Animes: segundo o consenso dos fãs, são obras de nicho consumidas por um grupo seleto de pessoas. Porém, ao longo dos anos, alguns desses animes romperam o estigma e marcaram a cultura pop mundialmente.
Nesse artigo do Código Nerd, confira cinco animes que estouraram a bolha otaku e se tornaram verdadeiros ícones culturais!
Mobile Suit Gundam

Uma lista de animes que marcaram a cultura pop não poderia deixar de fora esse pioneiro do gênero Mecha. Mobile Suit Gundam não alcançou sucesso imediato durante sua estreia e, devido à baixa audiência, teve sua exibição planejada de 52 episódios encurtada para 43.
Entretanto, a popularidade do trabalho de Yoshiyuki Tomino e da antiga Sunrise cresceu muito após o lançamento de uma trilogia de filmes nos cinemas japoneses. O primeiro anime da franquia Gundam se destacou ao retratar robôs gigantes sem características místicas e apresentar personagens humanos como pessoas comuns, subvertendo um clichê do gênero.
Mobile Suit Gundam está disponível no Crunchyroll.
Cowboy Bebop

Indo para os anos 90, temos o anime que deu um charme a mais para as obras que retratam histórias ambientadas no espaço. Cowboy Bebop é outra criação de um grupo conhecido como Hajime Yatate (responsável por animes como Gundam, por exemplo) que, sob a direção de Shin’ichirō Watanabe, narra as aventuras de quatro caçadores de recompensas que viajam pelo espaço a bordo da nave Bebop. A premissa parece simples, mas a série aproveita esse enredo reservando tempo para abordar questões da natureza humana, como, por exemplo, o tédio e a solidão. Por conta dessas nuances somadas a um estilo de arte e animação lindíssimos, Cowboy Bebop foi uma das produções que renovaram o interesse do público ocidental pelos animes, assim como o próximo item dessa lista.
Cowboy Bebop está disponível com dublagem no Crunchyroll e na Netflix.
Neon Genesis Evangelion

Assim como Cowboy Bebop, Neon Genesis Evangelion causou uma virada de chave na indústria de animação japonesa. Entretanto, nesse caso, o impacto provocado pela obra de Hideaki Anno foi mais abrangente. Se Gundam simplesmente subverteu clichês do gênero Mecha, Evangelion desconstruiu totalmente a fórmula estabelecida para esse tipo de produção. Aqui também temos as tradicionais batalhas entre robôs gigantes (as unidades Evangelion) e alienígenas conhecidos como Anjos. Contudo, esses momentos servem como pano de fundo para algo a mais que compõe a essência desse anime. Neon Genesis Evangelion é uma obra conduzida por muitos conceitos filosóficos e simbologias religiosas. Mais além, vemos muitas análises sobre o comportamento humano. Todas essas questões são sintetizadas principalmente na figura de Shinji Ikari, um adolescente introvertido, convenientemente chamado pelo pai para defender a Terra dos Anjos.
Neon Genesis Evangelion está disponívell com dublagem na Netflix.
Dragon Ball

Em 1986, estreou o anime que inaugurou uma franquia com forte apelo dos fãs e uma capacidade de gerar lucro imediato. Baseado na primeira parte do mangá criado por Akira Toriyama, Dragon Ball nos apresentou a um garoto chamado Goku que, acompanhado de uma garota chamada Bulma, partiu em viagem para procurar as Esferas do Dragão, objetos capazes de invocar um deus dragão que realiza o desejo de quem o chamou. Combinando a dose certa de ação e drama com personagens carismáticos que realmente são desenvolvidos ao longo do enredo, Dragon Ball se consolidou como um anime que supera a barreira do tempo e ainda é divertido atualmente.
Dragon Ball está disponível com dublagem no Crunchyroll.
One Piece

Chegamos ao anime que, embora seja o mais longo dessa lista, gera assunto a cada novo episódio. Baseado no mangá de Eiichiro Oda, One Piece mostra a aventura (ainda não finalizada) de Monkey D. Luffy, um garoto que deseja ser o novo Rei dos Piratas. Esse sonho é alimentado pela esperança de encontrar o One Piece, um tesouro misterioso que foi deixado num lugar só pelo rei anterior, Gold Roger.
One Piece figura entre as séries de animação mais assistidas no Japão desde sua estreia em 1999. Contudo, o anime demorou para engrenar no Ocidente, sobretudo nos EUA e no Brasil. Na última década, com a popularidade da versão sem cortes em streaming, os fãs ocidentais tiveram acesso a uma série que apresenta uma narrativa fluida e uma ótima construção de mundo repleta de personagens cativantes.
Todos os episódios legendados de One Piece estão disponíveis em transmissão simultânea no Crunchyroll, enquanto os episódios dublados chegam primeiro à Netflix, que também está transmitindo o arco atual, com uma semana de atraso.
—
Você conhece outros animes que marcaram a cultura pop? E qual foi o primeiro anime que você assistiu? Deixe seu comentário!
Leia mais sobre: Animes