Desenvolvida por Mark Millar em parceria com a Netflix, A Ordem Mágica é uma história em quadrinhos muito interessante.
A Ordem Mágica é a primeira obra em quadrinhos a receber o selo Netflix. Além de Millar, a obra foi desenhada por Olivier Coipel, conhecido por seu trabalho com Homem-Aranha.
Mas do que se trata essa história? Nós do Código Nerd, vamos explicar e apresentar o universo em quadrinhos de fantasia de A Ordem Mágica.
A Ordem Mágica é o encontro de Harry Potter com a Família Soprano
Assim como em Harry Potter, o universo de A Ordem Mágica é uma low-fantasy, ou seja, se passa no mundo real. No entanto, existe toda uma mitologia de “mundos” dentro deste universo.
Na história em quadrinhos, existem famílias, clãs e facções que protegem o mundo real de criaturas das trevas. Além disso, vários eventos históricos da humanidade estão intrinsecamente ligados a acontecimentos do “mundo mágico”.
Essa é a razão pela qual nunca vimos monstros na nossa realidade, pois estes são detidos pelos magos. No total, são cinco famílias que protegem o plano real — essa parte lembra-nos da família Soprano —, eles vivem entre nós como humanos normais.
No entanto, acompanhamos a família Moonstone e seus membros. Toda a família tem seu líder, que detém o poder sobre os demais membros, embora nem sempre esse seja o mais poderoso.
Assassinatos, suspense e magia
Na trama, um mago assassino muito poderoso começa a assassinar magos misteriosamente, ele quer o poder a qualquer custo. Agora, os membros da família Moonstone começam a investigar para descobrir quem está por trás dos assassinatos.
Com isso, Mark Miller nos envolve em um excelente suspense de magia urbana. Embora não tenham tantas reviravoltas, o autor consegue nos deixar intrigado a cada nova revelação.
Além disso, o sistema de magia, apesar de familiar por conta de Harry Potter, é muito divertido. No entanto, aqui os usuários da magia são classificados como magos e não bruxos.
Cada mago possui habilidades únicas: escapismo, magias de fogo e de ilusão são algumas delas. Alguns magos precisam da varinha para canalizar seu poder, outros, no entanto, canalizam de outras formas.
Além disso, vale lembrar do mundo mágico dentro do mundo real. Existem algumas camadas de realidades que separam esses mundos. Também, existem criaturas mágicas, algumas boas, outras nem tanto, que habitam e permeiam essas realidades.
Alguns desses monstros são inspirados em criaturas lovecraftianas. Entidades cósmicas, monstros com poderes capazes de sugar o tempo de vida de uma pessoa sem alterar a realidade em volta dela, pesadelos, etc.
Principais personagens e edições
Os protagonistas são os membros da família Moonstone sendo o líder, Leonard Moonstone, mágico profissional durante o dia, atuando sob o nome de “Moonstone, o Magnífico”.
Leonard possui três filhos. O mais novo, Regan, é proprietário de uma boate em Boston durante o dia. Muitas vezes, ele acompanha o pai em suas apresentações.
Gabriel Moonstone, apesar de ser um mágico talentoso com poderes mágicos extremos, leva uma vida mundana com sua esposa e deixou o mundo mágico para trás quando sua filha morreu em um acidente envolvendo sua varinha mágica. Traumatizado, ele culpou a si e à magia pela morte dela.
Por fim, Cordélia Moonstone, a filha mais velha de Leonard, é uma artista infantil, mágica de palco e escapologista profissional durante o dia.
Madame Albany, é prima de Leonard e principal antagonista da série. Ela é perigosamente instável, perversa e implacável, sendo uma das responsáveis por trás dos assassinatos dos membros da Ordem Mágica. Ela deseja destruir a Ordem Mágica e derrubar sua autoridade sobre o mundo mágico.
Além desses há o irmão de Leonard (muitas vezes referido como Tio Edgar) e guardião do Castelo Moonstone. Tio Edgar é um ser com poderes mágicos apocalípticos. Ele é a razão do Egito ser um deserto, entre outras coisas; ele deliberadamente se prende nos terrenos do Castelo Moonstone para proteger o mundo de si.
—
A Ordem Mágica é uma excelente história em quadrinhos que merece reconhecimento, além disso, existe uma série sendo desenvolvida pela Netflix, que adaptará a obra.
Você já conhecia A Ordem Mágica? Ficou interessado? Diz aí nos comentários.