Criada por Brad Ingelsby e dirigida por Gavin O’Connor, Mare of Easttown é uma das minisséries da HBO mais aclamadas de 2021. Levando três prêmios no Emmy Awards 2021, incluindo: Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV, Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV e Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV.
Com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e o episódio final estabelecendo o recorde de episódio mais assistido de uma série original na HBO Max durante as primeiras 24 horas de disponibilidade, Mare of Easttown fez história em 2021. Mas, afinal, por que a minissérie tem sido recebida tão positivamente pela crítica especializada e pelo público?
A detetive Mare, de uma pequena cidade chamada Easttown, decide investigar um assassinato local. Enquanto isso, ela tenta de tudo para não deixar que seus problemas pessoais façam sua vida desmoronar.
A força de Mare of Easttown
O que chama a atenção nessa minissérie é o caminho escolhido para percorrer a história. Existe uma reviravolta atrás da outra no mistério apresentado, e é impossível adivinhar o que realmente aconteceu. Toda a construção da história é brilhante.
Além da consistência no roteiro, o diretor consegue te prender a ponto de não tornar as coisas desinteressantes. Ainda mais quando existe mais de uma situação acontecendo e o tom ser muito denso; mesmo assim, a história vai se movimentando organicamente.
Muita da força de Mare of Easttown vem da excelente protagonista, interpretada por Kate Winslet. É fenomenal ver essa grande atriz em tela e como ela não perdeu sua força, afinal, temos uma interpretação madura, humana e, no mínimo, dedicada. Só uma atriz desse nível poderia transmitir tanto primor.
Nesse sentido, Mare é uma personagem com muitas camadas. O sofrimento e todos os traumas que ela carrega são nítidos, porém, ela continua sendo uma personagem forte. A protagonista encontra-se em estados de rigidez e fragilidade, sua resiliência é inspiradora e toda a mensagem da história sobre superação é aplicada de maneira sublime.
Os personagens
Um dos grandes acertos da minissérie é o seu foco nos personagens. Cada arco mostrado possui uma particularidade que irá fazer você se relacionar. Essas pessoas passam por problemas, cada uma enfrenta sua batalha e isso é maravilhoso.
Mas, como a história retrata investigações policiais, você nunca sabe em quem confiar ou o que esperar. Ainda assim, em apenas sete episódios, a história nos mergulha na vida dessas pessoas de maneiras inimagináveis, sempre com muita calma. Todos do elenco, sem exceção, estão muito bem em seus papéis.
Outros personagens, além da Mare, são interessantes, como, por exemplo: Lori, Colin, Helen, Siobhan, Mark, Frank, Richard, Carrie.
Mesmo com toda a dramaticidade, existem excelentes momentos pontuais de humor. A vida dessas pessoas é difícil, mas não quer dizer que deve ser assim em 100% do tempo. Então, temos pequenos momentos do dia a dia, com muita leveza e comicidade.
Portanto, Mare of Easttown faz você se importar com tudo que a envolve. É uma minissérie que possui camadas, consistência e muito esforço para te entregar um resultado satisfatório, que, aliás, ela consegue!
Leia mais sobre: HBO