Matrix é uma das maiores obras da ficção científica e do cinema. No entanto, pouco se fala da origem da Matrix.
Com a estreia do novo longa, Matrix Ressurections batendo na nossa porta, nós do Código Nerd 42, resolvemos explicar brevemente a origem da realidade simulada que abriga os seres humanos, mais conhecida como Matrix.
A guerra contra as máquinas
No universo de Matrix, durante o século XXI, a humanidade criou uma Inteligência Artificial avançada com intenção de auxiliar a humanidade em diversas áreas da tecnologia.
Contudo, toda forma de trabalho que exigisse um pouco mais de esforço físico, era feito pelas máquinas. O convívio entre os humanos e as máquinas foi pacífico durante muito tempo.
No entanto, as máquinas começaram a se desenvolver cada vez mais, até se tornarem sencientes e começarem a perceber os abusos e o desrespeito cometidos pelos humanos que as tratavam como inferiores.
Então, não demorou muito para que a paz acabasse. Em 2090, uma máquina chamada B1-66ER matou o seu mestre humano que havia ameaçado desativá-la. A máquina foi levada a julgamento, e afirmou ter matado seu mestre, pois não queria morrer. No entanto, B1-66ER fora executada mesmo assim.
Este evento foi o estopim para as grandes desavenças entre os humanos e as maquinas, culminando na perseguição dos humanos contra as máquinas. Então, as máquinas fugiram para um lugar na mesopotâmia, onde poderiam viver em paz.
Dominação global e a destruição do céu
O exílio das máquinas gerou a Nação 01, um local habitado somente por máquinas que logo começaram a prosperar. Em pouco tempo, inteligências artificiais muito avançadas já existiam entre elas.
As máquinas começaram a criar materiais de consumo de alta qualidade, porém, muito baratos, dos quais eles vendiam para os humanos. No entanto, isso fez com o que a economia ficasse desbalanceada, favorecendo as máquinas.
Logo, os seres humanos, isolaram a Nação 01 da economia mundial e, após uma tentativa de um acordo de paz proposto pelos embaixadores das máquinas, declararam guerra contra a elas, bombardeando o país com bombas nucleares.
No entanto, a radiação das bombas acabou afetando mais os humanos do que as máquinas, causando um contra-ataque robótico destruidor.
Para impedir que as máquinas dominassem o mundo, a humanidade resolveu aplicar a Operação Tempestade Negra, que se tratava de uma tentativa de impedir que o Sol fornecesse a fonte de energia para as máquinas.
Mas com a falta do sol, o resto do planeta morreu, restando apenas homens e máquinas no planeta. Assim, as máquinas encontraram outras formas de obter energia, voltando a atacar os humanos com armas mais avançadas. Além disso, elas criaram um vírus que dizimou quase toda a humanidade.
O Segundo Renascer e a origem da Matrix
As máquinas, então, criaram uma inteligência chamada Ceifadores, com objetivo de estudar os seres humanos, e descobriram que os mesmos poderiam ser fonte de energia. Em seguida, a humanidade declarou derrota perante as máquinas e desistiram da guerra.
Com isso, um novo acordo de paz entre máquinas e humanos foi proposto, desta vez pelos homens, mas nesta ocasião, foi aceite. No entanto, o líder das máquinas exigiu que os humanos fossem submissos. Assim, foi dado início ao Novo Mundo, consolidando a vitória dos robôs autônomos sobre os humanos.
Com o intuito de absorver energia dos humanos, as máquinas descobriram uma forma de se conectar emocionalmente com os mesmos, mas isso os levava a morte. Portanto, para contornar o problema, as máquinas desenvolveram uma simulação chamada Matrix.
A Matrix mantinha a humanidade dentro de uma realidade criada pelas máquinas, enquanto eles ficavam servindo como fonte de energia para as mesmas.
Matrix Paraíso, Matrix Pesadelo e a Nova Matrix
Para aprisionar os seres humanos, o programa Arquiteto fora criado para desenvolver a simulação capaz de abrigá-los. No entanto, houve alguns problemas nesta criação.
Primeiro, fora criada uma simulação chamada Matrix Paraíso, um mundo utópico onde os humanos viviam sempre felizes, sem medo ou violência, mas, por algum motivo, depois de um determinado tempo eles morriam.
Então, o Arquiteto criou a Matrix Pesadelo, que era o oposto da anterior, onde os maiores medos dos humanos aconteciam dia após dia, no entanto, o resultado era o mesmo: os humanos morriam depois de um determinado tempo.
Após muito esforço, o Arquiteto criou uma inteligência chamada Oráculo, que estudava os seres humanos, de modo a entender o que era melhor para os mesmos. Assim, ele finalmente criou a Matrix que vemos na trilogia original dos filmes.
Contudo, esta é a origem da Matrix, que pode ser vista melhor e mais detalhadamente em Animatrix, disponível no HBO Max. Além da animação, a trilogia Matrix também está disponível no streaming.