Autobiografias, política, romance e ficção infanto-juvenil, confira os lançamentos do mês:
Vestígio
Frederick Douglas: Autobiografia de um escravo
A história de um escravo por ele mesmo. Frederick Douglas, nasceu escravizado, depois de aprender a ler e a escrever conseguiu fugir, e se tornou um dos principais líderes abolicionistas norte-americano.
O livro conta em primeira mão os horrores da escravidão que se tornaram fundamentais para a tomada de consciência contra o regime escravocrata. Tema que continua atual, apesar da abolição da escravidão ter mais de 150 anos.
Autor: Frederick Douglas
Tradutor: Oséias Silas Ferraz
Apresentação: Silas Almeida
Paris é para sempre
O livro conta a história de Charlotte durante a Segunda Guerra Mundial, uma mãe solteira que vive em Paris com a filha. Para sobreviver ela trabalha numa livraria, sua vida muda quando tropas alemãs invadem sua cidade. Depois de vários acontecimentos como uma impensável história de amor. Depois que os Aliados saem vitoriosos, Charlotte é exilada junto da filha para a América como judia, lá ele tem uma nova vida em uma editora nova-iorquina.
Autora: Ellen Feldman
Tradução: Elisa Nazarian
Autêntica
Sonhos confinados: O que sonham os brasileiros em tempos de pandemia
A pandemia invadiu a ressaca do carnaval de 2020. Aquilo que parecia distante invadiu a vida de vários brasileiros. Assim sonhos entram na realidade, e a realidade invadiu os sonhos. Começou o século XXI.
Organizadores: Christian Dunker, Cláudia Perrone, Gilson Iannini, Miriam Debieux Rosa, Rose Gurski
Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política
Com o objetivo de entender o governo de Bolsonaro, antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, economistas e profissionais de relações internacionais se reúnem para nos ajudar a compreender os impactos das políticas públicas, na saúde das instituições e na vida da população brasileira.
Organizadores: Leonardo Avritzer, Fábio Kerche, Marjorie Marona
Quem quer (pode) ser negro no Brasil?
Depois que algumas politicas de ações foram implementadas pela UFMG, com o objetivo de minimizar as desigualdades no acesso da população negra ao ensino superior. No ano de 2009, ouve um bônus para essas pessoas além de uma autodeclararão racial. Mas em 2017 ouve várias denúncias de fraudes, mostrando como os candidatos que se autodeclararão se veem em relação aos demais estudantes, principalmente como os negros os enxergam.
Autor: Rodrigo Ednilson de Jesus
Gutenberg
A filha de Auschwitz
No ano de 1942 Eva Adami vai para Auschwitz, onde seu marido foi enviado seis meses antes. Depois de passar quase dois dias em pé num vagão de trem, ela só pensar em reencontrar Michal, seu marido. Porém ao chegar ao campo, pode não conseguir reencontrá-lo, porém seu maior desafio é sobreviver a essa terrível realidade.
Autora: Lily Graham
Tradução: Elisa Nazarian
A Escola do bem e do mal Vol. 5: O cristal do tempo
A história das amigas Agatha e Sophie ganha um novo capítulo. Depois de um falso rei tomar o trono de Camelot, o verdadeiro rei foi sentenciado a morte. Agatha pode ter o mesmo destino, enquanto Sophie pode ter que se casar com o falso rei, para salvar a vida de seus amigos.
Autor: Soman Chainani
Tradutor: Carol Christo
Ilustração: Iacopo Bruno
Infâncias roubadas
As amigas Charlie e Amy de 9 anos, são amigas inseparáveis, mas elas sofreram um aterrorizante sequestro. Quando o detetive Kim Stone começa a trabalhar no caso, descobre que talvez não haja um pedido de resgate, mas que haverá um leilão pela vida das garotas.
Autora: Angela Marsons
Tradutor: Luis Reyes Gil
Clássicos Autêntica
Memórias póstumas de Brás Cubas
Originalmente publicado em 1881, este clássico marca o início do Realismo no Brasil. Com um enredo simples e especial, mostras as lembranças pelo olhar do defunto: a sua infância, seus relacionamentos amorosos e sua frustações. O livro marcou pela ironia e pessimismo, pelo humor e inventividade. Considerado um dos mais importantes romances da literatura brasileira.
Autor: Machado de Assis
Apresentação: Luiz Rufatto
A casa dos sonhos de Anne
Anne Shirley está de volta. Agora casada com Gilbert Blythe, eles vão morar na “casa dos sonhos”, uma singela casa em Four Winds Point, no litoral, Gilbert escolheu esse lugar pois ele vai assumir a clínica médica do tio.
Autora: Lucy Maud Montgomery
Tradutor: Márcia Soares Guimarães
Yellowfante
Confusão na roça
Este livro retoma uma estrutura de conto popular acumulativo, onde cada personagem é citado antes de ser introduzido, a ilustração acompanha esse ritmo acumulativo também.
Autora: Sonia Junqueira
Ilustrador: Nelson Cruz
Nemo
Polina
Polina Ulinov tem um talento ímpar para a dança, ela é selecionada para ser treinada pelo grande mestre Nikita Bojinski, conhecido pelo nível de exigência com seus alunos. Ao longos dos anos de docência, Poliana desenvolve uma relação complexa com seu mentor, que vai lhe permitir explorar novas experiências artríticas. Totalmente independente.
Autor: Bastien Vivès
Tradutor: Fernando Scheibe