Você provavelmente já ouviu falar: X-Men ’97 é fenomenal. Essa animação é um dos projetos mais grandiosos, coloridos, ambiciosos e comoventes que a Marvel já fez.
Inicialmente, a Marvel anunciou o projeto como uma retomada nostálgica da animação de 92, mas X-Men ’97 é exatamente o oposto. Trata-se de uma das adaptações de quadrinhos mais progressistas já feitas. Com uma animação, enredo, drama, arcos de personagens e política ainda mais fortes, X-Men ’97 supera a sua antecessora em todos os aspectos. Assistir semanalmente a cada episódio parecia um evento independente. Juntos, esses dez episódios formam um todo monumental que configura entre os trabalhos mais extraordinários que já fizeram com os mutantes.
Além disso, essa nova fase da equipe está repleta de loucura sci-fi, extravagância de anime, complexidade moral e personagens profundamente falhos. É cheia de ação, tragédia, heroísmo, momentos cômicos e romance. X-Men ’97 transborda emoção, englobando toda a experiência humana, do nascimento à morte, do assassinato à misericórdia, da esperança à decepção. Sob a aparência de um “desenho infantil”, X-Men ’97 apresenta um olhar maduro sobre a confusão da humanidade, nossa ruína e redenção, e ousa perguntar: A tolerância é extinção? Como podemos continuar a existir se permitimos que nossos inimigos sobrevivam?
Impecavelmente animada com um estilo vintage de fitas VHS dos anos 90 e com uma trilha sonora eletrizante, X-Men ’97 é uma evolução das histórias originais contadas nos quadrinhos. Em termos de narrativa, a série explora seus temas por meio de arcos de personagens dinâmicos que se mantêm fiéis ao status quo constantemente em mudança dos quadrinhos. Assim, ela desconstrói todo o mundo dos X-Men, para então remontar as peças enquanto examina a questão da redenção.
Por outro lado, personagens queridos como Ciclope, Vampira e Magneto são levados ao seu limite, radicalizados em mudanças ousadas de caráter que lembram o drama impecável dos quadrinhos. A produção compacta arcos de vários anos de forma mais palatável. Às vezes até melhorando o material original enquanto permanece fiel ao espírito, à história e aos personagens.
Os quadrinhos são adaptados com bom gosto, com crossovers complicados habilmente simplificados em eventos episódicos rápidos e divertidos. Por fim, Beau DeMayo, showrunner e produtor executivo da animação, demonstrou um carinho e entendimento gigantesco acerca dos X-Men e da sua importância social, definitivamente entregando uma das melhores adaptações da Marvel.
A Avaliação
X-men '97 (1ª Temporada)
X-Men '97 é uma das animações mais ambiciosas da Marvel, superando a série original de 1992 com enredos fortes e uma animação impressionante. A série oferece ação, emoção e profundidade, apresentando mudanças ousadas nos personagens e temas complexos. Sob a liderança de Beau DeMayo, é uma das melhores adaptações da Marvel, mesclando nostalgia com inovação.
Detalhes da avaliação;
-
Nota