As séries animadas da Marvel dos anos 90, foram algumas das principais mídias dos super-heróis. Séries como X-Men: The Animated Series (1992) e Spider-Man: The Animated Series (1994), marcaram a infância de muitos fãs dos quadrinhos, mas há uma que foi esquecida: A série animada O Surfista Prateado (1998); tão boa quanto as anteriores, mas, infelizmente, não tão conhecida.
A produção da Fox Kids é a primeira série animada da Marvel a possuir computação gráfica e traz uma história repleta de diálogos inteligentes e bastante reflexivos com personagens do universo cósmico da Casa das Ideias. Neste artigo, citaremos alguns motivos para provar que você precisa assistir à série animada do Surfista Prateado, disponível no catálogo da Disney Plus.
A origem do Surfista Prateado
O Surfista Prateado, logo nos seus primeiros três episódios, já mostra alguns dos principais motivos para assistir à série, pois é apresentada a origem do personagem, com muita influência dos quadrinhos originais de Jack Kirby, tanto na história, como no traço.
Esta série se passa na Terra-634962 e não na Terra-616, onde acontecem as principais histórias dos quadrinhos. Aqui, conhecemos Uatu, o Vigia, que traz uma explicação sobre o vilão Galactus e narra a história da série, então, conhecemos um homem chamado Norrin Radd, que vive um momento de esperança quando os impérios Kree e Skrull buscam um acordo de paz no mundo pacifista de Zenn-la.
Contudo, a paz dura pouco tempo. Quando o devorador de mundos, a força da natureza conhecida em todo o cosmos como Galactus, surge para se alimentar do planeta, o que causaria a destruição de tudo e todos. Então, o jovem Norrin Radd faz um acordo com a entidade para poupar o seu mundo e salvar a vida de sua amada, Shalla-Bal.
O acordo estipulava que Norrin Radd se tornasse o arauto de Galactus. O vilão, então, o transforma em um ser super poderoso que viajará pelo espaço cósmico com sua prancha, buscando planetas para que Galactus se alimente. E, assim, nasce o Surfista Prateado!
Este arco de origem é muito semelhante aos quadrinhos e é uma história bastante intrigante, visto que o personagem começa a questionar sua própria existência em momentos bastante reflexivos e divertidos, o que faz valer toda a experiência em assistir à série.
Universo cósmico da Marvel Comics
O Surfista Prateado faz parte de um grande escalão de personagens que fazem parte do universo cósmico da Marvel. Na série, vemos vários desses personagens aparecendo em determinados episódios. Claro que, aqui, alguns possuem características diferentes das que conhecemos nos quadrinhos, já que se trata de outra ‘Terra’.
Entre esses personagens, está o grande vilão da primeira saga da Marvel nos cinemas, o Titã Louco mais conhecido como Thanos, em sua versão mais maligna, estrategista e insana. Isso ainda no segundo episódio da série, onde mais questionamentos surgem para o Surfista Prateado, após travar uma divertida batalha com o vilão.
No decorrer da série vemos outros personagens conhecidos como o Drax e Nebula, personagens dos Guardiões da Galáxia, que ganham bons tempos de tela ao lado do Surfista. O Capitão Marvel e até o mesmo o Deus do Trovão, também aparecem em episódios interessantes.
O Surfista Prateado viaja pelos cosmos visitando inúmeros planetas, com isso, vemos várias espécies e culturas diferentes do Universo Marvel dos quadrinhos, como os já citados Kree e Skrulls, a Tropa Nova, os pequenos Trolls do planeta do Dr. Moreau e até mesmos os humanos, embora nenhum personagem conhecido apareça por lá.
No entanto, pelo fato de termos uma história tão rica em detalhes do universo cósmico da Marvel, já vale apena a experiência porque, aqui, é apresentado de forma divertida e interessante, mesmo com os efeitos ultrapassados.
O Surfista Prateado no UCM?
O desenvolvimento do Surfista Prateado na série animada traz bons questionamentos para o personagem, além de mostrar o quão interessante ele pode ser se ficar nas mãos de quem realmente conhece a Marvel para conduzir sua história.
A série explora muitas ideias que não são tão abertamente exploradas nos quadrinhos mais populares da Marvel e, até mesmo, nos filmes, já que ainda não temos uma grande saga que explore com riqueza de detalhes do universo cósmico, além de Guardiões da Galáxia.
No entanto, a série animada nos faz pensar no quão divertido poderia ser termos este personagem explorando os cantos das galáxias da Marvel, visto que isso faz parte da história do Surfista Prateado, seja como arauto de Galactus, ou quando em busca de sua identidade e razão pela sua existência.
O Surfista Prateado é um personagem extremamente profundo e pode ser um acréscimo positivo ao Universo Cinematográfico da Marvel, visto que ele pode expandir o Cosmos, como vemos na série.
Se você gosta de aventuras espaciais e super-heróis da Marvel com temas reflexivos e bastante divertidos, O Surfista Prateado é a série ideal para maratonar. Infelizmente, a série veio durante o período em que a Marvel estava quase falida, então possuí apenas 13 episódios disponíveis no catálogo da Disney Plus. Sua segunda temporada fora cancelada e os 8 episódios escritos, ficaram apenas no papel.
—
Você já assistiu a série animada O Surfista Prateado e gostaria de ver o personagem no futuro da Marvel Studios? Diz para nós nos comentários.