Na quarta temporada de Stranger Things conheceremos um novo chefão do Mundo Invertido, chamado Vecna. Mas, quem é Vecna?
Assim como o Demogorgon, que aterrorizou os protagonistas na primeira temporada, o novo vilão é inspirado em um monstro do clássico RPG Dungeons & Dragons.
Por conta disso, nós, do Código Nerd 42, vamos explicar quem é Vecna, o Sussurrado, Rei Imortal, o Senhor da Torre Apodrecida.
Quem é Vecna?
Vecna é um dos grandes antagonistas de D&D e possui uma lore muito interessante. Isso o transformou em um dos vilões mais bem sucedidos da franquia.
Primeiramente, ele era um humano normal, membro de uma das castas intocáveis na cidade Flan de Fleeth, em Oerth. Ele foi treinado por sua mãe na arte da feitiçaria. No entanto, ela foi assassinada por conta da prática. Então, jurando vingança, o vilão se tornou um mestre poderoso nas artes sombrias.
Vecna era mais poderoso nas artes da magia sombria como nenhum outro mortal jamais fora. Existem boatos de que ele fora treinado por Mok’slyk, a Serpente, a encarnação da magia arcana.
Ascensão e o surgimento de um Império maligno
Então, ele se tornou um lich governante deste terrível império no vale Sheldomar. Além disso, ele possuía um grande exército de feiticeiros arcanos e mortos-vivos.
O vilão usou o exército para atacar a cidade de Fleeth, onde ele quase pereceu ao enfrentar uma manifestação de Pholtus, o deus da luz. No entanto, a vitória veio e com ela uma chacina de terror.
Quando a conquista da cidade já era certa, os oficiais imploraram que ele poupasse os cidadãos. No entanto, Vecna fez o contrário: massacrou a todos na cidade, empilhou suas cabeças e permitiu apenas que os oficiais sobrevivessem, jurando que estes estavam sob sua proteção.
Essa é a prova de sua soberania e vilania no mundo de D&D.
A traição e a queda de Vecna
No ápice de sua glória e conquistas através do Império, o vilão foi traído e assassinado por um de seus principais e mais confiável tenente: um vampiro chamado Kas, o Mão Sangrada.
Kas assassinou seu imperador usando uma espada mágica, que o próprio Vecna em pessoa havia feito para o tenente vampiro. No entanto, mesmo assim, Vecna deu um jeito de sobreviver. Ele transferiu sua consciência para sua mão esquerda e seu olho. Estes, se tornaram itens jogáveis para os jogadores de D&D.
Embora fossem itens amaldiçoados, eram poderosos. No entanto, o jogador precisava sacrificar sua mão e seu olho em troca dos itens.
Então, o vilão retorna, através de cultos que o ajudam a se tornar semideus da magia e segredos no mundo de Greyhawk. Depois disso, ele passou a ser considerado um Deus Superior.
Contudo, pouco tempo depois ele foi novamente aprisionado.
O retorno de Vecna
Embora o vilão tenha sido aprisionado novamente, ele retornou ainda mais poderoso após isso.
Vecna absorveu o poder da luz e emergiu de volta à vida, tão poderoso quanto jamais fora. Então, invadiu a cidade de Sigil com intuito de reestruturar toda a existência para a sua vontade.
No entanto, felizmente, ele fora derrotado por um grupo de aventureiros que o expulsaram de lá. Então, o poder da luz foi liberto de Vecna.
Vecna retornou para sua terra natal, agora reduzido em poder. Porém, o vilão continua buscando por poder e sua reascensão ao mundo de Dungeos & Dragons.
Fonte: Wikia Liber Proeliis