabam precisando trabalhar juntos para salvar o fim-de-semana dos planos de um terrível funcionário que conspira contra os envolvidos na organização do evento.
O live-action consegue ser bastante fiel à constante rivalidade de Tom e Jerry das animações clássicas. Com um estilo de humor bastante leve e engraçado, eles estão sempre tramando algo um contra o outro, até mesmo quando precisam trabalhar juntos.
Porém, algo que pode causar algum incômodo, desde o início, é a decisão de manter os personagens em CGI com aspecto 2D, para se manter fiel ao visual clássico dos desenhos animados. Essa decisão faz com que os personagens animados parecem estar “destacados” da cena, por não terem nenhuma textura e não estarem completamente afetados pela iluminação ambiente das cenas. No entanto, é uma decisão compreensível que acaba se tornando um pequeno detalhe diante da trama, confusões e easter eggs presentes no longa.
A trama é simples e repleta de momentos e falas clichês, mas é preciso deixar algo bem claro: o filme possui classificação indicativa livre e é categorizado como filme de comédia infantil. Portanto, é importante lembrar que a proposta da produção não é ser ambiciosa e apresentar algo completamente novo ao público envolvendo os clássicos personagens da das animações produzidas por William Hanna e Joseph Barbera. A mudança mais significativa — e nova — nos personagens é o fato de Tom ser um gato de rua sobrevivendo como pode em Nova Iorque, e Jerry ser um viajante que acaba de chegar na cidade.
Por ser uma produção infantil, as falas não são muito elaboradas, assim como a trama, mas ambas são bem trabalhadas. A fotografia é repleta de cores vibrantes e a trilha sonora oxcila constantemente entre um estilo mais “clássico”, para homenagear o desenho animado, e um estilo mais atual para contrastar com o cenário atual e moderno no qual o filme se passa.
Se você quer assistir a um longa divertido e sem comprometimento, capaz de garantir uma hora e meia de boas risadas e nostalgia, Tom & Jerry: O Filme pode ser uma boa escolha — e se você for atento o bastante, poderá identificar os diversos easter eggs deixados ao longo de todo o filme.