Dirigido por Eduardo Coutinho, Edifício Master segue sendo um dos grandes clássicos do cinema nacional. Sua criatividade e simplicidade o deixam atemporal.
O documentário, de atmosfera hipnotizante, traz algo único diante do que normalmente consumimos.
O enredo de Edifício Master
O documentário registra a vida dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, e apresenta um vasto painel de histórias. Com 276 apartamentos e 12 andares, o ambiente serve de moradia aos entrevistados, que revelam dramas, solidões, desejos e vaidades.
Por que Edifício Master continua tão bom?
A ideia do projeto já é genial, mas a execução é sublime. Coutinho e sua equipe, tiveram o trabalho de “apenas” conversar com essas pessoas, mas isso já foi o bastante para nos mergulhar em cada um desses mundos. Assim, em cada porta que você entra é uma jornada diferente.
O documentário, de quase duas horas, transmite muita tristeza, mas também muita felicidade. Nesse sentido, você se questiona da sua própria vida, e de como teria sido viver todas essas histórias, cada uma mais surpreendente do que a outra.
A simplicidade de Edifício Master
A experiência se mostra palpável quando a vida real é mostrada, afinal, nada disso é ficção, por isso é cativante. São diferentes pessoas relatando sobre suas vidas, é isso que te deixa próximo de tudo. Além disso, é notável como Coutinho instiga as pessoas a falarem mais; é um diretor que, definitivamente, tem controle.
Há um perfeito equilíbrio nessa obra: é hilária, melancólica, fofa… todo o tipo de emoção se encontra no projeto. São conversas repletas de ensinamentos, particularidades, reflexões e detalhes do cotidiano que tornam a produção tão especial.
Exemplos
Como são muitas histórias, algumas delas te marcarão de alguma forma. Existe história de roubo, tentativas de suicídio, histórias de amor, prostituição, e até história envolvendo Frank Sinatra.
A variedade de pessoas e como tudo é conduzido, é brilhante. Pois, temos jovens e idosos, e dentro disso percepções, ideais, opiniões e concepções de vida diferentes. Além da montagem, que sempre consegue alternar com perfeição entre as portas que você entra.
Portanto, a humildade, espontaneidade e simplicidade, definem Edifício Master, tornando-a uma grande experiência imersiva.
Leia mais sobre: Cinema nacional