Todos amam o velho oeste certo? Foras da lei, caçadores de recompensas, xerifes e gangues. O faroeste (ou western) se popularizou bastante no cinema, mostrando esse distinto ponto da história americana em filmes dos anos 30 e 40. Desde então, se tornou um grande ícone cultural. Muitas desenvolvedoras e empresas de games mergulharam nessa febre com títulos muito interessantes e imersivos.
Hoje, separamos alguns jogos de velho oeste que julgamos que irá te agradar. Confira:
Gun
Gun é um clássico do Playstation 2. Desenvolvido pela Neversoft e distribuído pela Activision, é um grande épico do velho oeste onde entramos na pele de Colton White, um habilidoso pistoleiro que se vê numa perigosa caçada pela cidade perdida de Quivira no estado de Montana, tentando encontrá-la antes do maligno Thomas Magruder, um ex-major do exército confederado da Guerra Civil Americana. Gun é um jogo de tiro em terceira pessoa, tem um mundo aberto muito bem feito para exploração, cheio de missões e atividades secundárias para os jogadores. Sua história é um tanto previsível, mas é interessante e bem contada, referenciando vários clássicos de western.
Gun pode ser comprado na Steam.
Outlaws
Este é um enigmático título desenvolvido e publicado pela LucasArts nos anos 90. Outlaws segue a linha de FPS clássicos como Doom e Wolfestein 3D.
Com uma jogabilidade refinada, armas prazerosas de se usar, e um level-design de tirar o fôlego, Outlaws é uma carta de amor para os clássicos filmes de western da década de 50 e 60. Na história somos James Anderson, um ex-delegado aposentado que vive feliz com sua família em um rancho, até certo dia, quando chega em casa e encontra sua esposa assassinada e sua filha raptada por um bando de foras da lei.
Em busca de vingança e da filha, James tira poeira de suas pistolas e vai salvar a única família que lhe resta. O jogo consegue ter uma identidade única que muitos jogos do mesmo gênero falham em conquistar, que é exatamente esse sentimento do spaghetti western. Infelizmente não vendeu muito bem na época que foi lançado, mas hoje em dia é considerado um clássico cult.
Outlaws pode ser comprado na Steam.
Call of Juarez: Bound in Blood
Mais um FPS na lista, este, porém, é mais recente e acessível. Call of Juarez já havia impressionado o mundo dos games em 2007 com seu primeiro jogo, contando a história de Ray McCall e Billy Candle, personagens distintos que se veem num jogo de gato e rato, pois Ray acredita que Billy matou o seu irmão, Thomas, o caçando do Texas até o México. Enquanto isso, Billy tenta provar sua inocência.
Bound in Blood conta o passado de Ray e Thomas, dois desertores do exército confederado durante a Guerra Civil Americana que se tornam foras da lei e buscam pelo ouro perdido de Juarez. Este é um ótimo jogo, com um tiroteio satisfatório, uma história decente e personagens bem escritos — sem dúvidas merece o amor que tem. Durante as fases podemos escolher entre jogar com Rey ou Thomas, cada um deles conta com habilidades distintas, vantagens e desvantagens. Certas vezes, ambos podem pegar caminhos diferentes, aumentando o fator replay.
Call of Juarez: Bound in Blood pode ser comprado na Steam aqui.
Red Dead Redemption
Red Dead Redemption é um dos maiores clássicos já feitos, esta joia da Rockstar Games é um sucessor espiritual de Red Dead Revolver, do Playstation 2. Muitas vezes comparado com GTA pelo seu mundo aberto impressionante e vivo, tiro em terceira pessoa de tirar o fôlego e, é claro, o sentimento de estar em um filme clássico do velho oeste, fizeram deste um aclamado título da geração retrasada.
No jogo controlamos John Marston, um ex-fora da lei que é chantageado pelo governo, tendo que caçar seus antigos parceiros de crime da Gangue Van Der Linde para manter sua família a salvo. Red Dead Redemption não decepciona em quase nenhum quesito, se tornou amado por jogadores de todo mundo, mas as ambições da Rockstar eram maiores que este jogo, e por essa razão não está em primeiro nesta lista.
Red Dead Redemption esta disponível para Playstation 3 e Xbox 360 em suas respectivas lojas virtuais.
Red Dead Redemption 2
Em primeiro lugar temos um dos jogos mais bem elogiados de todos os tempos, Red Dead Redemption 2 é um daqueles jogos que dispensam comentários. A sua amplitude gigantesca é de deixar qualquer gamer alucinado, não medindo esforços nos mínimos detalhes para desenvolver a experiência suprema do velho oeste.
Se passando antes dos eventos do primeiro jogo, Red Dead Redemption 2 nos coloca na pele de Arthur Morgan, um leal e fiel membro da Gangue Van Der Linde. O jogo mostra a ascensão e a queda do bando, desenvolvendo mais ainda personagens como Dutch (antagonista do jogo anterior), e expandindo a psique de John Marston para o homem que ele um dia se tornaria. Este é um pedaço de arte que deveria ser apreciado e experimentado por qualquer um, o título nos mostra que jogos são mais que uma mera experiência interativa.
Red Dead Redemption 2 pode ser comprado para PC na Steam.
—
Mas, e você? O que achou da lista, acredita que algum jogo ficou de fora? Comente abaixo.