Em Jojo Rabbit, Jojo (Roman Griffin Davis) é um garoto que vive apenas com sua mãe, Rosie (Scarlett Johansson), numa solitária casa em meio aos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Jojo tem uma versão imaginária de Aldolf Hitler (Taika Waititi), como seu amigo e figura paterna. A vida solitária do garoto muda quando descobre que sua mãe está escondendo uma garota no sótão e Jojo, ajudado apenas pelo seu amigo imaginário, resolve enfrentar seu nacionalismo cego, em plena Segunda Guerra.
Taika Waititi, que também dirigiu O Que Fazemos nas Sombras (2014) e Thor: Ragnarok (2017), traz uma proposta peculiar: uma comédia ambientada na Segunda Guerra Mundial, abordando a visão dos conflitos vistos pelo ponto de vista ingênuo de uma criança, mas de forma responsável e engraçada. Jojo Rabbit recebeu diversas nomeações ao Oscar 2020, incluindo a categoria de Melhor Filme, e Melhor Atriz Coadjuvante para Scarlett Johansson.
Jojo Rabbit é inspirado no livro Caging Skies, da escritora Christine Leunens. Quando Taika se envolveu na produção do filme inspirado no livro, algumas pessoas ficaram com um pé atrás, incluindo o receio da Disney em ver o diretor — envolvido concomitantemente em algumas produções do estúdio—, com o nome mal visto peloo público por estrear uma comédia ambientada em tal época. No entanto, com o lançamento do primeiro trailer, a surpresa de ver que o próprio Taika interpretaria Adolf Hitler e o tom do filme parecer ser completamente oposto ao livro, as pessoas ficaram instigadas a saber mais sobre o longa.
Com um elenco pequeno, roteiro simples mais cheio de mensagens e, principalmente, muitos momentos cômicos, Jojo Rabbit é um dos melhores filmes de comédia dos últimos anos, o reiterado pelo número de indicações ao Oscar 2020. O longa não tem fotografia e trilha sonora muito marcantes, mas elas casam perfeitamente com os outros elementos da produção, incluindo os figurinos cuidadosamente criados, o design de produção e a edição que dão todo o sentido ao roteiro e regulam o clima do filme de exemplar.
A química entre o elenco, combinada a um roteiro cheio de momentos cômicos que satirizam o Führer, tornam Jojo Rabbit um título indispensável na sua lista de filmes. O longa chega aos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro de 2020.