A série de livros Percy Jackson e os Olimpianos é, sem dúvidas, uma das grandes referências de literatura infanto-juvenil para muitos. Seus 5 livros, lançados entre 2005 e 2009, conquistaram uma legião de fãs. Considerada uma das mais vendidas da história, vendeu mais de 50 milhões de cópias em 35 países e esteve na lista de best-seller do New York Times entre 2007 e 2013, totalizando 310 semanas. Os dois primeiros livros, O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros, foram respectivamente adaptados pela 20th Century Fox em 2010 e 2013, no entanto não foram muito bem recepcionados devido a sua infidelidade em relação à obra; o próprio autor já relatou haver avisado os roteiristas sobre a grande diferença e que seria um erro, mas como não foi ouvido, se afastou da produção dos filmes e nunca os assistiu.
Desde então, os fãs pediram incessantemente para que os livros fossem novamente adaptados, mas de forma digna. Em 2019, quando a Disney comprou a Fox (atual Star Channel), os fãs viram uma luz no fim do túnel para uma nova adaptação em filme, série ou animação. No fim de 2019, uma fanbase brasileira (@oraculosemideus) iniciou a hashtag #DisneyAdaptPercyJackson no twitter, que alcançou o 1° lugar nos Assuntos do Momento nacionais e internacionais. Até mesmo o autor a utilizou e revelou que teve reuniões com a Disney, visando tornar possível uma adaptação para os livros. Para a felicidade dos Semideuses, no dia 14 de maio de 2020 Rick Riordan anunciou que sim, estava trabalhando para uma adaptação de Percy Jackson em conjunto com a Disney! Já se passou um ano e muita coisa aconteceu, confira os principais avanços:
Anúncio
Em Maio de 2020, Riordan postou em suas redes sociais um vídeo com Becky, sua esposa, afirmando que a adaptação se tornará real no Disney+ e deu também algumas explicações iniciais.
Não podemos dizer muito nesse estágio inicial, mas estamos muito animados com a ideia de uma série live-action da melhor qualidade, seguindo fielmente a história original da saga Percy Jackson.
Teaser
No dia 10 de dezembro de 2020, quando ocorreu o Disney Investors Day, Rick divulgou em suas redes sociais o primeiro teaser oficial, com o título da série: Percy Jackson and the Olympians, o mesmo da saga.
Roteiro
Em seu site oficial, Riordan afirmou que o episódio piloto já está “pronto”, mas ressaltou que continuaria em revisão até as filmagens, frisando que é algo normal. Revelou também que o esboço da primeira temporada foi definido, já está preparada a forma em que cada episódio irá cobrir os acontecimentos do primeiro livro de forma fiel, mas com uma profundidade nova e emocionante, de forma que os fãs ficarão satisfeitos, tendo uma experiência gratificante e refrescante, mas também terá a atenção de quem não conhece a história dos livros.
Elenco
Em 27 de abril foi anunciado o início da busca de ator para interpretar Percy, o personagem principal da série. Na publicação em seu site, Rick esclarece que não há etnia específica para o papel, a única necessidade é que, mesmo tendo alguma variação na idade real, o ator possa se passar por um adolescente de 12 anos para se manter fiel à obra.
O objetivo é permanecer fiel a história original e ter o personagem de Percy avançando dos 12 aos 16 anos ao longo da série de TV, considerando, é claro, que tenhamos a sorte de fazer todas as cinco temporadas. Isso dependerá da audiência no Disney +, que é onde vocês podem ajudar!
Produção
Como já dito anteriormente, tanto Rick Riordan quanto Becky estarão diretamente envolvidos em todos os detalhes da saga. No dia 28 de abril, Becky confirmou em seu twitter o envolvimento de Jonathan E. Steinberg, Dan Shotz e Bert Salke. Ela comentou que eles fizeram pesquisas em relação ao fandom da saga, e que gostaram muito do que viram.
Steinberg é co-criador e escritor da série Jericho, série pós-apocalíptica da CBS e também já trabalhou junto de Dan Shotz na série de fantasia Black Sails. Ambas as obras são de ótima qualidade, o que aumentou as expectativas em relação à qualidade.
Como o próprio autor disse algumas vezes, ainda são os estágios iniciais da produção, mas está tudo correndo bem. Rick e Becky frequentemente postam detalhes e curiosidades sobre o progresso da produção, sempre com boas expectativas em relação ao futuro da produção, deixando os fãs cada vez mais animados e ansiosos por novidades.
Esperamos que, após tanto tempo de espera, tudo corra bem e os fãs finalmente ganhem uma adaptação de tirar o fôlego, atraindo cada vez mais público não só para a adaptação como também para os livros!
Fontes: Rick Riordan [1] [2] [3]; Deadline [1] [2]; Omelete; Discussing Film; Twitter [1] [2] [3]