Todos nós sabemos: trailers são um grande — e crucial — fator na divulgação de novas produções cinematográficas. Contudo, existem aqueles certos filmes que nos enganam pelos trailers, e acabam ficando marcados por isso.
Assim, vemos trailers com narrativas próprias, que se distanciam dos filmes promovidos; além de situações em que o trailer é apenas uma peça na engenhosa campanha de divulgação.
Pensando nisso, nós, do Código Nerd 42, preparamos uma lista com cinco filmes que nos enganaram pelo trailer. Confira:
A Bruxa de Blair (1999)
A Bruxa de Blair é um dos mais conhecidos filmes de terror “found footage” já lançados.
Durante a divulgação do filme, a produtora o promoveu como um documentário “real”, composto por imagens encontradas pelos produtores e editadas para o grande público. Além disso, histórias foram criadas para reforçar a ideia e, até mesmo, os atores evitavam conversar sobre o filme para não levantar suspeitas.
Apesar de o marketing ter resultado na época, tornando o filme um grande sucesso de público, algum tempo depois, os espectadores descobriram que tudo era apenas parte da campanha de promoção do filme.
Festa da Salsicha (2016)
O que esperar de uma animação aparentemente divertida, com um elenco de peso dando voz aos personagens? Diversão para toda a família, certo? Mas, na verdade, não é bem assim.
Festa da Salsicha parece uma animação como qualquer outra, mas está recheada de conotação sexual e humor nem um pouco politicamente correto. Apesar de alguns materiais de divulgação mostrarem um pouco disso, o filme não deixou a proposta muito clara para o público, gerando descontentamento daqueles que se sentiram “enganados”.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi um marco no cinema de super-heróis, mas, infelizmente, não por um bom motivo.
O filme, roteirizado por Chris Terrio e David S. Goyer, e dirigido por Zack Snyder, acabou rendendo inúmeros memes após seu laçamento.
Apesar de vermos, no trailer, o tão esperado confronto entre Batman e Superman, o filme erra em diversos pontos, e continua rendendo piadas e discussões entre os fãs do gênero.
Contudo, após o lançamento nos cinemas, uma versão estendida foi lançada diretamente em DVD e Blu-ray, minimizando — um pouco — os percalços do filme.
Esquadrão Suicida (2016)
Apesar do hype, grandes nomes no elenco e da extensa campanha de promoção, Esquedão Suicida não ficou na memória dos espectadores por um bom motivo, pois é mais um dos filmes que nos enganaram pelo trailer.
Trailer que, aliás, elevou a expectativa dos fãs por conta da fantástica edição ao som de Bohemian Rhapsody, dos Queen. Mas parou por aí. O filme, ao contrário do trailer, peca em ritmo, narrativa e sofre de diversos outros problemas que evitaremos citar.
No entanto, nem tudo foi perdido. O estúdio apostou novamente em alguns personagens, utilizando-os em outras produções, incluindo o novo O Esquadrão Suicida, lançado em 2021 e dirigido por James Gunn.
Pequena Grande Vida (2017)
Em Pequena Grande Vida, Matt Damon, Christoph Waltz e Kristen Wiig estrelam aquele que, pelo trailer, parecia ser uma leve e divertida comédia. Mas, infelizmente, não foi este o resultado visto no filme.
Assim, mesmo com grandes nomes no elenco, o filme não conseguiu se bem-sucedido entre o público e a crítica. Além disso, se tornou um fracasso de bilheteria, arrecadando 55 milhões de dólares, contra um orçamento de cerca de 76 milhões.