O universo criado por J. R. R. Tolkien dispõe de seres épicos e poderosos. Como é o caso dos Valar e os Maiar, que fazem parte dos Ainur. Mas, o que são os Ainur?
Nas histórias de Tolkien, existe um Deus chamado Eru Iluvatar e ele criou os Ainur — também chamados de anjos — nas profundezas do tempo, antes do início do Mundo.
“Havia Eru, o Único, que em Arda é chamado Ilúvatar, e ele fez primeiro os Ainur, os Sagrados, que eram os filhos de seu pensamento …”
– Primeiras Palavras do Ainulindalë. (trecho de O Silmarilion)
Nós, do Código Nerd 42, vamos explicar o que são esses seres poderosos que habitam o universo de O Senhor dos Anéis. Confira.
O que são os Ainur?
Os Ainur eram os espíritos primordiais que existiam antes da criação. Cada um recebeu conhecimento de uma parte da mente de Ilùvatar. E, ao lado de Iru, criaram o mundo de Arda através de uma música chamada Ainulindalë.
Após a criação do mundo, muitos destes seres desceram para viver nele com livre arbítrio. Além disso, eles foram designados a orientar e ordenar o crescimento deste mundo.
Havia muitos deles, no entanto, quinze eram mais poderosos que os demais. Destes quinze, quatorze vieram a se tornar os Valar.
Já o décimo quinto, Melkor — um dos mais poderosos dos Ainur ao lado de Manwë —, tornou-se o primeiro Senhor Sombrio deste universo.
Os demais que possuíam menos poder, vieram a se tornar os Maiar, como, por exemplo, Gandalf e Sauron. No entanto, estes ainda eram bastante poderosos em comparação aos demais seres do mundo.
Os Valar
Os quinze Valar que criaram Arda moravam na ilha secreta de Almaren, mas mudaram-se para Aman e fundaram Valinor depois de Almaren ser destruída.
Cada um destes possuíam habilidades e características diferentes. O grande Rei dos Valar, Líder dos Ainur, Rei Ancião de Arda, era Manwë. Ele comandava os ventos e o ar, e as Grandes Águias são suas servas.
Varda foi quem encheu as Duas Lâmpadas no extremo Norte e Sul com luz divina para iluminar o mundo pela primeira vez. Além disso, ela é a responsável pelo nascimento do Sol e da Lua, e dos primeiros homens.
Já Ulmo, o Rei dos Mares, poucas vezes apareceu em sua forma física. Mandos, também chamado de O Justo, é Guardião dos Salões dos Mortos, onde ele convoca os espíritos dos mortos.
Vairë foi a Tecelã do Tempo. Foi ela quem teceu as histórias do mundo em tapeçarias, retratando todas as coisas que já existiram no tempo. A Senhora da Misericórdia era Niena, conhecedora da dor e da tristeza, que vive sempre de luto. No entanto, aqueles que a ouvem, conquistam a sabedoria e perseverança na dor.
Irmo, o Mestre dos Sonhos, nunca trabalhava ao ar livre e seu poder era invisível. Além disso, sua influência era sutil até mesmo para os sábios.
Outros Valar
Estë podia curar todas as mágoas e cansaços. Tulkas foi o Campeão dos Valar, sua força física superava a de todos os outros. Além disso, Melkor o temia mais que todos.
Ainda existiam outros, como, por exemplo, Nessa, a Dançarina, conhecida por sua velocidade; Oromë, O Caçador dos Valar, também chamado de O Grande Cavaleiro; e Vána, que por onde passa fazia as flores brotarem.
Os dois últimos são Yavanna, A Rainha da Terra, responsável pelo crescimento e nutrição de todos os frutos e coisas crescentes de Arda. E Aulë, O Grande Ferreiro, que moldou e fabricou as substâncias das quais Arda era composta.
Melkor, o inimigo Sombrio
Melkor, ou Morgoth, também era um Ainur, considerado o mais poderoso deles. No entanto, o ciúme e a fome de poder o levou a caminhos distintos dos demais.
Durante a Música que criou Arda, houve uma perfeita harmonia entre os Ainur. No entanto, Melkor trouxe discórdia e caos para a composição. Ele queria desfazer o mundo que os outros Ainur ajudaram a criar.
Além disso, Melkor corrompeu os primeiros filhos de Iluvatar, os Elfos, transformado-os nos Orcs. Tal acontecimento resultou na Guerra pelo Bem dos Elfos, entre os Valar e Melkor, que durou muitas décadas. No entanto, o vilão perdeu, sendo posteriormente preso nos Salões de Mandos por muitas Eras.
Mas, por conta da misericórdia dos Valar, o Rei Sombrio foi liberto. Os mesmos acreditavam que ele havia mudado, no entanto, estavam errados. Melkor voltou para a Terra-Média e continuou seus maus caminhos sob o nome de Morgoth.
Ele trouxe caos e desordem ao mundo até a Guerra da Ira, onde finalmente foi derrotado e mandado para o Vazio Atemporal.
Os Maiar
Os Maiar eram seres poderosos que habitavam Arda. Assim como os Valar, estes eram Ainur também, no entanto, inferiores nos poderes.
Eles surgiram durante os Anos Valianos, que duraram 5.000 Anos Valianos na história de Arda, com objetivo de auxiliar os Valar na criação do Mundo. Seus líderes eram Eönwë, porta-estandarte e arauto de Manwë, e Ilmarë, a serva de Varda.
Embora os anos Valianos tenham terminado no nascer do Sol durante a Primeira Era, alguns Maiar continuaram vivendo até os dias atuais. E estes foram: Aiwendil (Radagast, Alatar (Morinehtar),Arien, Curumo (Saruman), Eönwë, Gothmog, Ilmarë, Mairon (Sauron), Maldição de Durin, Melian, Olórin (Gandalf), Ossë, Pallando (Rómestámo), Salmar, Tilion e Uinen.
Você já sabia o que são os Ainur? Conte-nos qual é o seu preferido nos comentários.
Fontes: Feededigno | Steamcommunity
Leia mais sobre: O Senhor dos Anéis