O trailer do filme Godzilla vs Kong trouxe um novo debate para a internet: qual dos dois monstros gigantes vencerá essa batalha? Os dois titãs fazem parte de três filmes de um universo compartilhado de monstros gigantes, e esperamos que muitos outros filmes ainda possam explorar esse universo futuramente.
Os filmes se passam em uma linha do tempo alternativa, onde o planeta Terra é oco e habitado por “organismos terrestres não identificados” (MUTO), monstros gigantes de várias formas. Alguns são os famosos Kaijus dos programas japoneses de Tokusatsu.
Já sabemos que existem dezenas de “titãs” no Monsterverse e que há também uma organização de humanos chamada Monarch, que está envolvida com os monstros. Neste artigo vamos falar um pouco sobre os titãs já citados, a Monarch e o futuro desses filmes.
Os Titãs
Bunyip
Alguns dos titãs ainda não apareceram em cena, embora já tenham sido confirmados no universo dos filmes. Entre esses, o Bunyip, também apelidado de Titanus Bunyip, um daikaiju gigante, inspirado em lendas do folclore aborígene australiano, aparece brevemente em um monitor no filme Godzilla: Rei dos Monstros (2019), mas ainda não teve imagens divulgadas. De acordo com as lendas, o Bunyip é um monstro lendário que se esconde em rios, lagos e pântanos.
Baphomet
Outro nome que aparece rapidamente no segundo filme do Godzilla, é o Baphomet, também conhecido com Titanus Baphomet, criado como uma entidade demoníaca com cabeça de cabra adorada pelos Cavaleiros Templários. No Monsterverse, Baphomet estava em um posto avançado em Volubilis, Marrocos. Quando Ghidora chama todos os Titãs, Baphomet se liberta e começa a caçar com sua nova matilha.
Leviathan
Encontrado em Loch Ness, Escócia, o Leviathan, também apelidado de Titanus Leviathan, é mais um personagem baseado na bíblia, assim como Baphomet. Ele é uma criatura marinha gigante criada por Deus, geralmente descrita como um crocodilo serpentino ou uma baleia. No entanto ele ainda não apareceu nos filmes, também teve apenas seu nome no exibido no monitor.
King Ghidorah
Rei Ghidorah, também chamado de Monstro Zero, Titanus Ghidorah, ou simplesmente Ghidorah, é um daikaiju extraterrestre gigante de três cabeças, principal antagonista do Godzilla em seu segundo filme. O titã já foi retratado em inúmeras lendas, como na mitologia grega onde é conhecido com Hydra e no folclore aborígine australiano onde é conhecido com Serpente Arco-íris. No Monsterverse, ele é um alienígena que chegou na Terra há muitos anos e, por isso fica conhecido como Monstro Zero.
Kraken
Outro monstro conhecido da mitologia grega que também é um kaiju no Monsterverse é o Kraken. Retratado como um cefalópode daikaiju gigante que aparece em Godzilla: King of the Monsters – The Official Movie Novelization, como um pequeno organismo terrestre massivo não identificado despertando devido aos chamados de Ghidorah. Ele ainda não apareceu mas, sabemos ele existe canonicamente no universo.
Methuselah
Methuselah (ou Matusalém), também apelidado de Titanus Methuselah, é um híbrido animal-planta-rocha gigante, apareceu no segundo filme do Godzilla como um Titã menor que obedece a Ghidorah e posteriormente a Godzilla. Sua criação é baseada na figura bíblica conhecida por viver por muito tempo, embora o significado de seu nome ainda não tenha sido explicado.
Abaddon
Também baseado em termos bíblicos, Abaddon, ou Titanus Abaddon, é um anjo caído bíblico; às vezes anjo da morte e às vezes anjo da destruição. Ele é mencionado por ter tido um exército de gafanhotos. No Monsterverse seu nome aparece no monitor, mas ainda não há imagens.
