MMORPGs ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game, é um estilo de jogo online onde você pode criar um avatar em um mundo virtual, e ao lado de vários players se aventurar, subir de nível, fazer missões (quests), e se divertir no geral. MMO é uma espécie de sub-gênero de RPG, já que contem muitos atributos que um RPG normal possui, tais como classes para cada categoria de jogador, customização de personagem, e por aí vai. Ao longo dos anos já existiram muitos bons MMOs, alguns conseguem se manter até hoje através de uma base de jogadores fieis, por exemplo, World Of Warcraft. Já outros acabam morrendo e sendo descontinuados por sua empresa prematuramente, seja por problemas na equipe de desenvolvimento, queda de jogadores, etc.
Hoje estaremos falando sobre alguns desses MMOs descontinuados, esquecidos, mas que foram trazidos de volta por seus antigos fãs e jogadores.
Dragon Ball Online
Vamos falar a verdade, todo fã de Dragon Ball já teve vontade de mergulhar nesse mundo fantástico, lutar contra ameaças do espaço, conhecer personagens icônicos como Goku ou Vegeta, é essa a experiência que Dragon Ball Online proporcionou para jogadores chineses em 2010. Este sempre foi um projeto bastante ambicioso, já que contava com a presença do próprio Akira Toriyama que ajudou a construir a história, e a desenhar as artes dos personagens. No jogo você podia escolher entre várias raças, tais como Humanos, Majins, Namekuseijin para o seu personagem. Se passando muitos séculos após o fim de Dragon Ball Z, o jogador deveria fazer várias quests, ficar mais forte e participar de torneios.
Antes mesmo do jogo nem sequer ter sido lançado mundialmente, teve seus servidores encerrados em setembro de 2013. Em 2015, porém, foi trazido de volta por um grupo de americanos, que não só traduziu o jogo para inglês, como também abriu um servidor não-oficial chamado de Dragon Ball Online Global e o disponibilizou para ser jogado por qualquer pessoa ao redor do globo. Você pode jogar de graça aqui.
Toontown Online
Este é um dos jogos mais memoráveis e clássicos desta lista. Toontown foi talvez, o primeiro MMO visando atingir um público mais infantil de jogadores, com uma assinatura mensal, o jogo focava em uma pequena cidade de personagens animados que lutavam contra robôs corporativos malvados. O espaço era bem intuitivo e divertido, proporcionando horas de conteúdo para jovens jogadores. Infelizmente o jogo foi descontinuado em 2013, pois um MMO infantil mais lucrativo, mais atrativo, e mais influente no geral estava enchendo os bolsos da Disney, Club Penguin. Sem interesse em manter os servidores funcionando, a Disney encerrou suas atividades, arruinando a infância de muitas crianças e até de jogadores mais velhos que haviam jogado ele antigamente.
Fãs apaixonados que cresceram com esse jogo, decidiram trazê-lo de volta com o servidor privado chamado de Toontown Rewritten, não só para os jovens que jogaram na época, agora adultos, voltarem para o seu mundo virtual de infância, mas também para outras crianças experimentarem a incrível experiência de Toontown. Você pode dar uma conferida nele aqui.
City Of Heroes
Ninguém nunca esqueceu de City of Heroes, o MMORPG com o sistema de criação de herói e vilão mais complexo e bem feito da história, superando até gigantes como DC Universe Online. O jogo se passava em um futuro distópico onde alienígenas invadiram a Terra, para se proteger desta ameaça a humanidade se refugiou na cidade de Paragon, onde super-heróis devem treinar e se tornar fortes para protegê-la. City of Heroes tinha uma comunidade muito saudável e fiel, pessoas que de verdade se sentiam conectadas com os complexos sistemas do jogo, pessoas essas que ficaram devastadas ao saber que a desenvolvedora NCSoft estaria terminando seus serviços em 2012.
Por sorte o projeto Homecoming traz de volta toda a experiência, não só do jogo base como também da expansão City of Villains, que permite ao jogador criar um vilão em outro mapa. O servidor de fãs recebeu grande prestígio, boa parte sendo de velhos jogadores que se viram retornando para Paragon. Afinal o servidor permite que você use sua conta antiga, e consequentemente, personagens antigos. Você pode dar uma olhada nele aqui.
Star Wars Galaxies
Star Wars Galaxies foi o primeiro MMO inspirado na tão famosa saga Star Wars, uma experiência sandbox em que os jogadores podiam escolher entre muitas profissões, trabalhar, roubar, e é claro explorar. A economia do jogo era construída pelos próprios players, e a sensação de liberdade numa galáxia com mais de dez planetas exploráveis, é tido como tendo um dos maiores mapas da história dos games. O jogo, porém, passou por inúmeras reformulações não só de sistemas básicos como economia e combate, como também de todo o jogo. No fim de 2011, Star Wars Galaxies era um jogo bem diferente do seu lançamento, decepcionou muito do seu público e acabou por fechar servidores aquele mesmo ano para Star Wars The Old Republic assumir o manto.
O jogo foi trazido do túmulo, no emulador SWGEMU que replica o jogo no seu lançamento inicial. Existem muitos outros servidores privados além do SWGEMU, como o Star Wars Galaxies Legends, que é atualmente o mais jogado e pode ser acessado aqui.
Club Penguin
Não se pode negar o fato de Club Penguin ter sido um dos maiores MMORPGs já feitos. A joia da Disney foi por muitos anos, referência para jogadores infantis, desbancando o clássico Toontown Online e se tornando o novo jogo online infantil preferido do público. Por muitos anos seu reinado se manteve intacto, até ver uma inevitável queda de jogadores, interesse e atenção dos holofotes, as novas gerações simplesmente não se interessavam mais por essa categoria de jogo. Visando reconquistar a glória perdida de uma de suas marcais mais lucrativas, a Disney tentou relançar Club Penguim em um formato atualizado e mais atrativo, chamado de Ilha do Club Penguin, seu lançamento forçou a Disney a desligar os servidores do original.
Hoje em dia, porém, com uma simples pesquisa no Google você pode achar inúmeros clones do jogo. Já que o código-fonte foi vazado no servidor de fãs, Club Penguin Rewritten. Infelizmente esses servidores já se envolveram em vários escândalos, pelo fato dos administradores serem muitas vezes incompetentes, desrespeitosos e até abusivos com seu público majoritariamente infantil. Ainda assim vale muito a pena relembrar esse clássico, você pode jogar uma versão de fãs brasileiros aqui.
—
E então, já jogou algum dos jogos citados acima? Sentiu falta de algum outro clássico? Comente, e interaja com o site.