O terror está presente em todos as formas de contar histórias. No entanto, poucas são tão assustadoras como as histórias dos mangás de Junji ito.
O autor é um mestre do terror, com a forma única de mesclar o gore com o horror cósmico nas páginas em preto e branco das edições do mangás.
Considerado, por muitos, um dos maiores mestres do horror, Junji Ito criou inúmeras obras assustadoras e grotescas, porém, extremamente interessantes e divertidas.
Pensando nisso, separamos cinco mangás do Junji Ito que você precisa conhecer.
Fragmentos do Horror
Em Fragmentos do Horror, Junji ito reúne diversos contos macabros que contam diferentes histórias, igualmente assustadoras.
Entre os contos, o autor navega entre variados gêneros; desde o cômico até o erotismo. No entanto, todos mergulhando no horror típico de Ito. O mangá chegou no Brasil pela Darkside em 2017.
Tomie
Tomie é uma das obras mais famosas do autor. O mangá mistura elementos do horror com o erotismo em uma narrativa que, aparentemente, é um clichê do gênero.
A jovem Tomie, dona de uma beleza estonteante, é dotada de uma absoluta capacidade de seduzir os rapazes à sua volta. Logo, ela transforma os rapazes em escravos, e coisas piores.
O mangá chegou no Brasil em 2021 pela Pipoca & Nanquim.
Gyo
Em Gyo, Junji Ito entrega umas das mais perturbadoras histórias de suas obras. Além disso, é assustadoramente divertido.
No mangá, um casal é surpreendido quando encontra peixes mortos com pernas mecânicas andando pela costa japonesa. No entanto, esse é apenas o começo de um problema que vai se escalar a níveis globais.
O mangá é bem escrito, com imagens viscerais, sendo possível sentir o cheiro desagradável de peixes em decomposição ao passar as paginas. Além disso, o autor consegue fazer críticas, mas divertir simultaneamente.
Você pode conferir nossa resenha de Gyo clicando aqui.
O mangá teve sua publicação no Brasil pela Devir Editora em 2021.
Frankestein e Outras Histórias de Horror
Frankenstein e Outras Histórias de Horror é outra coletânea de contos de terror do autor. No entanto, esta traz clássicos da literatura reimaginados por ele.
Assim, a mais famosa história adaptada pelo autor neste volume é Frankesntein. No conto, assim como a obra original, acompanhamos Victor Frankestein criando sua criatura e tentando se igualar a Deus. Porém, tudo dá errado e a ambição dá lugar ao horror.
O mangá chegou ao Brasil em 2021, publicado pela editora Pipoca & Nanquim.
Uzumaki
Talvez a mais aclamada e popular obra de Junji ito, Uzumaki, seja uma grande homenagem ao terror japonês.
Todos os estereótipos de terror encontrado nas obras japonesas se fazem presentes no mangá. Além disso, o autor consegue criar uma tensão através de um estranho e improvável inimigo: os espirais.
Em Uzumaki, Junji Ito vai além do terror japonês e mergulha em algo cósmico, que se assemelha a obras de H. P. Lovecraft, enquanto também homenageia obras de Stephen King.
Contudo, não é preciso dizer muito mais para explicar o porquê Uzumaki é uma obra-prima do horror.
Outros mangás de Junji Ito
Primeiramente, é preciso dizer que selecionar apenas cinco mangás do autor é uma tarefa árdua. Então, separamos alguns outros títulos que merecem sua atenção, como: Vênus Invisível, Sensor, Calafrios, Contos de Horror da Mimi, ou então, o curioso, fofo e macabro, Diario dos Gatos Yon & Mu.
Você pode conferir estes e outros títulos do autor na página especial da Amazon, clicando na imagem abaixo:
—
Qual é o seu mangá favorito de Junji Ito? Conta aí nos comentários.