De vilão a herói, entenda os primeiros passos do maior monstro do cinema, o Godzilla na Era Shōwa. O período conhecido como “Era Shōwa” transcorre entre os anos 1954 e 1975, e seu nome é inspirado no Imperador Hirohito, postumamente chamado de Shōwa.
No entanto, quais filmes se encaixam nessa época e, por que ela é tão importante para o cinema? Nós explicamos neste artigo especial.
A importância de Godzilla na Era Shōwa.

Com o sucesso de King Kong (1933), o cinema passou a ter uma nova possibilidade: filmes de monstros gigantes!
Após os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, uma nova narrativa surgiu: o alerta dos perigos da bomba atômica, e com isso, alguns filmes com a temática passaram a ser produzidos, como O Monstro do Mar (1953).
O longa foi o primeiro a trazer a ideia de um monstro gigante como consequência da bomba nuclear. No entanto, este não foi o único. Também é possível citar filmes como O Mundo em Perigo (1954), Tarântula (1955), e claro, Godzilla (1955).
Embora todos os filmes citados tenham sido bem recebidos, Godzilla, dirigido por Ishiro Honda, foi o que teve o maior destaque. Isso porque ele não marca apenas o início de uma era de filmes, mas sim, basicamente, a criação de um novo gênero.
O sucesso do primeiro longa foi tamanho, que apenas um ano depois o filme recebeu uma sequência, Godzilla Contra-Ataca (1956). Embora este segundo não tenha sido tão bem recebido pela crítica, é de suma importância para época, pois é neste filme que vemos o primeiro combate entre monstros gigantes nas telonas: Godzilla vs Anguirus.
Em seguida, ainda na “febre” dos filmes de monstros gigantes, foi cogitado um filme de King Kong vs O Monstro de Frankenstein, no entanto, este nunca aconteceu. Contudo, o projeto foi o estopim para King Kong vs Godzilla (1962)… muito antes do sucesso comercial que vimos em Godzilla vs Kong (2021).
Mais ou menos nessa época, a Toho, produtora dos filmes do Godzilla, passou a produzir inúmeros outros filmes de monstros gigantes, como Rodan (1956) e Mothra, a Deusa Selvagem (1961).
Godzilla e outros filmes da Era Shōwa

O primeiro longa de Godzilla chega como um protesto de uma nação contra os perigos iminentes da bomba nuclear. No longa, o monstrão é um vilão que devasta o país com seu poder destrutivo. No entanto, com o passar do tempo, o lagartão gigante se tornou uma espécie de anti-herói japonês; como vemos em Godzilla Contra-Ataca, onde ele enfrenta o temível Aguirus.
King Kong vs Godzilla foi o primeiro filme colorido de ambos os monstros, seu sucesso marcou o início de uma nova fase para o Godzilla, já que em seguida, a Toho passou a utilizar de várias coisas que foram inicialmente apresentadas neste longa: o duelo entre os monstros como foco e o tom mais satírico.
Em Godzilla Contra a Ilha Sagrada (1964), foi a vez de Mothra retornar às telonas para enfrentar o agora vilão, Godzilla. Porém, a figura vilanesca do Godzilla, não duraria muito.
Logo em seguida, em Guidorah, o Monstro Tricéfalo (1964), uma nova ameaça surge na franquia. Agora, o alienígena Rei Guidorah fará com que Mothra, Godzilla e Rodan unam seus poderes para deter a nova ameaça.
A partir dai, Godzilla se tornou um símbolo de esperança para crises inimagináveis — e os filmes começaram a ter um tom mais cômico.
Contudo, são os filmes A Guerra dos Monstros (1965), Ebirah, o Terror dos Abismos (1966) e O Filho de Godzilla (1967) que chegam com um tom mais cômico e leve, atraindo também o público infantil, com uma versão do Godzilla que dança e usa coreografias mirabolantes em suas batalhas.
O final da Era Shōwa

Com intuito de finalizar a história do Godzilla, um grande crossover (ideia que originou o atual Monsterverse) foi planejado pela Toho para o longa O Despertar dos Monstros (1968), onde todos os Kaijuus apresentados anteriormente se juntaram para enfrentar o Rei Guidorah.
Já em A Vingança de Godzilla (1969), a roupagem infantil assume a história. Neste longa, as ideias fantasiosas são parte principal para a trama. No filme, a história se passa na cabeça de um menino que se sente solitário.
Após isso, a franquia começou a sofrer com a queda de bilheteria e a falta de novidades. No entanto, com o advento da televisão, o sucesso do gênero Mecha se tornou tendência por conta dos animes. Logo, um Mecha foi introduzido na franquia do Godzilla.
Godzilla vs Mechagodzilla (1974) foi o último filme a trazer alguma novidade para a franquia e trouxe um dos grandes vilões do lagartão, uma versão robótica do Godzilla, criada alienígenas do planeta Buraco 03 com intuito de conquistar a Terra.
Além disso, o longa trouxe a presença do lendário Rei Cezar, e foi uma excelente homenagem aos 20 anos do Gojira.
Além desses, ainda foram produzidos outros filmes de baixo orçamento que não tiveram tanto sucesso: Os Monstros Invadem a Terra (1971), Godzilla – O Rei dos Monstros (1972), Monstros de Outros Espaços (1973) e O Terror do MechaGodzilla (1975), este último foi, inclusive, o último filme dirigido por Ishiro Honda, que dirigiu 8 dos 15 longas citados.
—
Esse foi o início de uma das maiores franquias e um dos maiores personagens de todos os tempos: Godzilla e a Era Shōwa, revolucionou a indústria e até hoje é reverenciado.
Agora queremos saber, qual seu filme favorito do Godzilla na Era Shōwa? Diz aí nos comentários.
Leia mais sobre: Godzilla
			


