Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
Anúncio

Início » Especiais » 12 filmes com os finais mais marcantes do cinema (ou nem tanto)

12 filmes com os finais mais marcantes do cinema (ou nem tanto)

Karlos Eduardo Por Karlos Eduardo
16:05 qui, 04/05/2023
em Especiais, Filmes, Star Wars Day
Tempo de leitura: 8 mins
A A
Filmes Finais Marcantes
Atenção: este artigo pode conter alguns spoilers

Todo mundo tem aquele final de filme que guarda no coração. O final forte, impactante, triste ou até emocionante. Geralmente, são os finais que nos fazem pensar na experiência na totalidade e definem a consistência das obras. Por isso, hoje, vamos listar os finais mais marcantes do cinema.

Porém, não são todos os filmes que acertam em seu desfecho. Então, os dois últimos filmes da lista são os que possuem um final ruim ou questionável. Confira:

La La Land: Cantando Estações (2016)

Divulgação / Summit Entertainment

No tão aclamado La La Land, o pianista Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz Mia (Emma Stone), e os dois se apaixonam. Em busca de oportunidades para suas carreiras em Los Angeles, o casal tenta fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem seus sonhos. Esse é um filme que certamente irá deixar muitas pessoas abaladas. A força do final é absurda, visto que, há um deslumbre perfeito e uma realidade inevitável.

Prepare os lenços, você vai se emocionar! Confira a nossa crítica.

Creed II (2019)

Divulgação / Warner Bros. Pictures

Nessa aguardada sequência do bem sucedido Creed: Nascido para Lutar, Adonis (Michael B. Jordan) enfrenta o maior desafio de sua vida: Viktor Drago (Florian Munteanu), o filho de Ivan Drago (Dolph Lundgren). Ao lado de Rocky Balboa (Sylvester Stallone) eles enfrentam o passado para descobrir pelo quê vale a pena lutar. Creed II emociona quando mostra que todos podem ter uma segunda oportunidade. As sequências finais trazem uma conclusão bonita e sólida para a história.

Cisne Negro (2011)

Divulgação / Fox Searchlight Pictures

Nesse filme tão cultuado, acompanhamos Nina (Natalie Portman), uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua bailarina para a produção de estreia de O Lago dos Cisnes, Nina torna-se sua primeira escolha.

Sua concorrente é a novata Lily (Mila Kunis) e, embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily é quem personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas se transforma em uma amizade distorcida, então, ao fim do filme, não sabemos mais no que acreditar. Distorções da realidade se tornam presentes e temos um desfecho de tremendo impacto, em que há uma personificação triste e perfeita.

Operação Presente (2011)

Divulgação / Sony Pictures

Nessa animação tão querida, o Papai Noel entrega presentes para todas as crianças do mundo. No entanto, nesse Natal, alguém corre o risco de ficar sem presente. Dessa forma, Arthur (James McAvoy), o filho do Papai Noel, deve realizar a seguinte missão: entregar o presente de uma garotinha o mais rápido possível. Ao fim da história, podemos chegar a conclusão de que, por mais que a felicidade dos outros seja imporante, também merecemos ser felizes.

A Vida Invisível (2019)

Divulgação / Vitrine Filmes

Em A Vida Invisível, um dos nossos melhores filmes nacionais, somos situados no Rio de Janeiro dos anos 1950. Guida (Julia Stockler) e Eurídice (Carol Duarte) são duas irmãs, que foram cruelmente separadas e impedidas de viver os sonhos que alimentaram tanto na adolescência. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas sofrem para seguir em frente.

Somos preparados o tempo todo, para uma situação em específico acontecer. O final nos surpreende por subverter isso e ainda sim, permanecer consistente e emocionante.

Como Treinar o Seu Dragão (2010)

Divulgação / Paramount Pictures

Na animação, conhecemos Soluço (Jay Baruchel), um adolescente viquingue da ilha de Berk, onde lutar contra dragões é um meio de vida. Suas opiniões divergentes e seu senso de humor estranho o tornam um jovem desajustado. Jogado em uma escola de combate a dragões, ele quer provar ser um verdadeiro viquingue, porém, ao fazer amizade com um dragão machucado, ele tem a oportunidade de mudar o futuro de seu povo.

O final é incrível, pois ele mostra que podemos mudar nossa forma de viver em prol da amizade.

Star Wars V: O Império Contra-Ataca (1980)

Divulgação / 20th Century Fox

Nessa tão amada sequência de Star Wars IV: Uma Nova Esperança, Yoda (Frank Oz) treina Luke Skywalker (Mark Hamill) para ser um Jedi completamente instruído. Enquanto isso, Han Solo (Harrison Ford) fica cada vez mais próximo da Princesa Leia (Carrie Fisher), e Darth Vader(James Earl Jones) retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia.

Esse filme nos apresenta, ao seu fim, um dos maiores plot twists da história do cinema. Não sabemos como será a jornada desse herói a partir disso, o conflito se estabelece. É no final também, onde finalmente temos a formação do casal mais icônico da saga e excelentes brechas para uma continuação.

