Foundryside: Às Margens da Fundição, do autor estadunidense Robert Jackson Bennett, é uma grata surpresa para os fãs de fantasia.
O principal ponto da obra é nos mostrar como a magia pode ser usada com um conceito totalmente diferente do que conhecemos. Além disso, o livro mescla elementos cyberpunk com worldbuiding de aspectos fantásticos.
Na trama, conhecemos Sancia Grado, uma ladra com habilidades únicas que a tornam ótima no que faz. Porém, sem saber, Sancia é contratada para roubar um artefato poderoso capaz de alterar a realidade das coisas, procurado por pessoas igualmente poderosas.
Agora Sancia, em posse do artefato, precisa se unir a pessoas improváveis para sobreviver e salvar o mundo do colapso.
A história é contada passando por diversos personagens muito interessantes, mas a protagonista é quem prende a atenção do leitor. Ela possui capacidades especiais por ser uma humana inscrita.
As inscrições no livro são o que tornam as coisas mágicas. Assim, o autor mescla magia e tecnologia para criar objetos poderosos e personagens com super poderes.
O aspecto tecnológico, ajuda a tornar essa realidade fantástica mais próxima do cyberpunk. No entanto, essa característica se dá principalmente pelo mundo regido por grandes casas comerciais, que remetem às corporações de obras como Blade Runner e Neuromancer.
Com isso, o autor consegue realizar críticas sobre o capitalismo e consumismo, o que torna a história bastante reflexiva em certos pontos.
O livro apresenta uma história bastante empolgante no decorrer de suas 635 páginas, com a escrita bastante detalhada de Bennett, que consegue captar detalhes, cores e diferentes formatos através do texto. Além disso, o rumo em que as coisas tomam, causam uma deliciosa quebra de expectativa, embora em alguns momentos de transição da trama, a escrita fique um pouco maçante. Contudo, isso não tira os méritos da obra.
Foundryside: Às Margens da Fundição, é um excelente livro de fantasia, repleto de reviravoltas e ação, além de ser uma história caótica com um início de um belo romance. Uma ótima história para quem procura algo realmente diferente.
A edição da Editora Morro Branco, possui capa dura e acabamentos meticulosos que tornam esta uma obra que realmente vale a pena ter na estante.