No dia 19 de março, durante um grande evento na Game Developers Conference (GDC 2019), finalmente a Google confirmou sua entrada na indústria de games depois de muitos rumores e especulações. A gingante apresentou, seu novo serviço de streaming de jogos, o Google Stadia.
Não se trata de um console físico mas sim uma plataforma completamente online, com serviço de stream, que permite jogar games da última geração por meio do seu navegador Google Chrome em qualquer dispositivo. Não há mais a necessidade de um console, PC gamer de alta performance ou mesmo a instalação do jogo, você pode jogar no seu desktop, notebook que não possua placa de vídeo offboard ou mesmo em smartphones, tablets e até TV’s com o uso do Chrome Cast.
O processamento dos jogos ocorrerá na nuvem, utilizando servidores da própria Google, exigindo apenas uma conexão estável e rápida. Seu funcionamento terá como base os datacenters do serviço de busca da Google, que contam com cabos submarinos e links de fibra ótica. O progresso também ficará armazenado, possibilitando iniciar um game em seu desktop e continuar jogando no tablet ou smartphone fora de casa.
A promessa feita foi que tudo acontecerá com apenas um clique. Por exemplo, você está assistindo um vídeo no YouTube e clicando em um botão é levado ao Stadia. Cinco segundos depois o jogo será iniciado na sua tela pronto para ser jogado. Foram feitos testes no ano passado e a plataforma conseguiu rodar, de forma estável, Assassin’s Creed Odyssey em HD 1080p a 60fps e som estéreo. A ideia é que até o lançamento, os sete mil e quinhentos servidores do serviço permitam a transmissão de imagens com resolução de até 4k, 60fps com HDR e sound surround. Num futuro mais distante a meta é a resolução em 8k.
A velocidade recomendada pela Google, para rodar um jogo em Full HD e 60fps, é de 25Mbs. Em testes do ano passado a Google alega ter conseguido esse mesmo desempenho com menos que isso. Com algumas atualizações e compressões de dados esperasse chegar aos 4k com a navegação de apenas 30Mbs, o que significa que o stream irá oferecer qualidades diferentes de resoluções de acordo com a velocidade de sua internet. A Google garante que o Stadia tem o poder gráfico que supera os dois consoles mais potentes do mercado atual, seus 10,7 GPU Teraflops contra 4,2 GPU Teraflops do PS4 Pro e 6,0 GPU Teraflops do XBox One X.
Apesar do Stadia não requerer console ou placa de vídeo potente, a Google está trazendo sim algum tipo de hardware para a experiência. A menos que você faça o uso de um cabo USB em um PC, não será possível parear um controle de XBox com a plataforma.
Para jogar na TV por exemplo, você precisará do Chrome Cast junto com o controle próprio do Stadia, bem parecido com o controle pro do Switch, porém com mais autonomia. Conectando-se diretamente ao wi-fi, além dos botões de comando, ele ainda possui um para compartilhamento direto pro YouTube e outro para usar o Google Assistente em funções embutidas nos jogos.
Para os YouTubers, o Stadia vai oferecer a oportunidade de gerar um link compartilhado de um momento especifico no game pra mostra só o trecho onde você fez algo impressionante ou derrotou um personagem, por exemplo. Outra função para os creators é a CloudPlay, onde você pressionando um botão será capaz de participar da gameplay de um streamer, caso ele tenha habilitado essa função. A Google promete que o creators terão total controle de como a ferramenta será usada e que outras funções bem interessantes de interação também estarão disponíveis. Já para o Google Assistente, você poderá pausar o jogo em algum momento que esteja tendo dificuldade e perguntar a inteligência artificial como passar dali.
Entre os jogos mostrados, na apresentação do serviço, estavam Assassin’s Creed Odyssey, Shadow of the Tomb Raider, NBA2k 19 e também o inédito Doom Eternal. A Google diz que já convidou mais de cem estúdios de criação de jogos enviando kits de desenvolvimento para o Stadia. O pacote levou aos developers instruções de desenvolvimento com as especificações para a nova plataforma e também software e instruções dos seus títulos já existentes para o Stadia. Foi prometido, ainda que rodando em Sistema Operacional Linux, aos desenvolvedores que terão mais facilidades criando diretamente da nuvem da Google.
Um estúdio da própria empresa, o Stadia Games and Entertaiment, irá produzir conteúdo exclusivo para o serviço. A frente da nova desenvolvedora está a renomada da industria Jade Raymond, que foi produtora de Assassin’s Creed 2, Watch Dogs e Splinter Cell Blacklist. Ela permaneceu na Ubisoft por dez anos e na EA por três anos, deixando a empresa em 2018.
O Stadia foi prometido ainda para 2019, mas com algumas restrições. Durante o lançamento a plataforma irá funcionar apenas na Europa, EUA, Canada e Reino Unido. A verdade é que, se der certo, o Stadia irá mudar para sempre a indústria de games e como as pessoas consomem jogos, trazendo para esse universo o público que nunca teve um console ou um PC gamer antes.
Apesar da Google não confirmar sua presença na E3 2019, ela promete trazer mais informações em junho, incluindo uma lista de games que estarão no serviço.
Ainda tem muito o que ser explicado, como será seu modelo de negócios? Você comprará um vez como um console ou pagará uma mensalidade? O Jogo será comprado avulso ou estará numa espécie de catalogo do serviço? Quais serão esses valores? Existirá alguma alternativa no Stadia para quem quer jogar num ambiente se conexão? A resolução se adaptará durante o streaming no caso de alterações na velocidade da conexão?
Gostou de saber mais sobre o futuro dos games? Achas que essa será sim uma ideia revolucionária? Estaremos atentos a quaisquer novas informações e traremos aqui no nosso site.
FONTE: TecMundo.