O cinema que hoje é dominado pelos super-heróis, um dia fora dominado pelos xerifes, os foras da lei e os índios do velho oeste, que até hoje ainda dão as caras nas telonas, mas não com tanta frequência como antigamente. Clássicos como The Good, The Bad and The Ugly (Três Homens e um Conflito, no Brasil), nunca mais foram feitos, mas, existem ainda sim bons filmes de “faroeste” que divertem e fascinam até mesmo quem não é fã do gênero.
Neste artigo, vamos recomendar 5 filmes de western que foram lançados nos últimos 20 anos, para provar que quando uma coisa é realmente boa, ela nunca morre, assim como os longas no velho oeste americano.
Bravura Indômita (2010)
Vamos começar falando de uma refilmagem de um clássico, dirigido pelos irmãos Coen, que conta a história de Mattie Ross (Hailee Steinfeld), uma menina de apenas 14 anos, cujo o pai foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney (Josh Brolin), que então decide buscar vingança. Mattie, contrata o xerife beberrão, Reuben J. Cogburn (Jeff Bridges), para ir atrás do assassino, e acaba indo junto com ele para um território indígena, onde Shaney teria se escondido. Além disso, um policial do Texas, La Boeuf (Matt Damon) também está à procura do assassino por conta de um outro assassinato cometido pelo mesmo.
Sete Homens e um Destino (2016)
O remake do clássico Sete Homens e um Destino (1960) de John Sturges que por sua vez era uma releitura de Os Sete Samurais (1954), é um dos grandes filmes de western dos últimos tempos, pois atualiza a trama com contextos atuais, sem se desprender do que propõe lá em 1960. No filme, os moradores de um pequeno vilarejo sofrem com ataques de bandidos. Então, surge o desejo de justiça. Emma Cullen (Haley Bennet), habitante deste vilarejo, pede auxílio ao pistoleiro Sam Chisolm (Denzel Washington), que reúne um grupo especialista em lidar com a bandidagem.
Rastro de Maldade (2015)
Este é sem dúvidas um dos melhores filmes do gênero, pois mistura a formula antiga de produção com técnicas atuais, e com uma história um tanto “macabra”.
O Xerife Hunt (Kurt Russell) é convocado pelo delegado da cidade para falar com um forasteiro. No entanto, o mesmo tenta fugir, e o xerife atira em sua perna. Para tratar de seus ferimentos, ele chama a enfermeira Samantha O’Dwyer (Lili Simmons) para tratá-lo. Em seguida, a delegacia é atacada por uma tribo de índios selvagens, que sequestram a enfermeira, o prisioneiro, e o subdelegado. E então, o xerife reúne uma equipe de resgate, que acaba por entrar em uma aventura sinistra e cheia de perigos.
A Balada de Buster Scruggs (2018)
Os irmãos Coen, Joel e Ethan, vem ganhando conquistando sua marca em obras de western, e no longa A Balada de Buster Scruggs, eles reinventaram a maneira de contar histórias sem perder a verdadeira essência do significado disso: contar histórias.
No filme, a dupla idealiza uma antologia faroeste em seis contos diferentes com uma coisa em comum: a morte. Acompanhando pistoleiros, cantores, colonizadores, homens condenados, mineiros, caçadores de recompensa, e todo o tipo de personagem que acostumamos a ver em histórias do velho Oeste, os irmãos Coen, conseguem nos submeter, no decorrer destes seis contos, a reflexões profundas, histórias divertidas e completamente absurdas
O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford (2007)
Aqui vemos um dos filmes mais diferentes desta lista, se está acostumado a ação e perseguição à cavalos, este não é um filme para você. O filme já tem um spoiler no título, e é mais lento do que a maioria do gênero, porém, a excelente história, a reflexão que o filme aborda, os diálogos muito bem feitos, além dos ótimos conceitos técnicos e da excelente atuação de Brad Pitt, fazem deste filme uma obra que precisa ser revisitada.
No longa, Brad Pitt é Jesse James, o mais notório fora-da-lei da América, também, o mais carismático e imprevisível de sua época. James planejava mais um de seus grandes assaltos quando soube que estava sendo caçado pelos seus arqui-inimigos, e então, declara guerra contra eles. O que James não esperava, é que quem mais ameaçava sua vida, era um dos homens que mais tinham sua confiança.
—
Sabemos que muitos longas ficaram de fora dessa lista, mas queremos saber de vocês: Qual outro filme de western que todos devem conhecer? Conte pra nós nos comentários.