Hora de voltar ao mundo mágico e, seguindo a ordem das coisas, hoje vamos ver as diferenças de filme e livro de A Câmara Secreta.
O filme inicia mais uma vez na Rua dos Alfeneiros, lá os Dursley se preparam para um jantar importante, porém nem tudo sai como o esperado, e Harry se vê trancado no quarto. Porém, todas as suas coisas da escola, ficam trancadas no armário sob a escada. Assim quando os Wesley foram resgatá-los, os gêmeos arrombam a porta (de maneira trouxa mesmo) para pegar as coisas.
N’A toca Harry tem a chance de ver uma casa de bruxos pela primeira vez, A Toca onde os Wesley moram é bem simples, porém entre as várias tarefas dos filhos, desgnomizar o jardim — ou melhor retirar os gnomos do jardim — é uma das tarefas em que Harry participa, além de conhecer o quarto de Rony.
Sua estadia n’A Toca se mostra superior às expectativas de Harry, mesmo o espelho falante e um vampiro barulhento, não superou a maneira bondosa como era tratado. As cartas de Hogwarts chegam após uma semana.
Ao irem ao beco Fred é quem vai primeiro, Jorge logo a seguir e o Sr. Wesley em terceiro, Harry é o quarto a ir. Na estranha loja em que vai parar, Harry vê Draco e seu pai lá, vendendo alguns objetos. Neste livro é o Sr. Wesley quem conserta os óculos de Harry. Na livraria o pai de Rony de fato briga com Lucio Malfoy e Hagrid aparece e separa os dois.
Quando Harry e Rony não conseguem atravessar a barreira, Rony menciona que os pais podem Aparatar. No mundo bruxo, quando se completa 16 anos, se aprende a aparatar — uma dos meios de transporte no mundo bruxo, comparável ao teletransporte —, por ser um feitiço complicado, precisa de uma permissão especial, assim como um treinamento. Isso é melhor explicado no sexto livro da saga, O Enigma do Príncipe. Os dois decidem pegar o carro voador do Sr. Wesley para ir para Hogwarts, e na adaptação não chegou a ficar claro que os dois pegaram uma bela detenção por tal ato.
Por mais que os filmes demonstrem, nem sempre a turma de Harry tinha aula com os alunos da Sonserina. Quando Malfoy difama Hermione, ela não sabia o que significava o termo “sangue ruim”, apesar de perceber a ofensa. Depois que chega a hora da detenção, Harry, como bem vimos, vai ajudar o professor Lockhart a responder a carta aos fãs, enquanto Rony tem que polir os troféus da escola.
Num dos treinos de quadribol, devido à uma forte chuva, Harry volta para o castelo coberto por lama, Filch ao vê-lo fica furioso e o leva para a sua sala, e, ao ser perturbado por Pirraça, o zelador deixa Harry sozinho, assim o jovem vê uma carta de um curso de magia por correspondência sobre a mesa, infelizmente Filch percebe que o menino leu a carta e acaba não dando uma punição à ele. Minutos depois Harry descobre que o foi graças ao fantasma Nick quase sem cabeça que ficou livre do castigo, assim como recompensa o Fantasma convida Harry para a sua festa de morte. Essa cena mostraria que o zelador é um “Aborto” — alguém que nasce bruxo mas incapaz de dominar a magia.
A festa de morte de Nick coincide com o do dia das bruxas na escola, Harry, Rony e Hermione vão e quando estão retornando para o dormitório, encontram a Madame Nora, a gata do zelador Filch, petrificada.
A Câmara Secreta é um mito da escola, não há uma certeza sobre sua existência, porém Hermione decide perguntar a um professor, diferente do que é mostrado no filme, ela pergunta ao professor Cuthbert Binns, responsável pelas aulas de Historia da Magia.
