Mais conhecida como a esposa do líder quilombola, Dandara é sempre deixada de lado em sua representação. Mesmo tendo contribuído ativamente na proteção do quilombo, os dados sobre a mulher são poucos.
Com a intenção de compartilhar sua visão sobre o assunto, o escritor Leonardo Chalub retrata em Dandara e a Falange Feminina de Palmares uma guerreira que luta para ser reconhecida com o respeito destinado aos homens da época.
O livro traz nomes familiares aos ouvidos de quem já conhece esse pedaço da história, como Aqualtune e Ganga Zumba. Desse modo, munido de conhecimentos, o autor faz bom uso de fontes históricas ao longo do texto. Além disso, em nenhum momento o diálogo escapa do esperado. É com muito realismo que vemos palavras e gírias comuns daquele tempo saltarem dos lábios dos personagens.
O texto é super limpo, abrindo poucas brechas para imaginar cenários ou feições de personagens. Por outro lado, há muitas cenas de lutas, o que pode incomodar o leitor.
A guerreira Dandara
Aqui, Dandara é Dandara antes de Zumbi. Uma Dandara que luta, comanda e desafia os que se põem em seu caminho. Esta mulher nos mostra que também existe força na vulnerabilidade e companheirismo para com os que confiam em nossa capacidade. Desde já, ela deixa pouco espaço para o orgulho. Assim também, admite muitas vezes estar errada sobre decisões táticas, mas logo se recupera com ações que a redimem.
Mesmo que a liderança negra com Dandara seja o foco, ainda há a exploração de temas como racismo estrutural e o preconceito com mulheres poderosas.
Vale a pena?
Você não encontrará lindas descrições das paisagens brasileiras ou um romance de tirar o fôlego lendo Dandara e a Falange Feminina de Palmares. Porém, encontrará certamente uma história capaz de despertar emoções e opiniões pouco exploradas sob um disfarce de livro de aventura.
Descobrirá também, um deleite nos momentos em que o narrador modela um pedacinho intocado dos livros de história para atiçar nossa curiosidade sobre os feitos de Dandara.
Por fim, Dandara e a Falange Feminina de Palmares demonstra que o poder da mulher sempre sairá como vencedor quando se alia aos outros. Sem dúvidas, o livro combina o melhor dos dois mundos, ao misturar o conhecimento e a diversão.
Leia mais sobre: Editora Nemo