Finalmente chegou o momento de apreciar o novo Esquadrão Suicida, o filme do grupo mais louco de anti-heróis que salvam o mundo não por querer, mas por obrigação mesmo, caso contrário cabeças vão rolar.
O filme é roteirizado e dirigido pela mente por trás de Guardiões da Galáxia, James Gunn. E as primeiras impressões do longa são extremamente positivas, chegando a ficar com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes — na data de publicação deste artigo.
Contudo, quem são os personagens? Onde vivem? O que comem? Seria o personagem do Idris Elba o novo Pistoleiro, já que não temos Will Smith?
Você encontrará tudo neste nosso especial — mas não onde vivem e o que comem. Lembrando que o filme, apesar de ter personagens do filme anterior, não chega a ser uma sequência direta do primeiro.
Amanda Waller (Viola Davis)
Viola Davis é um exemplo daqueles que reprisam seus papéis. Ela retorna no papel da perigosa Amanda Waller, agente de altíssima patente do governo norte-americano, e a responsável por reunir essa equipe. Ela é a responsável por enviar o grupo para a Ilha de Corto Maltese, sob a alegação de acabar com todos os vestígios de um projeto chamado Estrela-do-Mar.
Capitão Rick Flag (Joel Kinnamann)
Mais um ator que reprisa seu papel em Esquadrão Suicida. Joel Kinnamann é um implacável capitão do exército norte-americano, com um desempenho excelente na corporação. Tão excelente que faz com que Amanda Waller o coloque como líder da equipe, na esperança de que ele possa tê-los sob controle. Ilusão que fala, não é?!
Arlequina (Margot Robbie)
A queridinha do público, Arlequina, também tem o seu papel reprisado por Margot Robbie — e ninguém ousa tirá-la do papel. Arlequina, outrora Dra. Harlenn Quinzel, é uma ex-psicóloga do Asilo Arkham que enlouqueceu durante o tratamento do Coringa, juntando-se a ele para cometer crimes. Após renegar seu antigo Pudinzinho, a anti-heroína continuou comentendo crimes sozinha, chamando a atenção de Amanda para integrar o esquadrão.
Capitão Bumerangue (Jai Courtney)
Finalizando personagens com papéis reprisados, temos o Capitão Bumerangue. Inimigo do Flash, ele é um exímio usuário de bumerangues, atacando os inimigos com essas armas que, podem não parecer efetivas, mas nas mãos de quem conhece, mostram-se letais.
Sanguinário (Idris Elba)
Começando com os personagens que não são reprisados, vamos com um que parecia que seria reprisado. Não, ele não é o Pistoleiro. Robert DuBois é um homem instável, perito em armas, que vive com a culpa de não ter se apresentado para o alistamento do exército, seu irmão acaba indo em seu lugar e se fere gravemente na guerra. No longa, DuBois mandou o Superman para a UTI, muito provavelmente com uma bala de kriptonita, tal qual o tiro que ele desferiu nas HQs.
Pacificador (John Cena)
Christopher Smith é mais uma das novas adições. Ele é o Pacificador, que nas HQs já foi considerado como um herói, durante a era de prata dos quadrinhos. Contudo, teve sua origem alterada para um veterano da Guerra do Vietnã acometido por problemas psicológicos. Por conta desses problemas, ele acaba massacrando uma vila inocente e acaba sendo preso. O nome dele vem do Projeto Pacificador, quando o governo dos EUA reúne uma equipe de elite para combate ao terrorismo.
Pensador (Peter Capaldi)
Apresentado em um momento cômico no trailer do filme, o Pensador é um inimigo clássico do Flash — mais um. Contudo, nos quadrinhos, o personagem teve vários nomes. Seus poderes são psíquicos e telepatas.
Nas HQs, o Pensador que fez parte do Esquadrão Suicida foi Clifford DeVoe, mas para o filme, um novo foi criado: Gaius Grieves.
The Detachable Kid – TDK (Nathan Fillion)
Vamos a um personagem bizarro: The Detachable Kid — ou O Garoto Destacável, em tradução livre —. Ele tem um poder peculiar: faz com que partes de seu corpo se destaquem para utilizá-las como arma. Apesar de ter sido criado para o filme, sua inspiração está muito clara na figura do Arm-Fall-Off-Boy.
