Apesar de uma carreira como que data de 1995, Michael Bay não possui tantos trabalhos como diretor. Contudo, suas obras são memoráveis, por serem consideradas grandes blockbusters de ação. Aqui, listamos 5 filmes obrigatórios do Michael Bay, por ordem cronológica. Confira:
Os Bad Boys (1995)
Começamos com o primeiro trabalho de Michael Bay nas telonas, e aqui ele já mostra um pouco de sua veia, com uma trama de muita ação, com muita comédia envolvida, já que o longa é estrelado por Will Smith e Martin Lawrence. A aposta se mostrou certeira.
Na trama, os policiais parceiros Lowrey (Will Smith) e Burnett (Martin Lawrence) são os oficiais encarregados de encontrar um carregamento de heroína roubada. Durante a investigação, uma testemunha liga para Lowrey, mas quem atende é Burnett e ele decide se passar pelo parceiro, trocando de lugar para levar a investigação adiante.
Os Bad Boys possui nota 6,8 no IMDb, mas a aprovação no Rotten Tomatoes é baixa, com 42%. Para o público possui uma aceitação melhor, chegando a 78% e está disponível na Netflix.
A Rocha (1996)
Michael Bay retorna em um thriller com uma trama muito bem construída e estrelada por astros da década de 90. Mostrando um amadurecimento com relação ao filme anterior, o filme mostra uma trama ágil, com muita adrenalina e aposta em nomes como Sir Sean Connery, Ed Harris e o imortal Nicolas Cage.
A história do filme conta que um herói da Guerra do Vietnã, General Francis X. Hummel, (Ed Harris) em conjunto com ex-soldados que fizeram parte do seu pelotão, tem em seu poder armas nucleares. Ele se instala em Alcatraz, a famosa prisão de São Francisco, e faz 81 reféns. Exige o pagamento de um resgate de 100 milhões de dólares, caso contrário disparará as armas químicas.
As autoridades então mandam para a ilha um grupo de combatentes com a finalidade de deter Hummel e entre eles está Stanley Goodspeed (Nicolas Cage), um jovem especialista em armas químicas. Também está o criminoso John Patrick Mason (Sean Connery), o único homem que conseguiu escapar com vida de Alcatraz e guiará o grupo.
A Rocha possui nota 7,4 no IMDb e aprovação no Rotten Tomatoes de 68%. Para o público, a aceitação é de 85% e está disponível na Star+.
Transformers (2007)
Possivelmente o filme que elevou o status de Michael Bay a outros patamares, Transformers é a tentativa da Hasbro de colocar novamente seus bonecos em evidência e a melhor forma foi transformando-o em uma série caça-níqueis, com mais quatro filmes, cada um com mais explosões e menos nexo.
O filme conta a história da guerra entre duas raças alienígenas, os Autobots e os Decepticons, que entram em guerra e destroem seu planeta Cybertron. Com isso, Megatron, o líder dos Decepticons, vem à terra atrás do Cubo de Cybertron, o All Spark, contudo, sua missão fracassa, já que ele fica congelado no Ártico.
Sam Witwicky (Shia LaBeouf), um garoto que sonha ter um carro, ganha um antigo Camaro de presente do seu pai, ao passo que ele descobre ser o Autobot Bumblebee disfarçado, que veio à terra em missão de reconhecimento. Um antepassado de Sam possui relação com o All Spark e uma guerra poderá ocorrer em nosso planeta.
Transformers possui nota 7,1 no IMDb. No Rotten Tomatoes, sua avaliação deixa um pouco a desejar, alcançando 58% de aprovação. Mas agradou muito ao público, atingindo 85% e está disponível no Telecine.
Sem Dor, Sem Ganho (2013)
Mais um filme de ação com muito humor ácido. A diferença aqui é que se trata de uma história incrivelmente real, sobre um golpe milionário ocorrido na Miami da década de 90, orquestrado por um personal trainer fisiculturista, um amigo dele e um ex-presidiário.
A trama se desenvolve em torno de Daniel Lugo (Mark Wahlberg), um ambicioso fisiculturista que vê uma oportunidade de aplicar um golpe no milionário Victor Kershaw (Tony Shalhoub). Para isso ele contará com a ajuda de seu amigo e seguidor Adrian Doorbal (Anthony Mackie) e de um ex-presidiário Paul Doyle (Dwayne Johnson).
O plano funciona, mas por não evitarem certas situações, logo o investigador Ed Dubois (Ed Harris) encontra a pista e começa a perseguir os bandidos. Inicia-se então um jogo de gato e rato onde o inspetor não medirá esforços para prender o trio. E isso os colocará em situações engraçadas e, simultaneamente, com ação frenética.
Sem Dor, Sem Ganho possui nota 6,7 no IMDb. No Rotten Tomatoes, a opinião não é muito dividida, sendo que tem aprovação de 50% da crítica e 47% do público e está disponível na Netflix e no Telecine.
13 Horas (2016)
Parece que após Sem Dor, Sem Ganho, Michael Bay achou interessante dirigir filmes baseados em histórias reais. Com isso, ele resolveu contar a história de seis soldados em uma missão, lançando o filme 13 Horas.
No filme, seis soldados do setor privado trabalham para CIA em um complexo que fica na região da Líbia, mais precisamente em Benzaghi, no ano de 2012. Eles precisarão defender um posto diplomático que será atacado por um grupo terrorista para poder “comemorar” o aniversário do dia 11 de setembro.
13 Horas tem nota 7,3 no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, não agradou muito à crítica, tendo um total de aprovação de 51%, contudo com o público a aceitação foi bem maior, chegando a 82%. Está disponível na Netflix e na Amazon Prime.
—
E você? Qual filme do diretor Michael Bay você mais gosta? Ou não gosta de nenhum? Qual faltou na lista? Comente.