Moana 2, a sequência do longa animado de 2016, chega aos cinemas. Mas será que faz jus a história tão cativante do primeiro filme? Confira nossa crítica de Moana 2.
É hora de ir além
Moana, agora uma navegadora, sonha em encontrar outros povos. Porém, a cada viagem isso se prova um desafio maior. O que ela não sabe, entretanto, é que um Deus amaldiçoou os humanos para ficarem separados.
Apesar de seu amigo Maui querer protegê-la, ele ainda precisa de sua ajuda, assim como ela. Afinal, explorar o oceano além do que ela conhece, não é uma tarefa para apenas uma pessoa.
A Disney sendo “moleque”
Uma das gírias atuais para expressar ingenuidade, talvez indique a mudança mais significativa de Moana 2. Um dos estúdios que conseguem fazer histórias tão atemporais e marcar gerações, agora consegue fazer a animação mais esquecível do seu acervo.
Não podemos dizer se o áudio original — assistimos apenas à versão dublada — contém um catálogo tão grande de gírias no seu roteiro, mas a dublagem consegue rechear seu repertório. Apesar de parecer algo para aproximar o público jovem da animação, é algo que daqui a uns três anos levará o público a achar meio estúpido a animação, e deixar de assisti-la. Nesse sentido, Moana 2 perde um detalhe tão característico do estúdio Disney.
Outro fator negativo são suas canções. Apesar de serem bem ritmadas, elas não tem apego a história e não pegam o público. Provavelmente, você não vai sair cantando nenhuma delas por aí, e nem dará um play no álbum.
Outro formato poderia funcionar?
A ideia inicial era fazer uma série animada, como anunciado no Investor Day de 2020. Porém, segundo os produtores, a história era muito grande para uma série, e assim foi decidido fazer um longa para os cinemas.
É difícil dizer se em formato de série funcionaria melhor, considerando a história fraca, musicas muito simples, o excesso de gírias e a falta de um antagonista. Sim, não há vilão nessa história, apesar de o marketing vender outra coisa, você não vai ver Moana enfrentando nenhum ser mágico.
Talvez a série também não empolgaria, e ficaria esquecida em meio a outras produções do Disney+.
A Avaliação
Moana 2 (2024)
Um longa divertido, mas sem as músicas cativantes e uma história marcante.
Detalhes da avaliação;
-
Nota