Homem das Bolinhas (David Dastmalchian)
Outro personagem esquisito, o Homem das Bolinhas, o alter-ego de Abner Krill, usa bolinhas como armas que estão pintadas em uma roupa especial. Ele as atira da roupa e as usa contra seus inimigos. Pelo trailer do filme, o personagem tem características cômicas.
Tubarão-Rei (Steve Agee – Movimentos e Sylvester Stallone – Voz)
O personagem já foi vilão do Superboy e sempre é visto nas HQs do Flash. Sua origem não é muito clara, mas especulamos que ele possa ser o resultado de uma experiência genética mal — ou bem — sucedida. Além disso, em suas primeiras aparições, ele comia turistas, banhistas e surfistas nas ilhas que compõem o arquipélago do estado do Havaí.
No longa, pelo que vemos no trailer, o vilão terá uma veia cômica misturando momentos gore.
Caça-Ratos 2 (Daniela Melchior)
A Caça-Ratos 2 não é originária dos quadrinhos, mas sua origem remete-lhes. A personagem foi produzida exclusivamente para o longa, sendo ela descendente do vilão Caça-Ratos, alter-ego de Otis Flannegan, um vilão que se utilizava de um exército de ratos para aterrorizar a cidade de Gotham.
Doninha (Sean Gunn)
Um personagem de origem híbrida, tanto por remeter às HQs, quanto por ser um vilão original para o filme. Explicamos: nas HQs, John Monroe cria uma fantasia de Doninha para matar todos aqueles que praticavam bullying com ele desde a época da escola. Ele resolve usar esse apelido e a roupa, pois aqueles que o atormentavam lhe alcunharam desta forma.
No filme, o Doninha não parece ser alguém fantasiado, mas sim o próprio, como uma espécie de experimento científico.
Sábio (Michael Rooker)
Queridinho de James Gunn, desde Guardiões da Galáxia — ainda não o perdoamos pelo que fez com Yondu, James! —, Michael Rooker dá vida a Brian Durlin, o Sábio. Nas HQs, Durlin é um herdeiro de uma fortuna que decide usá-la para combater o crime como vigilante até o Batman intervir. Disposto a se vingar, transforma-se no vilão e acaba sendo preso pelo Nuclear.
Pelo trailer, é possível ver que ele possui uma mira fora do comum, já que ele acerta alvos aleatórios na parede com uma bola.
Mongal (Mayling Ng)
Filha de Mongul, o tirano do Mundo Bélico que cruza sempre o caminho do Superman. Extremamente poderosa, ela já foi a soberana de um planeta inteiro. Talvez seus poderes sejam diminuídos para ela fazer parte do Esquadrão Suicida no filme. Ou, talvez, não seja bem assim.
Blackguard (Pete Davidson)
Richard Hertz é um mercenário que faz parte da Gangue dos 1000 e é inimigo do Gladiador Dourado, entrando em conflito direto com o herói por conta da armadura altamente tecnológica que usa. Após ser traído e deixado para morrer, ele resolve se vingar, agindo sozinho. Foi preso e usado por Amanda Waller, entrando para a equipe.
Dardo (Flula Borg)
Um personagem altamente aleatório. O Dardo não possui sua origem aprofundada nas HQs, tanto que sua identidade ainda é um mistério. Sabemos apenas que o Dardo é um ex-atleta olímpico da Alemanha, que utiliza o mesmo instrumento do esporte para atacar.
Era um vilão do Lanterna Verde. A adição do Dardo no Esquadrão Suicida indica uma tendência de James Gunn em usar cada personagens muito mais desconhecidos.
Sol Soria (Alice Braga)
Mais uma personagem original para o filme. Ela pode ter suas raízes ligadas a Juan Soria, um super-vilão que abre qualquer porta com as mãos. No longa, ela é uma moradora da Ilha de Corto Maltese que forma uma resistência contra o ditador que rege o local.
—
Empolgados para o filme? Podem apostar que nós realmente estamos. Esquadrão Suicida tem nosso Selo CN42 de Aguardabilidade!
A equipe do Código Nerd 42 aconselha a todos que pretendem ir ao cinema a tomarem todas as medidas de precaução possíveis contra o vírus da Covid-19: use máscara, leve seu próprio álcool em gel 70% e mantenha o distanciamento. Divirtam-se com segurança!
Leia mais sobre: O Esquadrão Suicida