O universo de Duna possui uma vasta mitologia criada pelo autor Frank Herbert, que a torna tão emblemática. Entre as mitologias criadas, as Bene Gesserit são de grande importância para a trama do livro.
Contudo, quem são essas mulheres chamadas Bene Gesserit? Explicaremos a seguir.
Quem são as Bene Gesserit?
Em Duna, existe uma antiga e poderosa ordem composta por mulheres, capazes de influenciar pessoas e acontecimentos de planetas inteiros, para proteger, manter a paz e a estabilidade. Sendo assim, elas atuam como supervisoras da humanidade e desencadeiam os eventos que ocorrem com a humanidade.
Assim como os Mentats, elas se tornaram influentes na política após os eventos do Jihad Butleriano, a grande guerra santa contra as máquinas, dez mil anos antes dos eventos que acompanhamos nos livros.
As Bene Gesserit passam por um árduo e doloroso processo para alcançar a paz e a estabilidade definitiva. Esse processo começa quando ainda são apenas jovens garotas. O objetivo final da ordem, é criar um Bene Gesserit homem, que possa unir as casas guerreiras de Atreides e Harkonnen.
Hierarquia e funções
Existe uma hierarquia entre as Bene Gesserit, que começa quando ainda são jovens garotas, até serem chamadas irmãs, onde desempenham papéis na sociedade, como, por exemplo, agentes, concubinas ou esposas.
Além das irmãs, há também as proclamadoras da verdade, que passam a detectar mentiras em interrogatórios. E também existem as sensoras superioras, designadas como professoras, treinando as crianças nos métodos Bene Gesserit.
Existem também as “patentes mais altas” na hierarquia da ordem, como o título de Reverenda Madre. Essas são aquelas que já tiveram contato com a especiara e podem acessar a outra memória. Já as Madre Kwisatz, são responsáveis por calcular os genes necessários e supervisionar o programa de criação do Kwisatz Haderach, o já citado, Bene Gesserit homem.
Já a Reverenda Madre Superiora, possui o cargo mais alto e o controle de toda a ordem. Essa posição só deixa de ser dela após sua morte. No entanto, antes de morrer, ela compartilha suas memórias com sua sucessora.
Quem é o Kwisatz Haderach?
O principal objetivo das Bene Gesserit é encontrar O Escolhido, que poderia compreender dimensões superiores desconhecidas por elas. Visto que as mulheres não podem acessar memórias da linhagem masculina de seus antepassados.
Kwisatz Haderach também é conhecido como “aquele que pode estar em muitos lugares em simultâneo” e “a abreviação do caminho”. Acredita-se que o filho das casas guerreiras seria o responsável, o verdadeiro escolhido.
Lady Jessica, uma das personagens mais importantes de Duna, dizia que o Kwisatz Haderach, além de um Bene Gesserit, seria também um super-Mentat, capaz de viajar mentalmente através do tempo e do espaço.
Os Poderes das Bene Gesserit
Treinadas desde muito jovens, algumas desde o nascimento, as Bene Gesserit possuem habilidades especiais. E não são poucas.
Elas conseguem manipular pessoas através da própria voz — qualquer semelhança com os Jedi é coincidência. Além disso, elas podem controlar seus processos internos, como sua fisiologia, para sobreviver a condições extremas.
As Bene Gesserit são extremamente perceptíveis, conseguem detectar materiais ao seu redor, ingredientes nos alimentos e, até mesmo, perceber se uma pessoa está mentindo e detectar suas emoções. Elas também conseguem esconder os seus sentimentos, como o medo, por exemplo.
As mulheres dessa Ordem também são combatentes corporais rápidas e mortais. Elas são treinadas em um estilo de artes marciais, conhecido como “o caminho estranho”. Além disso, elas podem controlar o gênero do filho quando engravidam.
Em Duna, as Bene Gesserit são peças importantes para a construção da trama, tão importantes que devem protagonizar uma série no HBO Max.
—
Leia mais sobre: Frank Herbert