Ada Lovelace foi a primeira programadora, antes mesmo dos computadores. Dá para acreditar? Além desse fato curioso, há algo mais que chama a atenção: Ada era filha de Lord Byron, um poeta popular para os românticos. Mesmo assim, a pequena Ada foi incentivada a se afastar dos devaneios da escrita e se aproximar da matemática, assim como a mãe. Com grandes feitos, a Frances Lincoln Children’s Books resolveu escrever mais sobre a menina que viria a ser conhecida como a Mãe da Programação.
Nesta edição, conhecemos desde cedo a natureza do casamento dos Byron que trouxe a chegada de Ada. Mesmo que não se fale muito sobre a união entre os dois, vemos o desejo de Lady Byron em querer que a filha seguisse um caminho longe do pai, longe da natureza problemática de Lord Byron.
É impossível negar que Ada tinha uma inclinação natural a se dedicar a atividades que estimulassem sua criatividade e inteligência. E, apesar de ser do sexo feminino, foi muito bem incentivada a se tornar uma mulher culta. Não demorou para que a jovem esbarrasse em companhias interessantes intelectualmente, como Charles Bobbage, pioneiro no mundo da computação, e construísse parcerias com o tempo.
O livro não explora muito mais a vida de Ada depois disso, já que depois disso, ela também seguiu por caminhos conturbados. Mesmo assim, é ótimo saber mais sobre sua origem e legado. As ilustrações são bem rústicas e grosseiras, talvez em uma tentativa de representar a época. Contudo, seria melhor, talvez, que isso não trouxesse um tom tão triste à narrativa de Lovelace, já que sua vida também teve realces luminosos com o contato de cientistas e amigos intelectuais.
Com pouco texto, fica à margem do leitor procurar mais informações sobre a biografia da homenageada, mas a obra consegue trazer a essência da importância dessa mulher para a atualidade, além de nos introduzir aos primórdios da computação.
Ada Lovelace é ótimo para todos que querem introduzir a importância do incentivo intelectual à vida de crianças, mostrando um exemplo de alguém que transformou a vida de milhares de pessoas devido a uma educação adequada.
Leia mais sobre: Frances Lincoln Children’s Books