Quentin Tarantino é atualmente uma das maiores figuras do cinema, criando uma forma de arte divertida, metalinguística e coesa de se acompanhar. Porém, há quase vinte anos atrás, a história era completamente diferente. Tarantino, como qualquer outro diretor de Hollywood, lutou para conseguir achar um lugar na sétima arte. Mas, logo em seu filme de estreia, Cães de Aluguel, o mesmo já provava o quão a frente de seu tempo ele estava.
A princípio, com uma proposta simplória, mas interessante, o filme serve como um playground para o diretor testar suas diferentes formas de imergir o espectador nas situações imprevisíveis e bem escritas de seu roteiro. Bem como contando uma ótima história no processo.
O assalto

Muito por conta do baixo orçamento do longa, a história se sustenta no ótimo roteiro, atuações, personagens, e o mistério envolta da trama principal.
Trama esse que segue os seis criminosos que compõem o elenco principal; Mr. White, Mr. Orange, Mr. Pink, Mr. Blue, Mr. Brown,e Mr. Blonde, guiados pelo chefão do crime Joe Cabot e seu filho Nice Guy Eddie. Todos contratados para assaltarem uma loja que estaria guardando diamantes raros, mas algo dá errado, e a polícia ataca o grupo, que se dispersa.
Apenas Orange, White, Pink e Blonde se encontram no armazém do ponto de encontro, sendo que Orange foi baleado durante a fuga.
Dessa forma, o grupo se vê sem apoio, sem saber o que aconteceu, e se questionando se algum deles é um traidor que entregou o assalto. Não demora muito até que as coisas comecem a esquentar, e balas comecem a voar.
Assim, Cães de Aluguel segue como uma história de um assalto que deu errado, e não a história do assalto.
É uma história sobre os rescaldos, as consequências, o sangue e a destruição deixada para trás, e somos levados a tentar nos situar no meio desse caos ao lado dos personagens.
E, aliás, falando em caos, o filme é ótimo em atordoar o espectador e o colocar nos pés do personagem. Após a cena inicial, do grupo conversando em um restaurante e se preparando para o assalto, já pulamos para Orange e White em um carro, com Orange baleado no banco de trás chorando em desespero.
A técnica de Tarantino

Conforme o filme avança, acompanhamos o planejamento, as origens e os lampejos dos dias anteriores ao assalto.
Assim, passamos a criar laços com os personagens muito bem atuados e escritos, que se sustentam na técnica daqueles que os interpretam. Nunca, jamais, o filme mostra o assalto.
Isso faz o espectador se questionar sobre quem está falando a verdade ou a mentira, aumentando o clima de suspense, sufoco e medo que a história transmite.
Tarantino reconhece o baixo orçamento do filme, e opta por uma direção mais nua e crua, que é alimentada pelos cenários sujos e as ruas vazias de Los Angeles. Além de é claro, o armazém onde boa parte do filme acontece.
Os enquadramentos são propositalmente teatrais, apertados, e sentimos a ansiosidade transmitida pelas atuações sublimes do elenco.
Em outras palavras, este é um filme sobre ótimos atores entregando um ótimo trabalho. Desse modo, a grande maioria dos atores entregam o esperado, mas há alguns que se destacam; Tim Roth como Mr. Orange, Michael Medsen como Mr. Blonde, e finalmente, Steve Buscemi como Mr. Pink.
O roteiro navega, de forma natural e orgânica, pelas conversas entre os personagens. Os diálogos são transmitidos de forma tão creditável, que o espectador se sente quase como um sétimo membro da equipe, se envolvendo, e invadindo o ambiente já conturbado dos personagens.
Esta naturalidade é algo assombroso, visto que muitos dos personagens são homofóbicos, racistas, xenofóbicos, e no geral, pessoas horríveis. Analogamente, é necessário elogiar a ótima trilha sonora do filme, com músicas dos anos 60 e 70 muito bem selecionadas, que ajudam a alimentar este estilo mais pulp da história. Sendo que a música Stuck in the Middle With You se tornou um clássico da biblioteca dos filmes de Tarantino por conta deste filme.
Veredito
No fim, este é um clássico de Quentin Tarantino. Cães de Aluguel é a base da escola de direção e roteiro que Tarantino usaria por tantos anos. Privando o espectador de um filme de ação genérico, o longa segue como uma aula de roteiro, de desenvolvimento de personagem, e de um drama policial reminiscente de clássicos das décadas passadas.
Você pode assistir ao filme completo no Star+ ou Prime Video.





