Está chegando o filme mais aguardado do ano. Vingadores: ultimato chega no próximo dia 25 deste mês, e para preparar terreno, que tal relembrar os filmes que compuseram esse universo? Ao longo de 10 anos foram 21 filmes, divido em 3 fases. Vamos algumas curiosidades!
Homem de Ferro
Tudo começou em 30 de abril de 2008, quando o primeiro Homem de Ferro chegava aos cinemas. Foi o primeiro longa desenvolvido pela própria Marvel. Quem diria que um legado estava nascendo não é mesmo?
Mas toda obra precisa de um bom diretor e, com esse não foi diferente. Em 1999, o diretor Quentin Tarantino foi convidado, em 2001 passou pelas mãos de Joss Whedon, em 2004 por Nick Cassavetes, até que Jon Favreau assumiu o posto, desistindo de fazer o filme do Capitão América. Para o papel do protagonista, aquele que viria a ser cara do universo, foram cotados atores como Nicolas Cage e Tom Cruise. Mas, o papel ficou mesmo com Robert Downey Jr, que se imortalizou como Tony Stark. Para o papel de sua assistente, e futura namorada, Rachel MacAdams foi a primeira escolha, mas com a recusa, do convite o papel foi para Gwyneth Paltrow. Nem tudo acabou para Rachel, já que ela retornou para este universo.
Tivemos importantes personagens apresentados nesse filme como o General Jim Rhodes, vivido pelo ator Terrence Howard, além de outras participações especiais no longa, Shaun Toub, sendo Ho Yen o cientista preso junto de Tony que acaba sendo sua maior inspiração para ser herói, Leslie Bibb como a jornalista Christine Everhart, mas sem dúvida, a mais importante é de Clark Gregg como o Agente Phil Coulson. Talvez nossa ingenuidade não nos tenha permitido ver a grandiosidade que vinha por aí, quer dizer antes dos créditos finais. Não podemos esquecer que o diretor arrumou um personagem para si, e ele continua até hoje, Happy Hogan que nesse longa aparece apenas como motorista do Stark.
Como filme visou a tecnologia dos filmes atuais, o JARVIS acabou se tonam uma inteligência artificial companheira de Stark. Cuja voz é cedida pelo ator Paul Bettany, cujo futuro reservava muito mais.
Todo grande filme precisa de um vilão, e para o cargo foi escolhido o ator Jeff Bridges como Obadiah Stane que se mostrou ser o Monge de Ferro.
Nesse primeiro filme foram introduzidas cenas pós créditos, que viriam a ser muito populares nos outros filmes da saga. Vimos Nick Fury, interpretado por Samuel L Jackson, falando sobre o projeto Vingadores. Enfim percebemos que algo grandioso estava por vir.
Outra marcar registrada são as participações de Stan Lee, o quadrinista responsável pela criação de mais da metade desses personagens. Nesse longa, ele aparece quando Tony chega a uma festa e toca no seu ombro.
O Incrível Hulk
Dando seguimento ao universo, em 13 de junho de 2008, foi lançado O Incrível Hulk, com Louis Leterrier como diretor que, apesar de ter interesse de dirigir Homem de Ferro, recebeu o convite dos produtores para este longa. Inclusive, ele trouxe o ator Tim Roth para o papel de vilão, o soldado Emil Blonsky que depois se tornou o Abominável.
Para protagonista, escolheram Edward Norton, seu par romântico Beth Ross (e não a Viúva Negra por favor né Marvel) foi vivida pela atriz Liv Tyler, eternizada pelos filmes do Senhor dos Anéis. Para o grande antagonista, General Ross, o ator Willian Hurt. Também tivemos ótimas participações nesse filme: Tim Blake Nelson como Samuel Sterns (esquecido do universo), Ty Burrel como Dr. Samson como namorado da Betty no longa, uma atriz brasileira, já que o começo do filme se passa no Rio de Janeiro, Débora Nascimento como Martina, Stan Lee como homem bebendo refrigerante e, na cena pós créditos, o retorno de Robert Downey Jr como Tony Stark falando sobre o grupo que está formando para o General Ross.
