Nada melhor que uma boa maratona de terror para tornar a experiência do Halloween ainda melhor. Portanto, pensando nisso, separamos uma lista com cinco filmes de horror cósmico para você maratonar nesta data.
Contudo, antes, precisamos entender o que é horror cósmico, gênero tão mencionado na cultura pop.
O que é horror cósmico?
O horror cósmico, considerado por muitos, criação do autor H. P. Lovecraft, trata-se de histórias que tornam os seres humanos apenas pequenos e indefesos vagantes cósmicos que falham em buscar sua própria existência. Nestas histórias, existem entidades, deuses e seres interplanetários que tornam a existência humana algo insignificante.
Lovecraft é considerado o “pai” do horror cósmico, pois foi o primeiro a utilizar este conceito com tanta maestria em seus contos, como em O Chamado de Cthulhu, por exemplo.
Com o passar do tempo, as histórias de horror cósmico ganharam diferentes dimensões e formas de narrativa. Contudo, sempre mantendo a premissa da “ameaça irreconhecível que traz desespero para a humanidade, tornando-a insignificante”.
Assim sendo, confira a seguir, a nossa lista de cinco filmes de horror cósmico para você maratonar e entender melhor o gênero.
O Enigma do Horizonte (1997)
O filme do aclamado diretor Paul W.S Anderson, é um clássico do gênero horror cósmico e de ficção científica.
O filme se passa em 2047, onde uma equipe de resgate é enviada para encontrar a nave Event Horizon, que desapareceu misteriosamente quando explorava os limites do sistema solar. No entanto, quando os astronautas a encontram, eles descobrem que um terrível mistério os cerca e algo sinistro habita os corredores da nave.
Além de ser considerado um filme de horror cósmico, O Enigma do Horizonte também é lembrado pelos fãs do gênero body horror e, claro, pelos fãs de ficção científica.
A Seita Maligna (2016)
Os diretores Steven Kostanski e Jeremy Gillespie são os responsáveis por um dos melhores filmes do gênero: A Seita Maligna.
No longa, após deixar um paciente em um hospital, um policial descobre que figuras encapuzadas mantêm pacientes e funcionários presos, e que, além disso, um estranho culto sobrevive no local. Assim, ele tenta desesperadamente acabar com esse pesadelo.
O filme não teve tanto reconhecimento do público, no entanto, fez bastante sucesso entre os fãs de terror. Este é um dos melhores filmes com a temática horror cósmico, por isso, vale a pena conferir.
A Cor que Caiu do Espaço (2019)
Richard Stanley pegou a difícil tarefa de realizar um filme baseado nos contos de Lovecraft, onde a principal ameaça é uma cor inenarrável e inimaginável. E, felizmente, conseguiu!
Em A Cor que Caiu do Espaço, Nathan Gardner (Nicolas Cage), resolve se mudar para uma fazenda com sua família. Porém, ele vê sua vida abalada quando um meteorito com cor estranha cai no quintal de sua propriedade, tornando a vida dos moradores em um verdadeiro e desesperador pesadelo.
Este é um dos filmes baseados em obras do Lovecraft mais interessantes, e, embora o filme tenha momentos “galhofas”, o diretor consegue passar o sentimento perturbador de insignificância e medo imaginado nas páginas da obra original.
O Nevoeiro (2007)
Baseado no livro de Stephen King, outro mestre do horror, O Nevoeiro, do diretor Frank Darabont, não podia ficar de fora desta lista.
Na trama, após uma tempestade devastar a cidade de Maine, uma família vai ao supermercado para estocar suprimentos. No entanto, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, trazendo com ele algo sobrenatural.
Este é um grande clássico de horror cósmico, além disso, conta com um dos finais mais polêmicos de filmes desse gênero.
O Enigma de Outro Mundo (1982)
Um dos maiores clássicos do terror e ficção científica, dirigido por John Carpenter, O Enigma de Outro Mundo, figura bem como um filme de horror cósmico.
O filme baseado no livro Who Goes There?, de John W. Campbell Jr., conta a história de uma equipe de pesquisadores que trabalha numa remota estação da Antártica. Lá, eles descobrem um ser submerso na neve há mais de cem mil anos.
A criatura possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro, o que causa terror entre os membros da equipe, visto que é muito difícil distinguir um humano da criatura.
Este se tornou um dos maiores clássicos do cinema de gênero e continua sendo um filme de tirar o fôlego, com criaturas assustadoras e bem-feitas. Por isso, é um excelente filme de horror cósmico.
—
Aliás, queremos saber: qual o seu filme de horror cósmico favorito? Diz para nós nos comentários.
Leia mais sobre: H. P. Lovecraft