No início de 2025 ocorreu o lançamento de Pecadores, filme de Ryan Coogler que utilizou a alegoria dos vampiros para abordar temas de cunho social como, por exemplo, o racismo e a busca pela própria identidade. Tal combinação rendeu elogios do público e da crítica especializada, demonstrando que esses seres assustadores podem funcionar para além do horror convencional.
De Conde Drácula a Edward Cullen, confira outras sete diferentes representações de vampiros na TV e no cinema!
Drácula (1931)

Começando pelo vampiro mais conhecido de todos e sua representação mais famosa. O filme Drácula, dirigido por Tod Browning, não foi a primeira adaptação do livro de Bram Stoker para o cinema. Contudo, foi o primeiro filme falado do personagem e, por isso, Béla Lugosi pôde usar a voz no trabalho que marcou sua carreira. Fato curioso: Lugosi já havia interpretado o Conde numa peça da Broadway. No cinema o ator deu um tom amedrontador e, ao mesmo tempo, sedutor, que serve de referência para obras atuais.
Angel (Buffy, a caça-vampiros)

Indo para a década de 1990, conhecemos Angel. O vampiro que nasceu humano também é o interesse amoroso da protagonista. Mas o relacionamento entre Angel e Buffy é complicado, pois Buffy é uma caçadora de vampiros. Ao se tornar vampiro, Angel foi condenado a manter os sentimentos humanos e, por isso, decide ajudar Buffy na caçada. A presença marcante de Angel deu para David Boreanaz a fama de galã e, devido à boa recepção que o personagem teve, Angel ganhou uma série própria.
A série Buffy, a caça-vampiros está disponível no Disney+.
Colin Robinson (What We Do In the Shadows)

Dos quatro vampiros principais da série What We Do In the Shadows, Colin é o mais diferenciado. Sendo um vampiro de energia, Colin Robinson precisa drenar o equilíbrio emocional dos humanos em vez do sangue deles para sobreviver. Para drenar essa energia, ele comete atos desagradáveis, como, por exemplo, atazanar seus colegas de trabalho e fazer pegadinhas, coisas que esgotam (literalmente) a disposição de cada pessoa.
A série What We Do In the Shadows está disponível no Disney+.
Marceline (Hora de Aventura)

Uma das personagens principais, Marceline é uma adolescente brincalhona de 1000 anos. Ela é uma vampira diferente dos demais, ou seja, não precisa de sangue para sobreviver. Em vez disso, Marceline bebe outros líquidos vermelhos, como tintas, por exemplo. A rainha dos vampiros gosta de música e foi por essa razão que ela transformou o machado num baixo. Marceline também é considerada uma importante representante da comunidade LGBTQ+ nas animações.
O desenho animado Hora de Aventura está disponível na HBO Max.
Damon Salvatore (Diários de um Vampiro)

Interpretado por Ian Somerhalder, Damon é um dos vampiros mais amados da cultura pop no século XXI. Ele é dono de uma aparência charmosa e uma personalidade sádica, cumprindo o papel de antagonista e fazendo parte de um triângulo formado pelo irmão Stefan e pela protagonista Elena. A relação entre Damon e Stefan não é das melhores e os irmãos já não se falavam mais antes de chegarem à Mystic Falls.
A série Diários de um Vampiro está disponível no Prime Video.
Alucard (Hellsing)

Antes de qualquer coisa, Alucard é um vampiro que consegue matar outros vampiros, e isso fez dele o trunfo da Agência Hellsing. Mas apesar de ser um vampiro muito poderoso, ele só pode agir se receber ordens de outros integrantes da organização, chegando a dizer coisas como “Me dê suas ordens, mestre” antes de atacar. O vampiro mais estiloso da obra é o resultado de experiências feitas com o intuito de criar o Morto-Vivo Supremo e, devido às muitas vidas que Alucard tomou, ele pode aparecer na forma que quiser.
O anime Hellsing está disponível no Crunchyroll.
Edward Cullen (Crepúsculo)

Por último, temos o vampiro reluzente Edward Cullen. Edward é um dos personagens principais da saga Crepúsculo e desde o primeiro filme estabeleceu um vínculo com a protagonista Bella Swan, que se tornou sua esposa. Quando era humano, o jovem Edward foi atingido pela gripe espanhola e, por isso, viu no ato de virar vampiro a única chance de sobrevivência. Desde esse dia, a linhagem dos Cullen se estendeu, se autoproclamando vegetariana por se alimentarem de sangue animal em vez de sangue humano.
O primeiro filme da saga Crepúsculo está disponível no Prime Video.
—
Gostou da lista ou tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário para nós.
Se o assunto lhe desperta o interesse, conheça a origem dos vampiros aqui.
			