Homem de Ferro 2
Dando sequência, em 30 de abril de 2010 estreava Homem de Ferro 2, com o retorno de Jon Favreau na direção e como Happy Hogan, Robert Downey Jr como Tony Stark, Gwyneth Paltrow como Pepper Potts, Leslie Bibb como a jornalista Christine Everhart e Paul Bettany como Jarvis. Para o vilão o ator Mickey Rourke como Ivan Vanco o Chicote Negro. Para o antagonista Justin Hammer foi considerado o ator Al Pacino, mas foi interpretado por Sam Rockwell.
Fomos apresentados a uma figura importante no universo, Viúva Negra, que inicialmente seria interpretada pela atriz Emily Blunt, mas por estar em outro filme recusou e o papel ficou com Scarlett Johansson.
Terrence Howard não retornou para o papel de Jim Rhodes e, devidos a problemas contratuais com a Marvel, seu personagem foi interpretado por Don Cheadle que permanece no universo até hoje. Inclusive Rhodes se tornou o Máquina de Combate e mais tarde se Tornaria o Patriota de Ferro. Outro com problemas no contrato foi o ator Samuel L Jackson que quase não retornou para interpretar Nick Fury, mas conseguiu um acordo e assinou para participar de nove longas na Marvel. Tivemos a presença importante do pai de Tony, Howard Stark, cujo principal cotado para o papel era Tim Robbins mas acabou com John Slattery. Clark Gregg retornou como Phil Coulson, mesmo que brevemente, mas sua participação era apresentar o novo herói que estava por vir. Garry Shandling foi o Senador Stern, que no futuro se revelou um membro da Hidra.
Tivemos três participações especiais nesse longa, duas atrizes que ainda fariam personagens na Marvel pelo Studio da Fox: Kate Mara como Bethany Cabe, a personagem Susan Stonr no fracassado Quarteto Fantástico, Olivia Munn como Chess Roberts, a Psiloque em X-men Apocalipse, e Stan Lee fazendo sua ponta como Larry King.
Thor
Em 29 de abril de 2011 chegava aos cinemas Thor, como já havia sido sugerido na cena pós créditos de Homem de Ferro 2.
O longa poderia ter sido dirigido por Sam Raimi em 1990, mas o diretor acabou fazendo a trilogia do Homem Aranha. Em 2004 Davids Goyer chegou a negociar a possibilidade de dirigir o filme. Em 2005 pensaram em Mathew Vaughn, que acabou fazendo o Kick Ass. Em 2008 D. J. Caruso foi catado para o cargo também, mas o longa acabou nas mãos de Kenneth Branagh que, na época, se declarou ser fã do personagem desde a infância.
Para protagonista fizeram testes Charlie Hunnam, Alexander Skarsgard, Liam Hemsworth, Joel Kinaman e Tom Hiddleston, mas o favorito foi Chris Hemsworth. De acordo com os produtores, no minuto que ele entrou era como se fosse o próprio Thor. Curiosamente o ator Tom Hiddleston, que fez teste inicialmente para Thor, mesmo não conseguindo o papel, foi tão bem no teste que lhe ofereceram o vilão, o meio irmão de Thor, Loki. Ele desbancou atores como Jim Carrey e Josh Hartnett, cotados inicialmente para o personagem.
A atriz Gemma Arterton foi cogitada para o papel de Jane Foster, mas Natalie Portman aceitou devido a oportunidade de trabalhar com o diretor Branagh em um filme de herói.
Jessica Biel e Diora Baird foram cogitadas para o papel de Sif, que ficou para Jaime Alexander, Brian Blessed foi cogitado para ser o Odin, que foi vivido por Anthony Hopkins.
O papel de Fandal tem uma história cômica: o primeiro ator escolhido foi Zachary Levi (o atual Shazam), mas na época estava gravando o seriado Chuck por isso desistiu do papel. Dominic Cooper chegou a ser cogitado (mesmo não sendo escolhido foi outro personagem nesse universo). O papel seria de Stuart Towsend, mas depois de uma briga com os produtores foi substituído por Josh Dallas.
O longa contou com a participação de Stellan Skargard como Doutor Erik Selvig, Idris Elba como Heimdall, Ray Stevenson como Volstagg, Kat Dennings como Darcy Lewis, Renne Russo como Frigga, o retorno de Clark Gregg como Phil Coulson, Tadanobu Asano como Hogun, o antagonista Laufey foi interpretado por Colm Feore, também sendo apresentado nesse longa o ator Jeremy Renner como Gavião Arqueiro. Stan Lee participou como o homem da caminhonete, e para o pós créditos tivemos o retorno de Samuel L Jackson como Nick Fury falando com Selvig sobre o Tesseráctis.
