Dirigido por Shawn Levy e estrelado por Ryan Reynolds, Free Guy: Assumindo o Controle explora o mundo virtual dos games onde não há limites para o imprevisível, se tornando uma obra indispensável para todos que amam cultura nerd e geek.
A história tem como foco o mundo virtual Free City, cidade em que Guy mora e trabalha, e onde seres com “óculos escuros” estão constantemente criando o caos sem supervisão e consequências. Guy os admira e até os chama heróis.
Mas, apesar de estar feliz com a sua vida, Guy começa a desejar poder fazer mais, assim como qualquer ser humano que evolui, o protagonista, aqui, está em busca do seu propósito.
Mesmo que boa parte do filme seja o jogo, a realidade está sempre presente. Afinal, os coadjuvantes são pessoas reais que de algum modo estão ligadas a eles. A trama traz os bastidores de uma empresa de games, mesmo que não a fundo. Podemos ver como os funcionários se dedicam a constantemente monitorar o jogo e corrigi-lo, além de acompanhar as notícias e as lives de vários Youtubers.
O filme consegue trabalhar bem cada personagem da trama. Todos tem uma história de evolução, mesmo as pessoas aleatórias que aparecem no decorrer do filme tem sua própria evolução. E há um detalhe bem interessante colocado aqui: como uma atitude pode transformar um mundo, mesmo que ele seja virtual. As pessoas “reais” também são bem desenvolvidas e evoluem no decorrer da história, mesmo que um personagem não apareça muito ele ainda pode te surpreender no fim.
As atuações estão excelentes, cada ator brilha em seu tempo de tela, mostrando como a produção foi bem precisa, até nos detalhes dos avatares dos jogadores, onde uns são realmente a personificação da pessoa no mundo real. Ou, até mesmo quando não é, ainda nos lembra que a história se passa num mundo onde o jogo não para. Se quiser saber dos personagens do filme, confira nossa matéria sobre eles.
Por ser um jogo onde não há limites para a imaginação, o filme brilha, pois, explora possibilidades que talvez não imaginássemos ver num filme com live action. Então, se você é um fã de filmes de heróis não vai apenas gostar, sentirá cada momento e vibrará com eles.
Não podemos deixar de comentar: esse é um dos raros filmes onde os trailers não entregam a trama. Você pode reconhecer alguns momentos revelados, mas a história, e até os melhores momentos, estão todos no filme. Por isso, caso tenha visto um deles pode ficar tranquilo. A surpresa é garantida!
Parafraseando Guy, não apenas um bom filme, mas um ótimo filme. Esse não pode faltar na lista de nenhum fã da cultura nerd.
Leia mais sobre: Free Guy: Assumindo o Controle