Quando resolvem fazer a poção polissuco, o livro que precisam está na sessão reservada da biblioteca, espaço acessível apenas com a autorização de um professor, e é aqui que entra alguém não muito inteligente, mas crucial para o sucesso do plano, o professor Lockhart. Depois de conseguirem a autorização eles vão à biblioteca, e apesar do filme nunca mostrar a bibliotecária, ela é uma bruxa bem exigente, mas não tanto quanto a poção polissuco, e ao verem a lista de ingredientes, percebem que vão ter que roubar algo do armário do professor Snape. O desenrolar da cena é bem cômica, onde Hermione convence seus amigos a quebrar as regras da escola para conseguirem fazer a poção.
Em outro momento, num jogo de Quadribol quando o balaço começa a perseguir Harry, diferente do filme, Fred e Jorge percebem e tentam proteger Harry, porém o garoto decido a vencer pede para deixar ele cuidar disso sozinho, e a partida segue em plena chuva.
De volta à poção, chega o momento do assalto ao armário de Snape, e Harry causa uma distração na sala, enquanto Hermione pega os ingredientes.
Em outro momento, vemos o clube de duelos, um lugar onde os professores podem demonstrar feitiços usados em duelos e os alunos podem aprender e praticar duelos entre si. O clube é aberto, e num primeiro momento todos os alunos são divididos em pares e lutam entre si, obviamente Harry luta com Draco, vendo o desastre Lockhart decide fazer uma demonstração, e Snape mais uma vez coloca os rivais para duelarem.
O ataque ao aluno Justino é bem diferente do que é apresentado, Harry na esperança de explicar ao colega o fato dele ter falado com a cobra durante o duelo deixa o garoto visivelmente perturbado, Harry então vai procurá-lo, ao ir na biblioteca vê outros alunos da mesma casa que Justino, comentando como achavam Harry culpado pelos ataques, após uma breve discussão com eles, Harry sai pela andando pela escola, onde acidentalmente encontra o fantasma Nick e o Justino petrificados, quem os vê é o fantasma Pirraça que berra por toda escola, assim vários alunos vêem a cena e depois a professora McGonagall leva Harry para ver o diretor. Na sala de Dumbledore, Harry põe o chapéu seletor e conversa com ele.
Um detalhe importante que ficou de fora é o momento em que Harry pega o diário, vê que pertence a Tom Servolo Riddle (T. S. Riddle), Rony imediatamente reconhece o nome por conta de um prêmio que poliu na detenção, era por um serviço prestado a escola à 50 anos antes. Os três acreditam que o dono deve ter descoberto quem abriu a câmara. Na lembrança que o diário mostra, Tom conversa com o Diretor na época o Professor Dippet.
Depois do sumiço da diário, em plena época de jogo de quadribol, Harry escuta novamente a voz, Hermione percebe algo e vai direto para biblioteca. Dentro da câmara, a batalha é de uma forma bem diferente do que é mostrado no filme, Harry ao pegar o chapéu seletor, o põe na cabeça e a espada bate com força nele.
Depois da batalha, hora das explicações, assim como a cena de libertação do elfo doméstico Dobby, porém o livro mosta uma cena diferente, Harry entrega logo a meia dobrada de qualquer jeito à Lúcio Malfoy que instintivamente joga de lado, e assim Dobby a pega.
Outro detalhe que precisa ser lembrado é o fato de no livro ser dada a possibilidade aos alunos do segundo ano de escolher as matérias que vão estudar no terceiro ano, essas matérias podem ajudar numa possível carreira que venham seguir na vida adulta. Outro detalhe que vale ser mencionado é que Hermione não estava sozinha quando foi atacada, ela estava com uma monitora da Corvinal, Penelope, que era também a namorada de Percy Wesley, Gina Wesley o tinha pego os dois se beijando uma vez.
E não custa lembrar que neste filme é mencionado que o pai de Voldemort — ou Tom Riddle — era trouxa, no livro é revelado que ele morava num orfanato de trouxas, onde a mãe o teve, infelizmente ela morreu após o parto, teve tempo somente de dar o nome, Tom, em homenagem ao pai, e Servoleo ao avô materno, cuja a família descende de Sylverin. Mais detalhes são revelados apenas alguns livros depois, em O Enigma do Príncipe.
Ah e o filme tem uma cena pós-créditos, não deixe de conferir.