Capitão América: Primeiro Vingador
O último e o mais importante herói a ser introduzido no universo, chegou um 29 de julho de 2011.
Para a direção a primeira opção foi Jon Favreau, que optou pelo Homem de Ferro. Nick Cassavetes também foi cotado e o diretor Louis Letterier se ofereceu para o cargo após ver uma arte conceitual do longa, porém sua oferta foi recusada. Joe Johnston foi o escolhido por seus trabalhos em filmes de época.
Para o papel de Capitão América foram cogitados os atores Sam Worthington e Will Smith. Fizeram teste para o papel Garreth Hedlund, Channing Tatum, Scott Porter, Mike Vogel, Ryan Philippe, Wilson Bethel, John Krasinsky, Michael Cassidy, Chace Crawford, Jensen Ackles, Kellan Lutz, Alexander Skarsgard e até mesmo Sebastian Stan, que acabou sendo o melhor amigo do Capitão, Buck. O escolhido foi o ator Chris Evans, que não aceitou de início por medo da associação ao papel como Johnny Storm nos dois filmes do Quarteto Fantástico (2005 e 2007). Depois de recusar por três vezes foi convencido a aceitar.
Novamente Emily Blunt voltou ao radar com a oferta do papel de Peggy Carter, mas recusou. As atrizes Jeira Knightey e Alice Eve foram cotadas, ma a escolhida foi Hayley Atwell (a personagem, mais tarde, ganhou uma série que durou 2 temporadas).
O filme poderia ter contado com as participações dos personagens Wolverine e Magneto, na época eles pertencia ao estúdio 20th Century Fox (hoje pertencente a Disney).
Entre as participações do filme temos: Tommy Lee Jones como General Chester Phillips, Dominic Cooper como a versão jovem de Howard Stark, Stanley Tucci como o Doutor Abraham Erskine, responsável por criar o soro do super soldado, a equipe do Capitão temos Neal Mc Donaugh como Dum Dum Dugan, Derek Luck como Gabe Jones, Kenneth Choi como Jim Morita, J. J. Feild como Montgomery Falsworth.
A dupla de vilões é composta por Hugo Weaving como Caveira Vermelha, que devidos a problemas com a Marvel ele não retornou mais para o personagem, e por Toby Jones como Armim Zola.
Nos minutos finais tivemos Samuel L Jackson, novamente como Nick Fury, Stan Lee como um dos generais numa apresentação do Capitão América e, apesar de passar quase despercebida, a atriz Natalie Dormer é Lorraine, uma das soldadas a dar uns beijos no Capitão.
Nos pós créditos temos o trailer dos Vingadores.
Vingadores
Finalmente uma das maiores reuniões aconteceu. Em 27 de abril de 2012 era lançado o primeiro Vingadores dirigido por Joss Whedon. Robert Downey Jr como Homem de Ferro, Chris Evans como Capitão América, Chris Hemsworth como Thor, Jeremy Renner como Gavião Arqueiro, Scarlet Johansson como Viúva Negra, para o papel de Bruce Banner/Hulk o ator Edward Norton teve problemas durante as negociações para retornar assim foi substituído por Mark Ruffalo. Estes são os Vingadores originais do cinema. Também contando com os retornos de Samuel L Jackson como Nick Fury, Clark Gregg como o Agente Phil Coulson, Gwyneth Paltrow como Pepper Potts, Paul Bettany como a voz de Jarvis e Stellan Skarsgard como Doutor Erik Selvig e Tom Hiddleston como o vilão Loki
Apesar de seu personagem falecer no filme, o Agente Phil Coulson se tornou tão popular que foi ressuscitado no seriado Agents of SHIELD, em exibição até hoje.
Também fomos apresentados a Maria Hill o braço direito de Fury. Para esta personagem foram cotadas as atrizes Morena Baccarin, Jessica Lucas e Mary Elizabeth Winstead, mas o papel foi para Cobie Smulders a Robin Scherbatsky de How I Met Your Mother.
Mas claro, o maior ainda estava por vir, como foi mostrado nos pós créditos Thanos estava se preparando. Aqui ele foi interpretado pelo ator Damion Portier.
Assim a fase 1 foi encerrada, não perca as próximas matérias e continuamos na contagem regressiva para Vingadores: Ultimato.