Enfim chegou o dia dos Nerds — ou nem tanto. Fato é que dia 25 de maio é considerado por muitos como o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha. Talvez uma boa parte não saiba o significado do Dia da Toalha, por isso hoje mochileiros e caroneiros vamos embarcar numa jornada de descoberta desse dia especial!
Douglas Adams

Nascido em março de 1952 na Inglaterra, Douglas Noel Adams foi, em um dos seus cargos, radialista. Em 1978 foi convidado para fazer um programa, na Rádio BBC 4, sobre uma série de comédia de ficção científica. Assim nasceu “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. O autor teve a ideia após fazer uma viagem para Innsbruck na Áustria. Onde bêbado num campo olhando as estrelas e ao seu lado estava o “Guia do Mochileiro para a Europa”, ele pensou “Alguém deveria escrever o guia do mochileiro das galáxias.” A série foi de fato um sucesso, a BBC chegou a encomendar 5 episódios que foram ao ar em 1980. Alguns anos mais tarde Adams resolveu transformar o programa de rádio em livro, o que rendeu “uma trilogia de cinco volumes”, são eles: O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979), O Restaurante no Fim do Universo (1980), A vida, o Universo e Tudo Mais (1982), Até mais, e Obrigado Pelos Peixes (1984) e Praticamente inofensiva (1992)
Há um outro livro, escrito por Eoin Colfer e publicado com a autorização dos herdeiros de Adams, chamado de E tem outra coisa … (2009), que pode ser considerado como o sexto livro do Guia do Mochileiro das Galaxias.
Douglas Adams veio a falecer em 11 de maio de 2001, aos 49 anos por conta de um ataque cardíaco. Após um fã sugerir uma homenagem a ele, duas semanas depois, os fãs foram as ruas com o item mais importante de um mochileiro das galaxias: a toalha. A partir desse dia, 25 de maio de 2001, instituiu-se o Dia da Toalha.
Mas porque alguns chamam “Dia do Orgulho Nerd”?
Em 25 de maio de 1977 estreava “Uma Nova Esperança”, o começo da saga Star Wars. Por conta deste marco, em 25 de maio celebra-se também o nascimento do universo de “Uma Galáxia, muito, muito distante…”. Essa dupla celebração acontece desde 2001.
Outros símbolos do Guia do Mochileiro das Galaxias
Toalha – O item essencial do mochileiro é, como bem dito durante toda a saga literária, o item que todo mochileiro que se preze deve carregar. Afinal, a toalha tem muitas utilidades.
“Não entre em pânico” – Em letras garrafais e estampada em todos os guias e geralmente consultado em momentos de desespero, por isso a frase.
Joia – Normalmente a frase acima está acompanhada do sinal Joia, como bem comum em viajantes que sempre pedem carona nas estradas, o sinal sempre ajuda a conseguir uma carona para viajar pela galáxia (ou salvar de um perigo mortal).
“Até mais, e obrigado pelo peixes” – Não é só apenas o título de um dos livros, na saga o autor enfatizada a inteligência dos golfinhos, pois este teriam previsto a destruição iminente da Terra, após as falhas tentativas de se comunicar com os humanos, os golfinhos ao irem embora deixam essa mensagem de agradecimento.
42 – O significado da vida, do universo e tudo mais, aliás toda a trama do Guia do Mochileiro gira em torno dessa resposta sem pergunta, pois segundo o próprio Guia, se a pergunta e a resposta coexistirem o universo acabaria.
Espero que tenham gostado da matéria, agora meus caros vocês já têm o básico para no mínimo pedirem uma carona e não se esqueçam da toalha.
Don’t Panic! So long and thanks for all the fish.
