X-Men, uma das equipes de heróis (ou nesse caso Mutantes) mais conhecidas e lucrativas dos últimos tempos, vendendo milhões de quadrinhos, produtos e filmes pelo mundo todo. X-Men conseguiu consolidar-se como uma das equipes de heróis mais importantes da Marvel, e do mundo dos quadrinhos.
Criada nos anos 60 por Stan Lee e Jack Kirby, a equipe popularizou-se por muitos de seus personagens icônicos, tais como Wolverine, Ciclope e Tempestade. A história acompanhava o Professor Xavier, treinando um grupo de adolescentes mutantes, uma raça evoluída dos humanos que tinham poderes. Xavier os ajudava a controlar esses poderes, e a lidarem com isso. O quadrinho também abordava temas mais profundos como o racismo e o preconceito.
Com tantos anos de história, a equipe obviamente já teve vários vilões. Entre esses talvez esteja o mais icônico e conhecido da Mitologia dos Mutantes, o Magneto. Hoje falaremos sobre a origem do Magneto, e de seu impacto na história e na cultura pop.
Criação e primeira aparição
Magneto foi o primeiro vilão dos X-Men, sua primeira aparição foi na Edição 1, sendo criado juntamente com o grupo. Ele tenta manipular mísseis de uma base militar para destruir cidades humanas, mas é parado pelos X-Men. O Magneto conseguia manipular campos magnéticos, metais, ele também usava um capacete que impedia que sua mente fosse invadida pelo Professor Xavier.
Apesar do Magneto parecer só mais um vilão caricato e malvado dos anos 60, ele tinha algo que o diferenciava, ele acreditava que os Mutantes eram uma raça superior aos Homo Sapiens, os humanos. Além de acreditar que os humanos consideravam os mutantes uma aberração, sentia nojo dos X-Men por simpatizar com eles, e constantemente tentava dominar o mundo por tais razões. Magneto também fundou a Irmandade Mutante, seu principal grupo mutante, que ele lidera para dominar o mundo e opor os mutantes à raça humana.
Origem
Magneto tem uma das origens mais tristes da Marvel. Max Eisenhardt e sua família sofriam ataques por serem judeus numa Alemanha nazista, viu a maioria de seus parentes serem levados ou mortos, inclusive seus pais, e eventualmente foi levado para o campo de concentração de Auschwitz.concentração de Auschwitz.
Lutando para sobreviver, ele conheceu a jovem Magda, uma garota romana. Os dois se apaixonaram e juntos fugiram do campo de concentração, se refugiando numa vila na Rússia, se casaram e tiveram uma filha, a jovem Anya e trabalhava numa fábrica. Tudo parecia ir bem, até que um fazendeiro da região descobriu sobre seus poderes e o chantageou. Max, agora chamado Magnus, pagava o homem constantemente para ele não revelar para as pessoas da vila quem ele era.
Infelizmente, Magnus não conseguiu mais pagar o dinheiro e os fazendeiros queimaram sua casa. Saindo as pressas com Magda, ele não pode salvar sua filha e a viu queimar viva. Furioso, ele usou seus poderes para matar todos os fazendeiros e Magda com medo dele fugiu para as montanhas. Magda na verdade estava grávida novamente, agora dos gêmeos Wanda e Pietro Maximoff. Magnus perdeu a fé na raça humana, e se rebatizou de Magneto, decidindo ali que iria criar uma nova utopia mutante. Ele também conheceu Charles Xavier, e os dois foram amigos por algum tempo, mas Magneto tinha outras visões do que era certo. Então cortou laços com Xavier, se tornando seu maior inimigo.
A importância do Magneto
Magneto é sim um dos vilões mais importantes da Marvel, e também um dos vilões com motivação mais justificada. Magneto é o grande exemplo do mutante que sofreu nas mãos da humanidade, ele viu por seus olhos o que a maldade humana pode fazer, seja num campo de concentração de guerra, seja com um grupo de fazendeiros raivosos. Ele perdeu a fé nos humanos, ele acredita que nenhum mutante oprimido deva sofrer mais, ele acredita que esses mutantes devam contra atacar e mostrar que o Homo Sapiens evoluído é quem deve reinar sobre a terra.
Toda essa motivação o diferencia de Charles Xavier, que acredita na bondade humana e os protege. Já foi dito que os dois personagens são inspirados em Martin Luther King e Malcolm X, dois ativistas negros que tinham visões muito diferentes de como conseguir mais direitos para o povo afro-americano. Enquanto Luther King acreditava que os direitos só seriam ganhos com justiça e leis, Malcolm acreditava na supremacia negra, por acreditar que os negros não deveriam mais sofrer pelas mãos dos brancos. Assim é possível que os personagens sejam inspirados, mas é bem possível que não, já que esse tipo de confronto de ideais já se repetiu várias vezes na história humana.
De qualquer forma, Magneto continua sendo um dos vilões mais importantes por trazer uma grande discussão sobre racismo e perseguição. X-Men fala muito sobre isso, a humanidade tentando destruir os Mutantes – e conseguindo na maioria das vezes – já se repetiu muitas e muitas vezes nas histórias, e o Magneto é a grande face disso. Talvez no fim ele esteja certo, talvez os humanos não mereçam controle da Terra por sua violência e ingenuidade.