Locklands: Os Abismos Esquecidos, concluí a Trilogia dos Fundadores de Robert Jackson Bennett.
A trilogia, iniciada em Foundryside: Às Margens da Fundição, é considerada por muitos uma das melhores fantasias modernas. Mas será que a conclusão faz jus a esse título?
Locklands: Os Abismos Esquecidos e o final de uma trilogia perfeita
Após os eventos de Shorefall: A Noite do Caos, Sância e seus amigos, aprenderam a viver em um novo mundo contra a opressão de Tevanne, a cidade viva. Além disso, uma nova sociedade é criada a partir da evolução da inscrição.
Agora, Sância, seu fiel amigo Clave e Berenice, ao lado dos demais heróis sobreviventes da Noite Shorefall, precisam aprender um jeito de deter os avanços de Tevanne e salvar o mundo.
Diferentemente dos outros volumes, Locklands: Os Abismos Esquecidos, engloba uma aventura muito mais épica e catastrófica. Antes apenas uma “zona” era ameaçada pelos perigos das inscrições e os vilões deste mundo; agora, toda a realidade está sendo ameaçada.
Contudo, Robert Jackson Bennett, consegue moldar a história envolvendo apenas o núcleo protagonista e tornar todo o caos pré-apocalíptico em uma história sobre família. “Família” é a palavra e o termo correto para explicar sobre o que se trata o terceiro volume da trilogia. Partindo de elementos comuns, o autor explora aventuras épicas e pertinentes. Além disso, o livro explora conceitos interessantes que vão ainda além do que se propõe. Como, por exemplo, os questionamentos sobre a realidade e o que torna a existência tão encantadora.
A escrita de Jackson nos facilita muito a entrarmos neste mundo, uma vez que se trata de uma história com conceitos ainda não abordados em outras obras, e a fluidez da escrita, que converge entre o humor, drama e ação, são pontos-chave para a qualidade da obra. Também é importante salientar como os personagens e a escrita conseguem ser inclusivos com uma representatividade real. Diferentemente de outras obras, onde a representatividade é supérflua, em Locklands é bem trabalhada e muito bem colocada.
E claro, a ótima sacada de utilizar a linguagem neutra para definir personagens que não possuem gênero.
Conclusão
Locklands: Os Abismos Esquecidos é uma obra incrível que conclui uma trilogia incrível. É, provavelmente, uma das melhores e mais originais histórias de fantasia dos últimos anos, e realmente merece mais conhecimento.
A Editora Morro Branco entregou uma edição lindíssima neste terceiro volume que, assim como os volumes anteriores, possui capa dura e conta com uma excelente tradução, que não deixa nada a desejar.
A Avaliação
Toda grande obra chega ao fim, e a Trilogia dos Fundadores se encerra beirando a perfeição.
Detalhes da avaliação;
-
Nota