Mokele-Mbembe
Agora um titã baseado em lendas do Congo, o Mokele-Mbembe, também apelidado de Titanus Mokele-Mbembe, é um daikaiju gigante semelhante a um elefante. Ele é um criptídeo que vive na água, sua aparência lembra também um dinossauro saurópode e acredita-se que seja um. Ele aparece congelado num taque com muita neblina e assim como vários outros, seu nome aparece no monitor.
Scylla
Aparecendo pela primeira vez em Godzilla: Rei dos Monstros, Scylla, também chamada de Titanus Scylla, é uma gigante cefalópode baseada no monstro marinho feminino da mitologia grega, a filha de Typhon. No Monsterverse ela foi nomeada pelos gregos antigos.
Typhon
O Typhon, também é um monstro no universo dos filmes, ele é um gigante serpentino macho monstruoso e poderoso. Na mitologia grega, ele era uma das criaturas mais fortes, e Zeus só poderia vencê-lo com o uso de raios. Ainda não apareceu nos filmes, mas vimos seu nome foi citado mais de uma vez.
Quetzalcoatl e Amhuluk
Agora falando um pouco das mitologias das américas, o Quetzalcoatl, um gigantesca serpente emplumada nas culturas pré-colombianas, particularmente, astecas e nauás, também é um titã no monsterverse, tal como Amhuluk, uma criatura da mitologia do povo Kalapuya do Oregon, comumente associada a afogamento, doença e névoa. É descrita como peludo com várias manchas, um par de chifres em sua cabeça, pernas sem pelos e um corpo semelhante ao de um dragão ocidental tradicional. Ambos aparecem apenas no monitor em Godzilla: Rei dos Monstros.
Behemoth
Behemoth, também apelidado de Titanus Behemoth, é um gigante mamífero, aparece no filme Godzilla: Rei dos Monstros. Ele é contido pela Monarch em uma caverna no Rio de Janeiro, conhecido pelos locais como Mapinguary, é uma criatura lendária descrita como sendo coberta de um longo pelo vermelho, e vivendo na floresta amazônica entre o Brasil e a Bolívia. Provavelmente o “mamutão” vai aparecer em Godzilla vs Kong.
Kong, o Deus da Ilha da Caveira
Kong é nativo da Ilha da Caveira, onde é cultuado como um Deus para os nativos. Apareceu a primeira vez no segundo filme do Monsterverse intitulado Kong: A Ilha da Caveira (2017), onde é encontrado na década de 1970 por uma equipe de militares.
King Kong é um dos personagens mais antigos do cinema, já esteve em inúmeros filmes e séries desde sua criação em 1933. O gorilão volta em Godzilla vs Kong, como a última esperança da humanidade para deter os monstros gigantes.
Tiamat
Baseada nas mitologias mesopotâmicas, a Tiamat, também foi citada no Monsterverse. Ela é uma deusa da água primordial com aparência de dragão, o símbolo do caos da criação primordial. Nos jogos de RPG Dungeons & Dragons, ela aparece como um dragão de 5 cabeças.
Sekhmet
A mitologia egípcia não ficou de fora do Monsterverse. A deusa/guerreira da cura, Sekhmet também é citada. Esta é uma divindade solar e da guerra (geralmente outra forma da deusa Hathor) descrita como uma leoa cujo hálito formava desertos. Assim como Tiamat, tiveram apenas seus nomes exibidos no monitor em Godzilla: Rei dos Monstros.
Rodan
Rodan, também apelidado Titanus Rodan, é um pterossauro gigantesco, que aparece em uma das melhores cenas de Godzilla: Rei dos Monstros. Ele é um monstro pré-histórico, no Monsterverse, nasceu no vulcão Isla de Mara, no México, depois que seus pais fizeram ninho ali. O vulcão também se tornou sua casa e local de descanso, entrando em um período de hibernação que durou séculos. Ele acorda com o chamado de Ghidora.
Yamata no Orochi
Não podendo ficar de fora, as lendas japonesas também fazem parte do Monsterverse. O monstro Yamata no Orochi (A Cobra Grande dos Oito Ramos), também apelidado de Titanus Yamata no Orochi, é uma cobra/dragão na lenda japonesa que possui oito cabeças e oito caudas. O titã também não apareceu nos filmes ainda, apenas foi citado brevemente em um monitor no segundo filme do Godzilla.