 Os Vingadores (2012)

Divulgação / Walt Disney Studios Motion Pictures

Nesse filme tão memorável do UCM, Loki (Tom Hiddleston), ganha acesso ao poder ilimitado do cubo cósmico ao roubá-lo, Nick Fury (Samuel L. Jackson), reúne imediatamente os únicos super-heróis que conseguirão defender a Terra dessa ameaça.

Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) Capitão América (Chris Evans), Hulk (Mark Ruffalo), Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) formam a equipe que Fury precisava, no entanto, eles precisam aprender a colocar os egos de lado e agir como um grupo.

Ao fim dessa grande história, aprendemos que independente das diferenças, quando se trata do bem comum, podemos juntos ser uma força maior para o bem.

Era uma Vez em… Hollywood (2019)

finais marcantes
Divulgação / Sony Pictures Releasing

No nono filme de Quentin Tarantino, somos situados ao fim da década de 1960. Hollywood começa a sofrer transições e o astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt) tentam acompanhar as mudanças. Enquanto isso, acompanhamos o dia a dia Sharon Tate (Margot Robbie), uma grande estrela da época.

Quem conhece a verdadeira história, que parte do filme se baseia, sabe o impacto que o final possui. A violência inventiva e prática do diretor, as subversões de expectativa e a última cena tornam todo o desfecho muito especial. É épico, vingativo e doce. Confira a nossa crítica.

MIB³ – Homens de Preto 3 (2015)

finais marcantes - MIB³ - Homens de Preto 3
Divulgação / Columbia Pictures

No encerramento da trilogia MIB, um extraterrestre planeja voltar no tempo para matar o Agente K (Tommy Lee Jones), mudando o curso da história e colocando a humanidade em risco. Para salvar não apenas a vida do parceiro, mas também o mundo, o Agente J (Will Smith) também viaja ao passado para impedir o crime. Na conclusão dessa história, podemos facilmente dizer que a amizade e a confiança são os pilares principais para uma boa parceria.

Star Wars IX: A Ascensão Skywalker (2019)

finais marcantes - Star Wars IX: A Ascensão Skywalker
Divulgação / Walt Disney Studios Motion Pictures

Agora, chegando aos finais não tão bons assim, temos Star Wars IX: A Ascensão Skywalker. Nessa conclusão de saga, temos o retorno do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) e, com isso, a Resistência toma a frente da batalha. Treinando para ser uma Jedi completamente instruída, Rey (Daisy Ridley) se encontra em conflito com passado e futuro, e teme pelas respostas que pode conseguir com Kylo Ren (Adam Driver).

O final desse filme é bastante estranho. A batalha final não empolga, não há ousadia e a última cena do filme é justamente uma descendente direta do Palpatine levando o legado dos Skywalker adiante. Essa conclusão parece bem bagunçada e desconexa com o restante da saga. Confira a nossa crítica.

Uma Segunda Chance para Amar (2019)

finais marcantes - Uma Segunda Chance para Amar
Divulgação / Universal Pictures

Por fim, temos Uma Segunda Chance para Amar, onde acompanhamos a jovem Kate (Emilia Clarke), uma londrina frustrada que trabalha como elfa em uma loja de Natal o ano todo. Porém, as coisas logo mudam para melhor quando ela conhece Tom (Henry Golding), um rapaz encantador. À medida que a cidade se transforma na época mais esperada e linda do ano, a crescente atração de Tom e Kate se transforma no melhor presente de todos: um romance de Natal.

O final é questionável, já que ele mostra que nem sempre iremos encontrar nossa alma gêmea, mas devemos viver como se já tivéssemos a encontrado. Confira a nossa crítica.

—

Quais são seus finais favoritos do cinema? E os que você menos gosta? Deixe nos comentários!

EnviarCompartilhar378Tweet236Compartilhar
Karlos Eduardo

Karlos Eduardo

Apesar de ainda jovem e eternamente aprendiz, completamente apaixonado por toda a beleza que compõe o cinema. Tentando sempre expandir mais o olhar cinematográfico com minhas fontes de inspiração, seja nos próprios filmes ou em quem fala sobre eles.

Artigos relacionados

Especial | Conheça O Espetacular Homem-Aranha de 2008

Especial | Conheça O Espetacular Homem-Aranha de 2008

A Odisseia | Confira o elenco da próxima produção de Christopher Nolan

Imagem de destaque da crítica de Os Vingadores

Crítica | Os Vingadores (2012)

EM ALTA

  • Halloween: entenda a ordem cronológica dos filmes da franquia

    Halloween: entenda a ordem cronológica dos filmes da franquia

    1399 Compartilamentos
    Compartilhar 559 Tweet 349
  • Quem são as Mulheres-Aranha da Marvel?

    5346 Compartilamentos
    Compartilhar 2139 Tweet 1336
  • Resenha | O Caso de Lady Sannox — Arthur Conan Doyle

    651 Compartilamentos
    Compartilhar 260 Tweet 163
  • Resenha | Deadly Class: Vol. 3

    557 Compartilamentos
    Compartilhar 223 Tweet 139
  • Review | Horizon Chase 2 (PC)

    625 Compartilamentos
    Compartilhar 250 Tweet 156
Anúncio
Anúncio
Instagram Twitter Whatsapp Facebook Youtube

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

Olá (de novo)! 💛

Acesse sua conta

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Por favor, informe seu nome de usuário ou email para repor sua senha

Entrar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.