Titanus Jinshin-Mushi
Jinshin-Mushi, era um daikaju parasita gigante. Os antigos japoneses deram-lhe o nome de Jinshin-Mushi, ou Besouro do Terremoto, devido à sua capacidade de criar terremotos e à sua aparência de besouro. A Monarch o nomeia de MUTO Prime dado o fato de ser maior e mais poderoso que os demais titãs conhecidos. Ele é derrotado pelo Godzilla na HQ Godzilla Aftershock — um prequel de Godzilla: Rei dos Monstros.
Mothra
Apareceu pela primeira vez como uma das principais personagens de Godzilla: Rei dos Monstros, Mothra (Mosura), também chamada de Titanus Mosura, é um lepidóptero gigante, capaz de enganar a própria morte, reencarnando em um ovo no qual ela mesma bota, restaurando suas memórias intactas de seu corpo anterior.
Ela recebeu o nome de Mothra por se parecer com uma uma mariposa gigante. Infelizmente ela morreu antes de por o ovo da reencarnação, portanto, não deverá voltar a aparecer no Monsterverse.
Godzilla
Godzilla (Gojira ), ou Titanus Gojira, é um reptiliano gigante, que apareceu pela primeira vez no filme Godzilla de 2014 — se consideramos apenas os filmes do atual Monsterverse. Logo depois, ele volta a aparecer nas cenas pós-créditos de Kong: A ILha da Caveira e Godzilla: Rei dos Monstros.
No Monsterverse, Godzilla originalmente ganhou seu nome dos ilhéus do Pacífico, sendo chamado de “Gojira”, seu nome científico é Titanus Gojira. Mas ele fica popularmente conhecido pelos personagens da língua inglesa como Godzilla com o decorrer do filme.
Godzilla voltará em Godzilla vs Kong.
Monarch e outras organizações
A organização secreta científica, Monarch, foi fundada em segredo em 1946, como uma coalizão conjunta entre vários governos a fim de caçar e estudar organismos terrestres não identificados. Apareceu pela primeira vez no filme Godzilla (2014) e seguiu aparecendo nos demais longas do Monsterverse.
A Monarch tem papel importante no universo dos monstros e com certeza aparecerá mais vezes nos próximos filmes.
Há também o grupo de mercenários eco-terroristas liderados por Alan Jonah. O objetivo desse grupo é acordar todos os titãs para que eles vagueiam pela Terra. Uma vez que o rastro de destruição dos titãs faz com que a natureza reestabeleça com poder no local, sendo assim, o objetivo deles é salvar o mundo em colapso de guerras e poluição.
O futuro dos filmes
O próximo filme do Monsterverse retratará o confronto de Godzilla contra King Kong, e o trailer dá a entender que Godzilla está descontrolado, por conta disso a humanidade deposita suas esperanças em King Kong. No entanto, no último filme do Godzilla, vimos o monstro salvar o mundo e a humanidade; seria um pouco decepcionante se ele simplesmente virasse as costas para isso, não?! Por conta disso existem rumores da presença do MechaGodzilla no filme.
Na cena pós-créditos de Godzilla: Rei dos Monstros vemos Alan Jonah com os restos de Ghidorah, uma espécie alienígena. Se o MechaGodzilla é uma espécie alienígena, nada impede que a nova adaptação do monstro, seja um robô gigante construído pelos vilões para atrair os monstros.
A imagem a baixo reforça essa teoria dos fãs:
No fundo da imagem, vemos um protótipo de armadura ou um robô gigante que lembra a aparência de Godzilla. Seria uma explicação plausível para os atos do lagartão, não é?!
Outra coisa que esperamos, é que os filmes não se prendam somente ao King Kong e Godzilla, e explore mais os monstros baseados em outras lendas, cultos e mitologias, expandindo mais ainda esse universo.
Ah e claro, que tenham robôs gigantes!
Fontes: Legendary Series Fandom, Gojipedia